Connect with us

Adultos - Betel

Ordenança para pregar o Evangelho

Publicado

em

EBD – Adultos – EDIÇÃO: 233 – 2º Trimestre – Ano: 2024 – Editora: BETEL

LIÇÃO – 13 – 30 de junho de 2024

TEXTO ÁUREO

E disse-lhe: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura.” Marcos 16.15

VERDADE APLICADA

Cada discípulo de Cristo, independente de cargo ministerial, tem a responsabilidade de anunciar a todas as pessoas a mensagem do Evangelho da salvação em Cristo Jesus.

TEXTOS DE REFERÊNCIA

Marcos 16

15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
17 E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas.
18 Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos e os curarão.
20 E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém.

LEITURAS COMPLEMENTARES

Segunda-feira – Mt 10.7
É chegado o reino dos céus.
Terça-feira – Mt 28.19-20
Pregar o Evangelho e fazer discípulos.
Quarta-feira – Lc 5.10
Pescadores de homens
Quinta-feira – Lc 9.2
A missão de pregar o reino de Deus.
Sexta-feira – At 1.8
Ser testemunha de Cristo em todos os lugares.
Sábado – At 13.5
A importância de anunciar a Palavra de Deus.

INTRODUÇÃO

A Igreja recebeu os mandamentos para anunciar o Evangelho, o conteúdo pregação, o revestimento de poder pelo Espírito Santo e a promessa de termos o Senhor conosco todos os dias enquanto cumprimos nossa missão. É urgente. É uma questão de obediência.

I – IDE POR TODO O MUNDO, PREGAI O EVANGELHO

A responsabilidade do cristão é grande, pois o Senhor convoca os Seus discípulos ao cumprimento da missão de anunciar o Evangelho em todo o mundo (Mt 24.14). Não sabemos o dia nem a hora que o Senhor voltará, a nossa incumbência como crentes fiéis é alcançar outros para o Senhor, até que Ele volte para levar a sua Igreja no arrebatamento (I Co 9.16).

  1. Pregar o Evangelho é missão da Igreja. Após Sua ressurreição, Nosso Senhor, em um dos vários encontros com Seus discípulos, além de provar-lhes que era Ele mesmo que ali estava, diante da incredulidade e espanto, também abriu a mente deles para que entendessem que as Escrituras já tinham revelado o sofrimento, morte e ressurreição de Jesus, assim como a missão dos Seus discípulos de anunciar a todas as nações a mensagem do Evangelho (Lc 24.45-47), que contém a chamada ao arrependimento e o perdão de pecados. O Evangelho de Mateus enfatiza que a missão inclui não apenas anunciar, mas fazer com que outros, de todas as nações, sejam, também, discípulos de Cristo, sejam batizados e ensinados sobre os mandamentos do Senhor. No Evangelho de Marcos vemos a relevância da pregação do Evangelho para que as pessoas creiam e sejam batizadas (Mc 16.15-16). Quanto ao cumprimento da missão, o apóstolo João registra que Nosso Senhor é quem envia ao mundo os Seus discípulos. Portanto, não se trata de uma tarefa de origem humana ou mais um programa eclesiástico, mas, sim, decorrente da própria natureza de Deus (Jo 20.21).
  2. Fazer discípulos de todos os povos. Essa foi a autorização que Jesus deu a cada um dos Seus seguidores. Essa foi a maior oportunidade que Ele já ofereceu aos crentes em Cristo Jesus. É privilégio, vocação, propósito e ministério de todo cristão, independente de outras funções, dons e ministérios que exerce, todos foram chamados e incluídos para o cumprimento dessa nobre missão. Os discípulos deveriam pregar o arrependimento para o perdão dos pecados, para uma nova vida em Cristo. O evangelho da facilidade, do triunfalismo, da prosperidade, o evangelho sem nenhum compromisso voluntário do pecador em obedecer a Cristo e a Sua Palavra é um evangelho falso. Ninguém pode ter Jesus como Salvador, sem tê-lo como Senhor da sua vida.
  3. Ser testemunha até os confins da terra. Há uma recomendação antes de ser testemunha, de pregar o Evangelho, de ser revestido de poder (Lc 24.49). O mensageiro da Palavra de Deus precisa de ousadia no Espírito, porque o reino é espiritual, ninguém pode fazer a obra de Deus sem receber dEle o poder e a autoridade (At 1.8; 20.24). Precisamos entender que há necessidade de iniciarmos o cumprimento da missão de anunciar o Evangelho aos que estão mais próximos de nós – em nossa própria casa – e estender a ação evangelística aos vizinhos, em nosso bairro, cidade, país e até os confins da terra. Mas, atenção, é começar com os mais próximos e não esperarmos que os mais próximos se convertam para depois estendermos aos mais distantes (At 1.8).

II – PREGAR A PALAVRA EM TODO TEMPO

O apóstolo Paulo exorta o obreiro Timóteo a pregar a palavra (II Tm 4.2). Não apenas ouvir, guardar, obedecer, mas, também, pregar, anunciar. Para tanto deve estar sempre de prontidão, disponível, pois trata-se de uma proclamação urgente. Não ser “preguiçoso”, mas em todo o tempo, mesmo que não pareça oportuno.

