Connect with us

Adultos - Betel

Ordenança para uma vida de santificação

Publicado

em

EBD – Adultos – EDIÇÃO: 229 – 2º Trimestre – Ano: 2024 – Editora: BETEL

LIÇÃO – 09 – 02 de junho de 2024

TEXTO ÁUREO

“Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição.” I Tessalonicenses 4.3

VERDADE APLICADA

A santificação é um dos aspectos da salvação que envolve a separação do pecado e dedicação a Deus.

TEXTOS DE REFERÊNCIA

II Coríntios 7

1 Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus.

I Tessalonicenses 4

7 Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação.

I Tessalonicenses 5

23 E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

LEITURAS COMPLEMENTARES

Segunda-feira – At 26.18
Santificados pela fé em Cristo Jesus.
Terça-feira – Rm 6.19
Servir à justiça para santificação.
Quarta-feira – Ef 4.22-24
Verdadeira justiça e santidade.
Quinta-feira – I Ts 3.13
Irrepreensíveis em santidade diante de Deus.
Sexta-feira – II Ts 2.13
Escolhidos desde o princípio para a salvação.
Sábado – I Pe 1.2
Eleitos segundo a presciência de Deus Pai.

INTRODUÇÃO

Buscar a santificação é dever e necessidade de todos os cristãos, pois sem a santificação não se pode ver a Deus, porque Deus é santo e não convive com a impureza (Hb 12.14).

I – SEM SANTIFICAÇÃO NINGUÉM VERÁ O SENHOR

Substantivo grego hagiasmos, “consagração”, “purificação”, “santificação”; do verbo hagiazo, “santificar” “separar das coisas profanas ou consagrar”, “purificar ou santificar”, “tornar limpo” Santificação: separação do pecado, estar sem mistura, sem contaminação para uso particular e exclusivo do Senhor, em constante atividade e em obediência a Palavra de Deus. Contrário ao profano, práticas impuras e indignas.

1. Santificação é essencial para ter comunhão com Deus. Santidade é o padrão da pureza ética e moral do crente em Jesus Cristo. Santificação é um processo que se inicia n o novo nascimento e se estende por toda a vida do cristão. Quem rejeita a santificação rejeita o próprio Deus, porque Deus é santo (Lv 11.44). A Sua santidade abraça o pecador, mas abomina o pecado. Ninguém pode ter comunhão com Ele, se não aborrecer o pecado e buscar uma vida sem contaminação com os manjares que o mundo oferece. Quem procura santificação é comparado ao óleo e a água que não se misturam, mesmo estando juntos. Quem não procura santificação comparado ao café com leite, que não há separação. Estamos no mundo , mas não somos do mundo.
2. Elementos e meios para a santificação. A Palavra de Deus nos santifica (Jo 17.17). O sangue de Jesus Cristo nos purifica (Ef 1.7; 1 Jo 1.7). O Espírito Santo nos convence do pecado, d a justiça e do juízo (Jo 16.7-11). A dedicação à oração nos alimenta (M t 6.5-13; Cl 4.2). A vigilância fecha as brechas (I Pe 5.8). Amar a justiça e odiar a iniquidade (Hb 1.9). Mortificar a carne com os seus prazeres (Rm 8.13). Deus não aceita impureza, Ele nos chamou e propicia a nossa santificação (I Ts 4.3). O s filhos de Deus são santificados mediante a fé (At 26.18). A consagração ao Senhor diz que cada um saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra (I Ts 4.4). Paulo nos faz o chamado para sermos santos (I Co 1.2). Pedro esclarece que tem os que ser santos, porque Ele é santo (I P e 1.16). Jesus diz para buscarmos a perfeição porque o Pai é perfeito (Mt 5.48), As três Pessoas da Trindade participam da nossa santificação; o Pai (I Ts 5.23); o Filho (Hb 10.10); e o Espírito Santo (I Pe 1.2).
3. Aperfeiçoando a nossa santificação no temor de Deus. Paulo chama a atenção dos irmãos na sua segunda carta aos coríntios: “Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus.” (II Co 7.1). Por que precisamos buscar a santificação?
1) Porque Deus quer que os Seus filhos se pareçam com Ele;
2) Porque cia é ordenada;
3) Porque ela é progressiva, é um processo (Pv 4.18);
4) Porque é interesse de Jesus apresentá-la a si mesmo Igreja gloriosa, sem mancha e sem defeito (Ef 5.26-27);
5) Porque é a vontade de Deus (I Ts 4.3);
6) Porque os limpos de coração verão a Deus (Mt 5.8);
7) Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santificação (I Ts 4.7).

II – SEDE SANTOS, PORQUE EU SOU SANTO

As qualidades de Deus devem ser as qualidades do Seu povo. A compreensão aqui é a separação dos modos ímpios do mundo, não coaduna com as suas idéias e se dedica a Deus, por amor Àquele que nos chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz.

