Connect with us

Adultos - Betel

Ordenança para exercer a fé

Publicado

em

EBD – Adultos – EDIÇÃO: 231 – 2º Trimestre – Ano: 2024 – Editora: BETEL

LIÇÃO – 11 – 16 de junho de 2024

TEXTO ÁUREO

Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. Hebreus 11.1

VERDADE APLICADA

A jornada do discípulo de Cristo baseia-se na fé e se dirige pela fé em Cristo conforme a Palavra de Deus

TEXTOS DE REFERÊNCIA

Hebreus 11

1 Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem.
2 Porque, por ela, os antigos alcançaram testemunho.
3 Pela fé, entendemos que os mundos, pela palavra de Deus, foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.
6 Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam.

LEITURAS COMPLEMENTARES

Segunda-feira – Mc 9.23
Tudo é possível ao que crê
Terça-feira – II Co 5.7
Andamos por fé e não por vista.
Quarta-feira – Ef 2.8
Somos salvos pela graça, por meio da fé.
Quinta-feira – Hb 12.2
Jesus, autor e consumador da nossa fé.
Sexta-feira – Tg 1.6
Devemos pedir sabedoria com fé, sem duvidar.
Sábado – I Jo 5.4
A vitória que vence o mundo é a nossa fé.

INTRODUÇÃO

Veremos na presente lição que a fé com o firme fundamento, como condição para agradar a Deus e pela qual o justo viverá, é bíblica e cristocêntrica. Resultando, assim, na vida do discípulo de Cristo, em um viver em obediência, plena confiança e esperança, mesmo em momentos difíceis e adversos.

I – A FÉ É O FIRME FUNDAMENTO DO CRISTÃO

No grego a palavra fé é “pistis”, convicção da verdade de algo, que significa crer. No Antigo Testamento encontramos o termo no hebraico “emunah” (II Cr 19.9; Hc 2.4), fidelidade, que significa confiança, esperança de cumprimento do que foi prometido. No latim “fides”, fidelidade, que “é a firme opinião de que algo é verdade, sem qualquer tipo de prova o u critério objetivo de verificação, pela absoluta confiança que depositamos nesta ideia o u fonte de transmissão” (Robson G. Santos). A Bíblia diz que a fé é transmitida pelo ouvir e ouvir a Palavra de Deus (Rm 10.17).

  1. Conhecendo os tipos de fé.A Bíblia relata alguns tipos ou desdobramentos da fé, que veremos a seguir:
    1) a fé salvífica (salvação): é uma dádiva de Deus, produzida pela Palavra de Deus, para a pessoa crer em Jesus Cristo como enviado de Deus para nos salvar dos nossos pecados (Ef 2.8);
    2) a fé como dom espiritual (I Co 12.9). Vemos na galeria dos heróis da fé, em Hebreus 11, verdadeiros exemplos da manifestação do dom da fé;
    3) a fé natural (evidências): é possuída por todos, como resultado da observação da natureza;
    4) a fé como fruto do Espírito (G1 5.22), tem o significado de “fidelidade”, “confiabilidade”.
  2. Empecilhos à fé. a) vida pecaminosa desenfreada; b) falta de temor a Deus; c) confiança na capacidade intelectual; d) confiança no poderio financeiro; e) materialismo (busca e ostentação pelos bens materiais); f) confiança na força e recursos humanos; g) desinteresse pelas coisas espirituais; h) coração endurecido; i) educação proposital da mente para que não creia; j) negligência ou desobediência à Palavra de Deus; k) casa construída sobre a areia.
  3. Aprendendo com os heróis da fé. É preciso destacar que os heróis da fé eram pessoas normais, sujeitas às mesmas paixões que nós (Tg 5.17-18). No entanto, o que tomou homens, como Noé, Abraão, Moisés, Elias, entre outros, diferenciados, heróis da fé? Certamente, a resposta é: a fé, a dedicação e a entrega de suas vidas ao Senhor (Hb 11.7-8,26).

II – SEM FÉ É IMPOSSÍVEL AGRADAR A DEUS

O Reino de Deus não se estabelece para os que não têm fé (Hb 11.6). Tudo que não provém da fé é pecado (Rm 14.23). É pela fé que recebemos a nossa salvação (Ef 2.8-9). Somos justificados pela fé para obter a paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo (Rm 5.1). A vida do discípulo de Cristo é regida pela fé da qual Jesus é o autor (Hb 12.2).

