Connect with us

Adolescente - CPAD

Usando a sutileza a favor de meu povo

Publicado

em

EBD – Adolescentes – EDIÇÃO: 28 -3º Trimestre – Ano: 2021 – Editora: CPAD

LIÇÃO – 03 – 18 de julho de 2021

TEXTO BÍBLICO

Êxodo 2.1-10

DESTAQUE

Então a irmã da criança perguntou à princesa: — Quer que eu vá chamar uma mulher israelita para amamentar e criar esta criança para a senhora?” (Êx 2.7).

LEITURA DEVOCIONAL

Segunda-feira – Êx 1.17

Terça-feira – Êx 1.12

Quarta-feira – Êx 2.4

Quinta-feira – Êx 2.7

Sexta-feira – Êx 2.10

Sábado – Êx 15.20

Domingo – Êx 15.21

I. LANÇADO NO RIO

Naqueles dias, o rei do Egito ficou grandemente indignado com o crescimento rápido dos hebreus nas terras do Egito. O povo de Deus agora servia aos egípcios como escravos de forma muito dura (Êx 1.12,14). Assim, por nascer muitas crianças hebreias, Faraó ordenou que as parteiras livrassem as meninas, mas que matassem os meninos. Porém, as parteiras temeram a Deus e não fizeram como Faraó ordenou, antes conservaram os meninos em vida. Vendo que não conseguia destruir os meninos que nasciam, Faraó deu ordem para que os lançassem no rio, porém, as meninas deveriam ser guardadas em vida.

Mais uma vez tal ordem foi desobedecida, e Deus honrou as parteiras por esse feito e abençoou suas vidas. Deus havia feito uma promessa a Abraão, de que sua semente se multiplicaria sobre a terra (Gn 17.5,6). O Senhor cumpre todas as promessas que faz a seus servos. Faraó estava sendo usado pelo Inimigo para destruir o povo de Israel, mas Deus sempre usa seus meios a fim de livrar o seu povo.

II. VOU FICAR VIGIANDO

Naqueles dias, uma mulher hebreia por nome de Joquebede, tornou a engravidar de Anrão, da tribo de Levi, e lhe nasceu um menino. Sua mãe vendo que o bebé era bonito e sadio, o escondeu por três meses. Quando não o podiam mais esconder, Joquebede preparou uma pequena “arca” (ou cesto), vedou-a para que não entrasse água, e a colocou para ser levada pelas águas do rio (Êx 2.3). A Bíblia diz que a “irmã do menino ficou de longe, observando para ver o que aconteceria” (Êx 2.4). A “irmã” aqui apresentada é a personagem principal da nossa lição.

Neste texto de Êxodo 2, não sabemos o seu nome, que só será citado após a travessia do Mar Vermelho. Mas de acordo com a história bíblica, sabemos que o nome da nossa protagonista é Miriã, e Deus usou a sua sutileza como estratégia para libertar o seu povo do Egito. A pequena Miriã sabia que seu irmão não podia morrer, pois Deus faria grandes coisas através da vida daquela criança. Miriã, sendo ainda uma adolescente, acreditou num futuro melhor para seu irmãozinho e, por isso, não descuidou de sua vida. Ainda hoje, Deus usa meninas corajosas,’ como usou Miriã. Queridos adolescentes, vocês também são parte da estratégia de Deus para libertar essa geração dos males desse mundo.

III. A FILHA DE FARAÓ

A filha de Faraó estava naquele momento se lavando, e suas donzelas passeavam às margens do rio, quando avistou a arca no meio dos juncos (Êx 2.5). Juncos são plantas que crescem em lugares úmidos formando uma vegetação sobre as águas. Uma das donzelas imediatamente pegou aquela arca e levou à sua senhora (Êx 2.5,6). Na mesma hora, a pequena Miriã se apresentou à filha de Faraó, e perguntou se queria que chamasse uma das hebreias para criar o menino e a princesa ordenou que sim (Ex 2.7). Neste momento, Miriã foi estrategista, visto que a princesa queria o menino para si. Sendo ainda um bebé, a criança necessitava de cuidados. Foi aí, então, que Miriã chamou a própria mãe do menino para criá-lo (Êx 2.8).

IV. CUIDAREMOS DO MENINO

Quando o Senhor tem um projeto a realizar com o seu povo, Ele prepara tudo. O Senhor livrou aquela criança de ser morta no parto, uma vez que sua mãe o escondeu por três meses. Depois o livrou dos perigos do rio e cuidou para que a filha de Faraó o tomasse como seu próprio filho, e ainda permitiu que Moisés fosse criado por Joquebede, sua própria mãe: “Aia princesa lhe disse: — Leve este menino e o crie para mim, que eu pagarei pelo seu trabalho. A mulher levou o menino e o criou” (Ex 2.9).

Assim, Moisés foi criado por sua família. Miriã era temente a Deus e aos costumes dos hebreus, do mesmo modo que era obediente aos seus pais. Miriã sabia da importância da criação de Moisés junto à sua família, sobretudo pelo carinho, e também por causa dos costumes, sendo fiel ao Deus de seus pais. Quando o menino cresceu foi levado ao palácio afim de ser adotado pela filha de Faraó. Ela é quem lhe deu o nome de Moisés, que significa: “eu o tirei da água” (Êx 2.10).

CONCLUSÃO

A mãe de Miriã deve ter ficado muito orgulhosa, visto que sua filha salvou Moisés da morte e ainda conseguiu que o menino fosse criado pela sua família. Miriã, usada por Deus, cuidou e salvou a vida do maior líder que Israel viria a ter. A sutileza dessa jovem nos prova que Deus usa seus filhos a qualquer tempo, independentemente de conhecimento ou idade. Ele usa a todos quantos desejam ser usados.

Postado por: Pr. Ademilson Braga

Fonte: Editora CPAD

Compartilhe!
Clique aqui para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos

Copyright © Seara de Cristo - Todos os direitos reservados