Adultos - Betel
Uma atitude de fé
EDIÇÃO: 81 – 3º Trimestre – Ano: 2021 – Editora: BETEL
LIÇÃO – 03 – 18 de julho de 2021
TEXTO ÁUREO
“Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam.” Hb 11.6
VERDADE APLICADA
O resultado da fé que conduz a atitudes de perseverança e obediência a Deus vai além do que pedimos ou pensamos.
TEXTOS DE REFERÊNCIA
Marcos – 5. 25-30
25- E certa mulher, que havia doze anos tinha um fluxo de sangue,
26- E que havia padecido muito com muitos médicos, e despendido tudo quanto tinha, nada lhe aproveitando isso, antes indo a pior,
27- Ouvindo falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou no seu vestido.
28- Porque dizia: Se tão-somente tocar nos seus vestidos, sararei.
29- E logo se lhe secou a fonte do seu sangue, e sentiu no seu corpo estar já curada daquele mal.
30- E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai em paz e sê curada deste teu mal.
LEITURAS COMPLEMENTARES
Segunda-feira – Lv 15.25-30
A mulher e o cerimonial no Antigo Testamento
Terça-feira – Mt 9.20-22
A cura da mulher do fluxo de sangue.
Quarta-feira – Mc 5.25-34
O poder transformador de Jesus.
Quinta-feira – Lc 8.46
A virtude de Jesus para curar.
Sexta-feira – Hb 11.1
Fé, o firme fundamento.
Sábado – Hb 11.6
Sem fé é impossível agradar a Deus.
INTRODUÇÃO
O que fazer quando as esperanças se acabam? Durante doze anos, essa mulher padecia de um fluxo de sangue, uma hemorragia contínua, que debilitava sua vida, consumia seus bens e lhe roubava a paz (Mc 5.25).
I – A CONDIÇÃO HUMANA
Uma das mais conhecidas passagens bíblicas do Novo Testamento, a história da mulher que tinha um fluxo de sangue é um exemplo da condição de muitas pessoas hoje (Mt 9.20-22; Mc 5.25-34; Lc 8.43-48).
1. Uma dificuldade a ser tratada. Enquanto Jesus caminhava em direção à casa de Jairo (Lc 8.40-42), príncipe da sinagoga, somos apresentados à história de uma mulher que sofria de uma doença incurável. Seu nome e idade não são revelados, somente o mal que lhe afligia e o tempo que padecia por causa dessa enfermidade: doze anos de uma hemorragia contínua. Quantos hoje, no meio da multidão, assim como aquela mulher, têm uma dificuldade a ser tratada, um problema a ser resolvido? Quantos assolados e preocupados estão à nossa volta, sem saber o que fazer?
2. Resolvendo os problemas por conta própria. A Bíblia nos diz que essa mulher havia recorrido a muitos médicos. Lucas, o médico, escreve que ela gastou todas as suas economias e não obteve a cura (Lc 8.43). Marcos comenta ainda que ela piorou (Mc 5.26). Quando enfrentamos uma situação difícil, e não encontramos rapidamente a solução, é comum ficarmos desesperados. Há vários exemplos bíblicos de pessoas que agiram precipitadamente, tentando resolver a situação por conta própria (Abraão e Sara, Jacó, Saul, entre outros). Sem a direção de Deus, o homem age impulsivamente.
3. Cerimonialmente impura. Um dos vários problemas que essa mulher enfrentou por causa da doença era de âmbito religioso. Seu sangramento contínuo a tornava cerimonialmente impura (Lv 15.25-30). Ela não podia ter contato com outras pessoas. Não podia sequer cumprimentar alguém (Lv 16.27). Durante doze anos, essa mulher foi rejeitada pela religião, impossibilitada de participar do culto. Quantos hoje estão enfermos no corpo e na alma? Quantos estão cheios de angústias e sofrimentos e pensam que não podem mais se aproximar de Deus, que Ele se esqueceu deles?
II –OS EFEITOS DA FÉ
A mulher que tinha um fluxo de sangue não se deu por vencida. Apesar das adversidades, ela reuniu forças para encarar os preconceitos, vencer a multidão e chegar ao seu alvo: tocar nas vestes de Jesus (Mc 5.28).
1. Vencer os preconceitos. Por causa da sua situação de impureza, aquela mulher vivia às margens da sociedade judaica. A enfermidade a prejudicava em todos os aspectos de sua vida. Ela não poderia estar no meio daquela multidão. Por esse motivo ela vem por trás (Mt 9.20). Sua atitude de tocar na orla das vestes de Jesus foi uma mescla de fé, sabedoria e coragem (Mc 5.27-28). Para se aproximar de Jesus, é preciso ter fé, pois ela nos ajuda a vencer as barreiras. Muitas vezes são dificuldades impostas pelos homens ou pelas circunstâncias da vida, mas não por Ele, pois Deus não faz acepção de pessoas (At 10.34). Sua vontade é que o homem se aproxime dEle.