  1. A fé quebra os obstáculos e abre portas.Jesus chega ao ponto de se admirar pela fé do centurião ao pedir cura para o seu servo (Lc 7.6-9). Jesus exclamou: “Nem em Israel achei tamanha fé” A fé em Jesus com o Filho de Deus, presente na vida de todo aquele que é nascido de Deus, é a vitória que vence o mundo (I Jo 5.4-5). Ela ultrapassa barreiras intransponíveis aos olhos humanos (Hb 11.1). A mulher do fluxo de sangue venceu todos os obstáculos pela fé e alcançou a sua cura (Mc 5.25-34). Jairo, um dos principais da sinagoga, vendo Jesus, prostrou-se aos seus pés, pedindo cura para sua filha, a sua fé venceu todas as barreiras da sua posição e recebeu a ressurreição da sua filha que já estava morta (Mc 5.21-24; 35-43).
  2. A manifestação da fé gera atitudes.A fé leva a pessoa a se posicionar a respeito de uma coisa que ainda não existe. A fé não pode ser hipotética, estática, parada, morta. A fé não pode ser improdutiva ou estéril. A fé que não se manifesta por meio de boas obras é inútil é morta (Tg 2.14-26). Noé manifestou sua fé construindo a arca em obediência às ordens de Deus. Abraão é chamado a exercer sua fé com relação ao seu filho Isaque; as obras de Abraão confirmaram a sua fé. Abraão foi considerado o pai da fé, ao ponto de ser chamado amigo de Deus e Jesus é o autor e consumador da fé. A fé bíblica e cristocêntrica faz a diferença em todas as áreas d a vida.
  3. A fé é produzida e pode ser acrescentada. A fé vem pelo ouvir e ouvir pela Palavra de Deus (Rm 10.17). Mergulhar na Palavra e descobrir os seus mistérios aumenta a nossa fé. Portanto, requer do discípulo de Cristo interesse e atenção para com a Palavra de Deus. Vide o exemplo de Raabe. Ela ouviu, creu e agiu (Js 2.9-12). Aquilo que se vê não foi feito do que é aparente. Um dia os discípulos perguntaram a Jesus porque eles não puderam expulsar um demônio e Jesus respondeu: “Por causa da vossa pequena fé* (Mt 17.19-20).

III – O JUSTO VIVERÁ DA FÉ

Bispo Abner Ferreira e Pr. Marcos Sant’Anna (Que Pregues a Palavra, Editora Betel, 2019, p. 19-20): “A jornada terrena do discípulo de Cristo é de “fé em fé”, ou seja, baseia-se na fé e se dirige pela fé Assim , precisamos perseverar e não retroceder. Essa perseverança e fidelidade está fundamentada em uma firme confiança em Deus e em Sua Palavra (Rm 1.17)”. É preciso estarmos atentos para não sermos influenciados por uma característica da sociedade mundana nos últimos dias: a ausência da fé bíblica e cristocêntrica (Lc 18.8).

  1. Perca tudo na vida, mas não perca a fé. Paulo sofreu tantos percalços no seu ministério, contudo, ele diz: “Combati o bom combate, terminei a carreira e guardei a fé” (II Tm 4.7). O apóstolo perdeu tantas coisas, passou por tantos dissabores, sofreu muitos açoites, esteve em prisões, em perigo de morte, recebeu dos judeus cinco quarentenas de açoites menos um; três vezes foi açoitado com varas; uma vez foi apedrejado, três vezes sofreu naufrágio, uma noite e um dia passou no abismo; em viagens passou em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos d a sua nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos n o deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos, em trabalho e fadiga, em vigílias, muitas vezes, em fome e sede, em jejum, muitas vezes, em frio e nudez (II Co 11.23-28). Sem contar picada de cobra. Nada foi suficiente para tirar-lhe a fé e fazê-lo parar.
  2. Vivemos por fé e não por vista. Exercer a fé é uma necessidade do cristão. Paulo escreve aos coríntios que nós andamos por fé e não por vista (II Co 5.7]. Mesmo sendo abstrata e invisível, ela deverá obedecer a uma coerência, pois não poderá ser usada para o mal, para prejudicar alguém ou para mudar concepções de Deus no plano físico da natureza, universo e espiritual no plano celestial. Mesmo tendo fé e confiando que vamos receber algo que pedimos a Deus, o crente deverá ter a sensatez de não pedir coisas extravagantes ou estratosféricas, fora ou além da realidade de bom senso. Necessário examinar se está dentro da vontade de Deus (I Jo 5.14). A fé nos dá resistência em tempos de prova e perseguição. A fé é algo real e a toda prova. A fé sempre é otimista e nunca pessimista.
  3. Exercer a fé significa confiar e descansar em Deus. A fé que nos leva a confiar em Deus (Sl 37.5), mas esta entrega deverá ser com oração, leitura da Palavra e consagração da vida, para que se torne uma disciplina espiritual e possamos nos comprometer com o Seu Reino (Sl 37.7). O descansar em Deus em meio às lutas e às dificuldades da vida é para aqueles que aprendem a confiar no Senhor. Nessa hora exercitamos a nossa fé no cultivo da oração sem desfalecer. Devemos perseverar firmemente na fé enquanto descansamos em Deus (Sl 40.1). A fé é o oxigênio que nos mantém vivo no universo espiritual. O crente é movido pela fé (I Pe 5.9; I Jo 5.4). Precisamos olhar para Jesus, confiar nEIe, pois Ele é o autor e consumador da nossa fé (Hb 12.2).

CONCLUSÃO

Portanto, louvemos ao Senhor por nos proporcionar uma fé tão preciosa para a salvação em Cristo, um viver em obediência e fidelidade ao Senhor, para triunfarmos sobre as batalhas e adversidades da vida e perseverarmos na esperança do retorno de Nosso Senhor Jesus Cristo, Autor e Consumador desta fé.

 

 

 

Postado por: Pr. Ademilson Braga

Fonte: Editora Betel

 

 

 

 

 

 

Compartilhe!
Clique aqui para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos

Copyright © Seara de Cristo - Todos os direitos reservados