Adolescente - CPAD
Vivendo para a Glória de Deus
EBD – Adolescentes – EDIÇÃO: 51 – 4º Trimestre – Ano: 2021 – Editora: CPAD
LIÇÃO – 13 – 26 de dezembro de 2021
TEXTO BÍBLICO
I Coríntios 10.31,32
DESTAQUE
“Portanto, quando vocês comem, ou bebem, ou fazem qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus” (I Co 10.31).
LEITURA DEVOCIONAL
Segunda-feira – I Co 10.31
Terça-feira – Is 40.5
Quarta-feira – Jo17.4
Quinta-feira – Ef 4.29
Sexta-feira – Mt 7.16-20
Sábado – I Co 10.23
Domingo – Tg 3.6
I. VIVENDO A LIBERDADE CRISTÃ PARA A GLÓRIA DE DEUS
O apóstolo Paulo, escrevendo aos coríntios, ensina aos irmãos – e a nós – uma importante lição: quer no comer, quer no beber, e em tudo que fizermos, nosso alvo deve ser a glória de Deus. Como crentes, nosso propósito neste mundo é agradar ao Pai Celeste e glorificar seu nome. O Senhor Jesus Cristo nos libertou do jugo do pecado. Hoje, somos livres, mas em nossa liberdade não podemos ofender a ninguém, isto é, “nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus” (l Co 10.32). A Palavra de Deus nos ensina que todas as coisas nos são lícitas, mas nem todas convém (I Co 6.12). Você é livre, mas saiba que suas atitudes terão consequências. É preciso pensar antes de agir e de falar para não entristecer nossos irmãos. Se amamos a Jesus, precisamos demonstrar este amor em nossa maneira de falar e agir. É necessário que o amor seja visto em nossas atitudes. Você deseja glorificar a Deus com o seu modo de falar e agir?
II. GLORIFICANDO A DEUS COM NOSSAS PALAVRAS
De todos os seres criados pelo Todo-Poderoso, o ser humano é o único que possui um aparelho fonador. Logo, podemos afirmar que a fala é um dom divino que nos distingue. £ algo realmente especial que pode ser usado, tanto para o bem como para o mal. Tiago compara a língua a um fogo devastador (Tg 3.6). Pois uma pequena fagulha pode queimar e destruir uma floresta inteira. Ele ainda afirma que “nenhum homem pode domar a língua” (Tg 3.8). Com a nossa língua podemos bendizer a Deus e maldizer o próximo. Ter o controle da língua não é fácil, mas também não é impossível para o crente. Quem consegue controlar a língua, controla todo o seu ser e pode viver para a glória de Deus.
Você sabia que a nossa maneira de falar nos identifica? Sim, a nossa fala acaba revelando o nosso verdadeiro “eu”, pois a boca fala do que o coração está cheio (Mt 12.34). É do coração, ou seja, do íntimo do ser humano, que procedem os males. Certa vez, Pedro foi identificado como alguém que esteve com Jesus somente pelo seu linguajar (Mt 26.73). Sua fala evidencia que você é um cristão? Deus é glorificado por intermédio de suas palavras? Nossa linguagem deve ser saudável e irrepreensível: “Use palavras certas, para que ninguém possa criticá-lo e para que os inimigos fiquem envergonhados por não terem nada de mau a dizer a nosso respeito” (Tt 2.8).
Muito se falou a respeito do poder das palavras e não faltou heresias. Sabemos que nossas palavras não têm poder em si mesmas. Mesmo assim, não podemos sair por aí falando o que nos vem à cabeça, pois nossas palavras afetam o nosso próximo de forma positiva ou negativa. Jesus ensinou que, no Dia do Juízo, todos terão que dar conta diante de Deus por suas palavras (Mt 12.36). Então, pense bem antes de falar! Quer aprender a guardar sua língua do mal e glorificar o nome do Senhor? Então leia e estude o livro de Provérbios, pois nele podemos encontrar ensinamentos preciosos a respeito do uso da língua. Um destes ensinos é a respeito do ser moderado no falar (Pv 21.23).
Você fala demais? Então, tome cuidado! Quem fala em demasia prejudica o outro e a si próprio (Pv 13.3). Vários Provérbios tratam a respeito da língua mentirosa e da calúnia (Pv 6.17). A difamação, em especial nos blogs e nas redes sociais, tem feito muitas vítimas. A calunia é devastadora e consegue separar até os amigos mais íntimos (Pv 16.28). O Diabo é o pai da mentira (Jo 8.44) e toda mentira e engano procedem dele. Muitos usam sua língua para fazer fofoca, caluniaras outros ou distorce r a verdade. Saiba que Deus abomina a língua mentirosa (Pv 6.17).
RECAPITULANDO
A vida é curta, e é por isso que precisamos viver de modo sábio, glorificando a Deus com nossas palavras e atitudes. Que você possa viver todas as fases da sua vida em comunhão com Deus e sempre desejoso de agradá-lo em tudo. Faça a diferença em nossa sociedade, vivendo única e exclusivamente para a glória do Senhor.
Postado por: Pr. Ademilson Braga
Fonte: Editora CPAD