Connect with us

Adultos - Betel

Ordenança para buscar a paz e fazer o bem

Publicado

em

EBD – Adultos – EDIÇÃO: 230 – 2º Trimestre – Ano: 2024 – Editora: BETEL

LIÇÃO – 10 – 09 de junho de 2024

TEXTO ÁUREO

‘Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.” Hebreus 12.14

VERDADE APLICADA

O autêntico discípulo de Cristo também deve ser conhecido por ser um promotor da paz e estar sempre procurando fazer o bem.

TEXTOS DE REFERÊNCIA

Romanos 12

18 Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.
19 Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.
20 Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.
21 Não te deixes vencer d o mal, mas vence o mal com o bem.

LEITURAS COMPLEMENTARES

Segunda-feira – Nm 6.26
O Senhor te dê a paz.
Terça-feira – SI 4.8
Em paz me deitarei e dormirei.
Quarta-feira – Jo 14.27
Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou.
Quinta-feira – Jo 16.33
Em Cristo temos paz.
Sexta-feira – Fp 4.6-7
A paz de Deus excede todo o entendimento.
Sábado – I Pe 3.10-11
Aparte-se do mal e faça o bem

INTRODUÇÃO

A presente lição enfatiza os princípios bíblicos que devem nortear o discípulo de Cristo na sua ação de obediência em ser um agente promotor da paz e de perseverar em fazer o bem.

I – O SIGNIFICADO DE PAZ

A palavra “paz” é representada no Antigo Testamento hebraico principalmente pela raiz substantiva “shalom”, e no Novo Testamento grego pela raiz do substantivo “eirene”. A ideia geral é de bem-estar (Is 48.18). Essa palavra engloba várias nuanças dando a dimensão da tradução mais geral e aceitável como “paz”. Ela ocorre também na saudação e no cumprimento geral (Lc 10.5,6; Jo 14.27).

  1. Paz com todos os homens. Sabemos que nem sempre a paz parte somente de um lado, mas Paulo recomenda que, se for possível, procurem os ter paz com todos os homens (Rm 12.18). As melhores coisas para viver em paz com todos: não falar mal de ninguém; não enfrentar ninguém; não entrar na vida de ninguém; comprar e pagar; tratar e cumprir; pensar antes de falar; saber que “toda ação gera uma reação”. Há uma expressão popular que diz: “Quando um não quer, dois não brigam” Não ligue para provocações, pois muitos querem tirar a nossa paz. Não contenda com ninguém. Tanto quanto possível, viva em paz com todos.
  2. A paz interior é pré-requisito para a paz exterior. Jesus é o autor da paz interior, por isso um dos Seus nomes é Príncipe da Paz (Is 9.6). Muitos querem a paz exterior, a paz com as pessoas, a paz no mundo, mas não têm paz dentro de si mesmos. Antes de lutar para que haja paz no mundo, precisamos conquistar a paz interior. Quem está bem por dentro, dificilmente o que vem de fora ou de baixo lhe atinge. Agora quem perde as estribeiras facilmente, precisa cuidar do seu interior. Quem tem desequilíbrio emocional, dificilmente consegue a paz interior. Quem está amargo por dentro não tem como semear outra coisa, a não ser coisas amargas. Quem tem um caldeirão fervendo dentro de si vai fazer queimadura em quem estiver ao seu redor. Cuidemos do nosso interior e procuramos a ajuda do Espírito Santo para implantar em nossas vidas as virtudes do fruto do Espírito: temperança, mansidão, domínio próprio.
  3. A verdadeira paz vem de Deus.Jesus disse que no mundo teríamos aflições, mas para também ter bom ânimo, pois nEle temos paz (Jo 16.33). A paz genuína é aquela que, mesmo nos momentos mais difíceis, permite-nos repousar tranquilos (SI 4.8). Talvez muitas pessoas não consigam entender como pode reinar a paz em meio à tempestade. O mundo pode estar pegando fogo, mas quem tem Jesus tem a paz interior. A paz interior entende que nem tudo sairá do nosso jeito, que nem tudo está na nossa alçada para resolver, que o tempo de Deus não é nosso tempo.