2. Vencer a multidão. Por onde Jesus passava, as multidões rogavam-lhe que os deixasse tocar ao menos na orla da Sua roupa; e todos os que lhe tocavam saravam (Mc 3.10; 6.56). Esse tipo de acontecimento se espalhou. Ao levantar-se e tomar a decisão de ir até Jesus, a mulher do fluxo de sangue creu que precisava apenas tocar nas vestes de Jesus para ser curada (Mc 5.28). A fé dessa mulher foi ativada ao ouvir os testemunhos milagrosos e as diversas maneiras com as quais essas pessoas eram curadas (Mc 3.10; 6.56). Independentemente das restrições e obstáculos, ela foi até Jesus. Não foi fácil, mas a multidão não pôde impedir a sua atitude de fé nEle.
3. Um toque especial. Sua impureza não impediu seu alvo; sua falta de dinheiro não foi obstáculo; sua debilidade não lhe roubou a fé. Apesar de todas essas barreiras, essa mulher foi até Jesus, sem se importar com mais nada. Além de vencer os preconceitos e a multidão, ela precisava vencer mais um desafio: tocar em Jesus. Esta é uma realidade bastante frequente nos dias de hoje.
Muitos começam bem a caminhada, mas não terminam. Estabelecem metas e propósitos, porém desistem facilmente, ou, às vezes, muito próximo de alcançar a bênção. Tocar em Jesus era o último passo do seu percurso, mas o seu principal objetivo naquele dia. Ao tocar na orla das vestes de Jesus, algo poderoso aconteceu: saiu virtude do Mestre e foi imediatamente curada da enfermidade que lhe afligia há doze anos (Mc 5.30; Lc 8.46).
III –DESFRUTANDO OS BENEFÍCIOS DA FÉ
É pela fé que lidamos com o que não podemos ver (Hb 11.1). Ela é o alicerce sólido da vida do cristão. A Palavra de Deus nos afirma que sem fé é impossível agradar a Deus (Hb 11.6). Neste tópico, veremos os benefícios que essa mulher desfrutou por causa da sua atitude de fé (Lc 8.48).
1. Experimentar do poder de Deus. Por causa do seu toque especial no vestido de Jesus, dEle saiu virtude e ela foi curada. O texto bíblico de Levítico 15.19, 26-27 nos ensina que se uma pessoa imunda tocasse em outra, a pessoa tocada se tornaria imunda. É maravilhoso como o toque dessa mulher nos revela quem é Jesus. Nosso Mestre é tão puro que, em vez de sujar-se com o toque da impureza, Ele purifica o que está sujo ao ser tocado. Em vez de contaminá-Lo, a doença foi imediatamente embora (Lc 8.44). A fé proporciona ao homem experimentar o poder de Deus, que está disponível a todos os que creem.
2. Reconhecimento público da fé. Durante doze anos, aquela mulher esteve oculta de todos. Agora, ao sair de Jesus virtude, Ele, que estava sendo apertado e oprimido pela multidão (Lc 8.45), busca saber quem o tocou. A pergunta de Jesus (“Quem é que me tocou?”) deu oportunidade para que a mulher testemunhasse do favor de Deus. Jesus já sabia quem O tocara, mas expôs a mulher diante de todos para reintegrá-la à vida e à comunhão social e religiosa do seu povo. Seu objetivo não era constrangê-la. Ao ouvir o depoimento da mulher, o Mestre fez um elogio público da sua fé ao lhe dizer: “Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou; vai em paz” (Lc 8.48). Sua cura não aconteceu por um passe de mágica, mas, sim, porque creu nEle e Seu poder se manifestou.
3. Certeza de salvação e paz. Tocar em Jesus pela fé resulta em receber bênçãos (Lc 8.48). Confessar publicamente a fé em Jesus Cristo resulta em ser fortalecido na certeza da salvação (Jo 1.12). Quando tocamos em Jesus pela fé, recebemos a Sua paz. Aquela mulher, outrora atribulada e assolada por causa de uma enfermidade, recebeu do Mestre muito mais do que uma cura. Através da fé, ela teve sua autoestima renovada e desfrutou das benesses da salvação e da paz. Ainda hoje, muitos procuram solução para os seus conflitos espirituais no dinheiro, nas “boas ações”, na obediência a ritos religiosos, entre outros, em vez de unicamente confiar em Cristo. Somente Jesus pode proporcionar ao homem a salvação e a paz (At 16.31; Fp 4.7).
CONCLUSÃO
Tocar em Jesus trouxe nova vida para essa mulher em todos os aspectos. A restauração foi instantânea. No mesmo instante, a hemorragia estancou-se completamente. A saúde, o vigor e a paz que não teve em doze anos, em segundos, com apenas um toque de fé, ela alcançou.
Postado por: Pr. Ademilson Braga
Fonte: Editora Betel