Adolescente - CPAD
Samuel: juiz, profeta e sacerdote
EBD – Adolescentes – EDIÇÃO: 122 – 2º Trimestre – Ano: 2023 – Editora: CPAD
LIÇÃO – 06 – 07 de maio de 2023
TEXTO BÍBLICO
I Samuel 3.1-10
DESTAQUE
E Samuel cresceu. O SENHOR estava com ele e fazia tudo o que Samuel dizia que ia acontecer. I Samuel 3.19
LEITURA DEVOCIONAL
Segunda-feira – I Sm 1.20-24
Terça-feira – I Sm 2.18-21
Quarta-feira – I Sm 3.21
Quinta-feira – Hb 11.32-34
Sexta-feira – I Sm 10.1
Sábado – I Sm 16.12,13
I. O SACERDÓCIO DE ELI
1- A liderança de El. A Bíblia relata que Eli era sacerdote na cidade de Siló, juntamente com seus filhos Hofni e Finéias (I Sm 1.3). Os filhos de Eli foram descritos como “filhos de Belial” (I Sm 2.12, ARC), uma expressão utilizada para designar pessoas de mau caráter ou corrompidas e que desobedeciam aos mandamentos de Deus. Eles eram chamados assim porque cometiam graves pecados (I Sm 2.17).
2- O encontro de Eli com Ana. No exercício do sacerdócio, Eli conhecia muitas famílias. Na época das festas, diversas famílias saiam de suas casas para ir até Siló, local onde estava o Tabernáculo, a fim de celebrar e oferecer suas ofertas ao Senhor. Seguindo essa tradição a família de Elcana e Ana faziam o mesmo (I Sm 1.3). Elcana era casado com Ana. Porém, ela era estéril.
Seguindo o costume da época, ele casou-se novamente com Penina, que se tornou sua segunda esposa. Penina teve alguns filhos. Ela desprezava Ana, por ser estéril (I Sm 1.2,6). A condição de saúde de Ana e seu contexto familiar lhe deixavam muito triste (I Sm 1.7). Um dia Ana foi ao Tabernáculo, em Siló, e orou a Deus.
Ela apresentou sua dor ao Senhor e lhe pediu um filho (I Sm 1.10). Eli observou a situação e achou que Ana estivesse embriagada (I Sm 1.13). O sacerdote chamou a atenção de Ana, mas ela explicou tudo e Eli a abençoou e rogou que Deus concedesse o pedido dela (I Sm 1.14-17). Em sua oração, Ana fez um voto ao Senhor. Ela prometeu dedicar o seu filho ao Senhor e nunca cortar o cabelo dele (I Sm 1.11).
De fato, Deus respondeu à oração de Ana e deu-lhe um filho. O menino recebeu o nome de Samuel (I Sm 1.20). Por fim, Ana cumpriu o seu voto, após desmamar o menino, o dedicou ao Senhor e o entregou para servir no Tabernáculo e ser criado pelo sacerdote Eli (I Sm 1.26-28).
II. O CHAMADO DE SAMUEL
Samuel cresceu em Siló, como ajudante do sacerdote Eli (I Sm 2.11). Com o passar dos anos, Samuel ganhou o respeito do povo, por causa da sua postura e compromisso com Deus (I Sm 2.26). Ele viu os filhos de Eli dando um péssimo exemplo no serviço sacerdotal: desrespeitando as ofertas entregues no altar (I Sm 2.12-17) e se deitando com as mulheres que trabalhavam à porta da Tenda Sagrada (I Sm 2.22- 25).
Entretanto, Samuel não cometeu os mesmos erros de Hofni e Finéias. Uma noite Deus chamou a Samuel. Todavia, o jovem não conhecia a voz do Senhor, pois Deus ainda não tinha falado com ele (I Sm 3.3,4). Assim, Samuel foi até Eli, achando que o velho sacerdote o chamara. Essa situação se repetiu três vezes, até que Eli entendeu que era Deus quem queria falar com Samuel. Eli orientou o jovem a responder: “[…] Fala, ó SENHOR, pois o teu servo está escutando” (I Sm 3.9).
Samuel agiu conforme a orientação de Eli (I Sm 3.10). E o Senhor falou com ele. Naquela noite, Samuel recebeu uma mensagem profética pela primeira vez na vida. Deus anunciou a ele uma profecia contra Eli, seu mentor, e contra a família dele (I Sm 3.11-14). Na manhã seguinte, Eli exigiu que Samuel contasse tudo o que o Senhor tinha anunciado. E, assim, Samuel anunciou para o sacerdote que o juízo de Deus viria sobre ele e sua casa (I Sm 3.15-18).
III. O MINISTÉRIO DE SAMUEL
Samuel exerceu 3 ministérios diferentes. Ele foi sacerdote, profeta e juiz.
1- O sacerdote. No momento em que a nação estava espiritualmente depravada e o sacerdócio em Siló estava corrompido, devido à atuação dos filhos Eli, Samuel atuou na função sacerdotal de forma eficaz. Samuel era temente a Deus e por isso ganhou o respeito de toda a nação.
2- O profeta. A Bíblia também relata que as profecias anunciadas por Samuel eram verdadeiras, pois se cumpriam (I Sm 3.19). Deus aparecia continuamente a Samuel em Siló e seu ministério profético foi confirmado publicamente (I Sm 3.20,21). Samuel preocupou-se em reunir um grupo de homens para ensinar a Lei do Senhor e instruí-los quanto aos mandamentos de Deus.
O ajuntamento de profetas é citado algumas vezes na Bíblia: I Samuel 10.5,10,12. Muitos anos depois da morte de Samuel, na época dos profetas Elias e Eliseu, o ajuntamento dos profetas ainda existia, pois é mencionado em I Reis 20.35 e II Reis 2.3,5,7; 6.1. A formação de uma geração de homens comprometidos em buscar a Deus e obedecer a seus mandamentos foi um dos legados do ministério profético de Samuel.
3- O juiz. Samuel atuou como juiz em Israel todos os dias de sua vida (I Sm 7.15). Ele foi presente em algumas cidades e regiões: Mispa, Betel, Gilgal e Ramá. Ele ia até esses lugares para ouvir o povo e resolver questões que eram apresentadas. Todavia, Samuel atuou como juiz, especialmente, em Ramá, onde tinha uma casa (I Sm 7.16,17).
CONCLUSÃO
Deus usou Samuel para trazer o povo de Israel de volta à adoração, para consolidar o sacerdócio e inaugurar a atividade profética de forma contínua em Israel.
Postado por: Pr. Ademilson Braga
Fonte: Editora CPAD