  1. O que semeia, semeia a Palavra. A semente é a Palavra de Deus (Mc 4.14]. A dificuldade da semeadura está registrada na parábola do semeador, onde algumas caíram à beira do caminho, vieram as aves do céu e as comeram, outras caíram em meio aos pedregulhos, e o sol as queimou, pois não havia terra suficiente, outras caíram entre os espinhos, os quais as sufocaram e não deixaram crescer e frutificar, mas outras caíram em boa terra e “deu fruto: um, a cem; outro, a sessenta; e outro, a trinta.” (Mt 13.1-15). A semente que é a Palavra de Deus, deve ser a semente genuína, um Evangelho que transforma as pessoas, muda o caráter e a natureza pecaminosa. Esta semente não é transgênica, que pode ou aceitar mudanças artificiais. O Evangelho não precisa de desvios, rodeios, invenções ou inovações, ele sempre será a semente A semente não precisa mudar o seu formato para influenciar as pessoas, o Evangelho de Jesus é simples e acessível a todos.
  2. Pela manhã semeia a tua semente.Devemos fazer a obra daquele que nos enviou. Ninguém sabe qual semente prosperará (Ec 11.6). São lançadas inúmeras sementes durante o dia, mas o semeador nunca terá condições de saber qual vai frutificar, por isso não pode nunca deixar de lançar a semente no solo que são os corações dos ouvintes. Nós fomos chamados para ser as atalaias do Senhor. Não podemos dormir o sono da negligência, trabalhemos enquanto é dia, pois a noite vem quando ninguém mais poderá trabalhar (Jo 9.4). Não retire a sua mão do arado. Mãos à obra!
  3. O que observa o vento nunca semeará.Estamos vivendo num mundo em que quem ficar aguardando condições favoráveis e ideais para dar início a semeadura nunca a fará (Ec 11.4). Nunca haverá condições perfeitas e tranquilas durante a nossa estadia aqui na terra. Se olharmos as dificuldades, os ventos contrários e pararmos diante do inimigo, que batalha contra a expansão do Evangelho, nunca semearemos nada e as almas morrerão nos seus delitos. Os que foram dispersos por causa da grande perseguição que se levantou contra a igreja em Jerusalém, após a morte de Estevão, não deixaram de pregar a palavra por onde quer que fossem (At 8.4). Não se calaram, mesmo sofrendo perseguição. Um grande exemplo de comprometimento com o cumprimento da missão que o Senhor entregou aos Seus discípulos.

III – O QUE GANHA ALMA SÁBIO É

O sábio disse que quem ganha alma sábio é (Pv 11.30). Influenciar as pessoas a favor da justiça» da fé e do amor é ser sábio, o crente precisa levar o pecador a conhecer o Evangelho da salvação em Cristo Jesus. Muitos estão conformados dentro de quatro paredes, vivendo uma vida de egoísmo uma vez que já foram alcançados e aceitaram a Jesus com o Senhor e Salvador das suas vidas.

  1. A seara é grande e são poucos os ceifeiros. Está registrado em Mateus 9.35- 38, Jesus admoestando a todos os crentes. Você pode ajudar a ganhar almas: a)com a mensagem proclamada pessoalmente; b)com o testemunho pessoal e exemplo de vida; c) com ajudas financeiras para custear a obra missionária. Abrindo novas frentes de trabalhos, implantando novas igrejas; custeando missionários e obreiros no desempenho de suas funções; confeccionando literaturas e Bíblias Sagradas para alcance das pessoas que estão mais longínquas ou que teriam dificuldades em conseguir um exemplar das Sagradas Escrituras, além da oração que não pode faltar, tanto para os semeadores, quanto para os pecadores que receberão a Palavra.
  2. Os campos já estão brancos para a ceifa. Jesus identificou uma multidão e teve grande compaixão deles, porque andavam desgarrados e errantes, como ovelhas que não têm pastor (Mt 9.36). Os discípulos estavam concentrando as suas atenções para a colheita da produção de grãos, mas Jesus estava abrindo-lhes os olhos para uma colheita muito superior e eterna (Jo 4.35). Não podemos perder tempo, os dias são maus. A colheita no reino espiritual discerne da colheita do reino físico. A colheita física tem o seu tempo pré-estabelecido para cada semente, já a colheita espiritual acontece dentro dos planos e vontade de Deus. Quantas almas estão no ponto de serem colhidas, nas faltam os ceifeiros, muitos estão no aguardo por causa da misericórdia de Deus; isto levou Jesus a disser: “Porque nisto é verdadeiro o ditado: Um é o que semeia, e outro o que ceifa. Eu vos enviei a ceifar onde vós não trabalhastes; outros trabalharam, e vós entrastes no seu trabalho.” (Jo 4.37-38). Muitas sementes haviam sido lançadas pelos profetas que anunciavam a vinda do Messias e, também, por João Batista, o precursor. Quantas sementes já foram plantadas e só falta você com o ceifeiro para lançar o convite?
  3. A recompensa de levar a preciosa semente. Não é fácil a semeadura, muitos espinhos encontraremos no caminho; muitas vezes é com cansaço, caminhando e gastando o solado do sapato, com lágrimas e recebendo pedradas, portas na cara, zombarias, mas a recompensa é grandiosa (SI 126.6). Paulo diz aos romanos: “E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam a paz, dos que anunciam coisas boas!” (Rm 10.15). O prêmio que Jesus Oferece traz alegria; como é bom e gratificante trabalhar no Seu Reino (Jo 4.36].

CONCLUSÃO

Com a capacitação do Espírito Santo, aproveitemos enquanto é dia e anunciemos a todos, com ousadia, a mensagem de salvação em Cristo Jesus, para que outras pessoas também se tornem discípulas do Senhor e Deus continue sendo glorificado.

Postado por: Pr. Ademilson Braga

Fonte: Editora Betel

Compartilhe!
Clique aqui para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos

Copyright © Seara de Cristo - Todos os direitos reservados