Adolescente - CPAD
Quem é o Criador
EBD – Adolescentes – EDIÇÃO: 105 – 1º Trimestre – Ano: 2023 – Editora: CPAD
LIÇÃO – 02 – 08 de janeiro de 2023
TEXTO BÍBLICO
Jó 38.4-18
DESTAQUE
Os mais altos céus são de Deus, o Senhor; a ele pertencem a terra e tudo o que nela existe.” Deuteronômio 10.14
LEITURA DEVOCIONAL
Segunda-feira – Pv 3.19
Terça-feira – Is 45.8
Quarta-feira – Jó 41.11
Quinta-feira – Is 44.6-8
Sexta-feira – Jó 36.26
Sábado – Ap 1.8
I. A TRANSCENDÊNCIA DO CRIADOR
1- O que é transcendência. A palavra se refere àquilo que vai além da inteligência humana. Apesar da grande capacidade do homem de pensar, há muitas coisas que estão além do conhecimento humano. Por exemplo, o perfeito funcionamento da Terra e seus movimentos de rotação e translação (como tiveram início e como continuam sem parar ao longo de milhares de anos?); há ainda a complexidade do corpo humano, com seus trilhões de células e a gigantesca engenharia por trás do funcionamento do cérebro etc. Isso sem mencionar os mistérios da vida natural que ainda não foram descobertos.
2- O Criador é transcendente. Aplicada a Deus, a palavra “transcendência” comunica que o conhecimento da plenitude de Deus está muito além da capacidade da mente humana.
Veja algumas características divinas que revelam isto:
• Ele é eterno (Jr 10.10; Dt 33.27);
• Ele não teve início (SL 90.2; Hc 1.12);
• O Senhor não está dentro do tempo (II Pe 3.8);
• Ele não muda (Hb 13.8);
• Sua sabedoria não pode ser medida (Já 11.8,9);
• Ele é trino (Gn 1.26; Lc 3.21,22), mas também é um só (Dt 6.4; Mc 12.29);
• É Onisciente (Sl 139.2-4), Onipresente (Sl 139.7-10) e Onipotente (Sl 62.11; Mt 28.18). — Não é incrível? O nosso Deus é grande, poderoso e majestoso!
II. O CRIADOR PODE SER CONHECIDO
1- A personalidade divina. Você sabe o que é a personalidade humana? Ela é composta por um conjunto de capacidades cognitivas (conhecimento), afetivas (sentimentos e emoções) e volitivas (tomada de decisões). Quando afirmamos que Deus é uma pessoa estamos apontando que Ele tem todos os atributos de personalidade. Ele não é como a divindade retratada no panteísmo, que é confundida com a própria criação.
O Senhor também não é uma força mística ou uma energia ou algo do tipo. Ele é o verdadeiro Deus. O Senhor é um Deus pessoal e relacional. Por isso, estabeleceu um relacionamento com o ser humano. A Bíblia nos informa que o homem ouvia a voz do Senhor que passeava pelo jardim (Gn 3.8). Deus se comunicava com o homem, dotado de personalidade, feito à sua imagem e semelhança.
2- Deus pode ser conhecido. Como já dito, Deus é transcendente. Porém, também é imanente. Isto significa que Ele pode ser conhecido. Isso fica claro, mais uma vez, em Gênesis, pois após criar o ser humano, Deus falava com ele; Além disso, o Senhor também deu a Adão leis e trabalho no jardim (Gn 2.15-17). O Senhor pode ser conhecido tão somente na medida em que Ele mesmo quer se revelar. — Mas, como uma pessoa pode conhecer a Deus?
Primeiramente, o homem pode crer que há um Deus soberano ao olhar para tudo aquilo que foi criado (Rm 1.18-21; Sl 19.1). O conhecimento de Deus por meio da Criação é chamado de “revelação geral”. De forma mais profunda, o ser humano pode conhecer ao Criador por meio da Bíblia Sagrada, pois ela mostra quem Ele é e todo o seu propósito. As Escrituras revelam, por exemplo, que Ele é amoroso (I Jo 4.8; Rm 5.8), misericordioso (SL 136), fiel (Sl 31.5), santo (Sl 99.3) e justo (II Cr 12.6).
Todo aquele que entrega sua vida a Jesus deve se dedicar a conhecê-lo por meio da sua Palavra (Sl 119.105), da oração (Jr 33.3), e da devoção ao Senhor (Sl 51.10). É da vontade de Deus que você tenha um relacionamento verdadeiro com Ele, com um vínculo de pai e filho (Jo 1.12). Isso só é possível por meio da fé em Jesus Cristo (Gl 3.26; Hb 11.6).
III. O CRIADOR REVELADO POR JESUS CRISTO
Homem nenhum viu a Deus, pois ninguém poderia ver o Senhor e permanecer vivo (Êx 33.20). Jesus disse justamente isto, que ninguém pode ver a Deus, mas que o Filho unigênito revelou o Pai (Jo 1.18). Jesus, o filho de Deus, ensinou sobre o Pai (Jo 14.8-11), pregou o arrependimento (Mt 4.17) e mostrou o caminho que as pessoas precisam trilhar para conhecerem a Deus e encontrarem a salvação (Jo 14.6). Fora de Jesus não há relacionamento com Deus.
CONCLUSÃO
O Criador é mesmo grande, poderoso e maravilhoso. Ao mesmo tempo, porém, está interessado em se mostrar aos homens e para isto busca um relacionamento. Sua maior ação de amor e de revelação foi dar ao mundo Jesus Cristo, seu único Filho, para que o mundo pudesse conhecê-lo mais e mais. Jesus veio para que todos os homens tivessem vida eterna ao lado do Pai (Jo 3.16-18).
Postado por: Pr. Ademilson Braga
Fonte: Editora CPAD