1. Deus quer um povo santo. Ser santo significa ser semelhante a Deus (I Pe 1.15), ser dedicado a Ele e viver para lhe agradar, porque o Seu caráter é santo (Rm 12.1). Deus quer se relacionar com aqueles que procuram a santidade, mesmo nós sabendo que não a terem os por completo ou de forma absoluta enquanto aqui vivermos nesta terra, mas Deus conhece a intenção do nosso coração e sabe quando nos esforçamos para conseguir nos afastar das impurezas e imperfeições. Cristo se entregou pela Igreja (que somos nós) para santificar, porque Ele quer uma igreja gloriosa (nós), sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível (Ef 5.25-27).
2. Santificação do espírito, alma e corpo. O processo de santificação atinge o homem na sua totalidade (I Ts 5.23). A santificação deve ser completa. Alguns tentam passar u m a santidade só do corpo que fica aparente no exterior, sim, o corpo é o templo do Espírito Santo, o tabernáculo onde Ele habita (I Co 3.16-17; 6.19), mas também é a residência da alma e a morada do espírito. Não adianta conservar a visibilidade do corpo, quando a alma e o espírito não refletem o que está por fora. A alma é a sede das vontades, dos sentimentos, das emoções e dos pensamentos, portanto deverá ser pura (Fp 4.7-8; Hb 4.12). O espírito, sede da consciência e da razão, nos capacita a termos comunhão com Deus, portanto deverá ser puro (Jo 4.23). Como Deus é Espírito (Jo 4.24), a verdadeira adoração é em espírito e o que adora em espírito a verdade tem que prevalecer. Quando seguimos os passos da santificação, “ o mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus” (Rm 8.16).
3. Jesus quer uma igreja santa e irrepreensível. Sem defeito, sem mancha, sem mácula, mas gloriosa, honrada, magnífica, com beleza espiritual, santa e irrepreensível (Ef 5.26-27). Fomos chamados para ser sal da terra e luz do mundo, ser diferente, ser exemplo (Mt 5.13-16). Precisamos clarear o mundo com as nossas obras. Quando a luz chega, as trevas não resistem. Precisamos salgar e temperar aquilo que é insosso ou insípido, conservar o caráter e mostrar ao mundo que é possível não se contaminar. As nossas boas obras diante dos homens deverão glorificar o Pai que está nos céus. O Senhor Jesus virá buscar uma Igreja lavada e redimida no Seu sangue. A Igreja do Senhor Jesus precisa ser respeitada porque Ele próprio a criou, é o Seu Corpo, Ele é o que a defende. Ele disse que as portas do inferno não prevalecerão contra ela (Mt 16.18). Cuidado para não manchar a Noiva do Cordeiro de Deus.

III – A PARTICIPAÇÃO DO DISCÍPULO DE CRISTO

Fomos chamados para lavar as nossas vestes e branqueá-las em Jesus. A nossa vida precisa estar limpa de todas as mazelas e contaminações deste mundo, precisamos nos portar decentemente perante uma sociedade corrupta e depravada (Ap 22.14).

1. Despojeis e revistais. Neste tópico vamos enfatizar o uso destes dois termos que encontramos nas cartas de Paulo aos Efésios e Colossenses (Ef 4.22-32; Cl 3.8- 14). São expressões que apontam para uma mudança radical na vida de todo aquele que passou pela experiência d o novo nascimento e agora faz parte da família de Deus. Notemos que, em Efésios, entre “despojar” e se “revestir”, há o versículo 23 que indica renovação da mente. John Stott (A Mensagem de Efésios, ABU, 2001, p. 133) comentou sobre Efésios 4.23 – “renoveis”: “Este verbo é um presente do infinitivo, em distinção com os tempos dos versículos 22 e 24, que são aoristos. Indica que, além da rejeição decisiva do velho e a aceitação do novo, implícita na conversão, uma renovação interior, diária e até mesmo contínua d o nosso ponto de vista está envolvida em ser um cristão.”
2. Separação dos padrões do mundo. Não podemos estar na mesma forma, forma e receita do mundo ou nos amoldar aquilo que o mundo faz (Rm 12.2). Não é porque se faz no mundo que devemos fazer também; o que é aceito pelo mundo não está de acordo com os valores éticos e morais bíblicos, no mundo de hoje tudo é relativo, o que vai contra os princípios bíblicos, que são permanentes, independentemente do tempo e da cultura. A Bíblia diz que o mundo (sistema de crenças e valores contrários à vontade de Deus) jaz no maligno (I Jo 5.19) e quer validar em todos os setores da sociedade aquilo que é contrário aos princípios da Palavra de Deus. Tiago diz que quem quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus (Tg 4.4). Paulo diz: “Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida” (II Tm 2.4). O escritor aos Hebreus diz: “Deixemos todo embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia” (Hb 12.1).
3. Abster-se dos prazeres carnais e toda espécie do mal. Na verdade, precisamos não só afastar-se do mal, mas abster-se de toda aparência do mal (I Ts 5.22). Devemos fugir de tudo aquilo que nos envergonhe, de tudo aquilo que fira a nossa boa conduta cristã, de tudo que impeça a nossa comunhão com Deus, do jugo desigual com os ímpios (II Co 6.14). Fomos chamados para ser sal da terra e luz do mundo (Mt 5.13-16). Mesmo o que eu posso fazer, se não edifica, posso deixar de fazer (I Co 6.12). Não podemos ficar escravos das coisas só porque são lícitas. Muitos estão dominados por tantas coisas que tiram o tempo de adoração a Deus, de prestar culto a Ele, de fazer as coisas para o Seu Reino.

CONCLUSÃO

O grande fundamento da doutrina da santificação é a verdade revelada acerca de Deus: Deus é santo (I Pe 1.15). Fomos chamados por Deus, que é Santo, para a santificação. É a vontade de Deus para o Seu povo e condição para um dia vermos o Senhor. Em um mundo tão corrupto, é possível viver em santificação pois Aquele que em nós começou a boa obra é poderoso para completá-la (Fp 1.6).

 

 

 

Postado por: Pr. Ademilson Braga

Fonte: Editora Betel

 

 

 

 

 

 

Compartilhe!
Clique aqui para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos

Copyright © Seara de Cristo - Todos os direitos reservados