II – A PAZ É REPRESENTATIVA NA VIDA DO CRISTÃO

A paz é uma virtude do fruto do Espírito (Gl 5.22-23). O Reino de Deus é paz (Rm 14.17). Há uma forte conexão entre a busca da paz com a busca da santidade (Hb 12.14). Jesus é o príncipe da paz (Is 9.6). A unidade do Espírito é mantida pelo vínculo da paz (Ef 4.3). Sem paz não há unidade que sobreviva.

  1. A paz requerida aos cristãos. É preciso ter paz entre os irmãos (Mc 9.50; At 2.42-47); paz entre parentes (Gn 13.8); paz com os que presidem no Senhor (I Ts 5.1 2-13); paz com Deus (Rm 5.1); paz com a igreja (I Co 14.33; At 9.31); paz com os homens (Rm 12.18); paz consigo mesmo (SI 4.8). Nós só podemos ter paz quando suportamos uns aos outros em amor (Ef 4.2). Como eu posso pregar o Evangelho se eu não tenho paz nem vivo em paz com os outros? (I Tm 2.8). Quem não tem paz fica difícil usar esta saudação: “A paz do Senhor Jesus”.
  2. Os três pilares da paz. 1) União – A união gera a força e juntar as forças e puxar para o mesmo lado é o ideal do cristão (SI 133);
    2) Comunhão – Ter as coisas em comum, reunir-se nós mesmos lugares e participar das mesmas coisas, sem acepção de pessoas (At 2.42-46; Tg 2.1);
    3) Unidade – A unidade do Espírito só é mantida pelo vínculo da paz. A paz vai nos levar à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus e à medida da estatura completa de Cristo. Pensar no mesmo sentido, falar a mesma coisa, tendo o mesmo amor, trabalhar espiritualmente com um objetivo em com um (Ef 4.3,13; Fp 2.2). A paz não elimina as diferenças nem apaga a personalidade, mas aceitar conviver sem brigas, sem se enfrentar. Aceitamos a personalidade de cada um sem querer remodelar ou entrar na sua vida particular. Aceitamos um ao outro com o seu ministério, seu talento, seu dom, sem disputas, sem discórdias. Deus usa quem Ele quer, do jeito que Ele quer e o que Deus preparou para você ninguém toma. Não podemos fazer nada com contendas ou nos vangloriar por aquilo que fazemos, para não apagar a paz (Fp 2.3).
  3. Fomos chamados para sermos promotores da paz. Quem promove a paz gozará de muitos benefícios. Quem busca a paz não joga lenha ou álcool não aquilo que já está pegando fogo. São bem-aventurados os pacificadores. Jesus falou que eles serão chamados filhos de Deus (Mt 5.9). O crente em Jesus deverá ser igual aos bombeiros, está sempre querendo apagar o fogo da discórdia. Ele não é contencioso nem estimula a contenda. Age no sentido de aglutinar e não afastar as pessoas. Usa a palavra branda para acalmar o furor (Pv 15.1). Não torna mal por mal. Quem se desvia do mal e faz o bem terá alguns benefícios: a paz abundante (Sl 119.165); a paz perfeita (Is 26.3); paz como um rio (Is 48.18); a paz que excede todo entendimento (Fp 4.6-7); a paz como presente (SI 29.11); a paz do Senhor na saudação (Lc 10.5-6; Jo 14.27; 20.21; Ef 1.2).

III – FAZER O BEM É UMA RECOMENDAÇÃO BÍBLICA

Uma lei que Jesus deixou bem claro está registrada em Mateus 7.12: “Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lo também vós, porque esta é a lei e os profetas” O salmista também expressou: “Confia no Senhor e faze o bem ; habitarás na terra e, verdadeiramente, serás alimentado.” (SI 37.3).

  1. Não nos cansemos de fazer o bem.Paulo disse aos gálatas: “E não nos cansemos de fazer o bem, por que a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido. Então, enquanto tivermos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé,” (Gl 6.9-10). Paulo também disse aos romanos: “Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.” (Rm 12.21). Em outras palavras ele diz: “Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem” (Rm 12.9). Faça o bem, sem olhar a quem. Normalmente, queremos fazer o bem só àqueles que já nos fizeram o bem também. Além dos sacrifícios de louvor, nós precisamos lembrar de fazer o bem, este é outro sacrifício aceitável e agradável a Deus (Hb 13.15-16). Fazer o bem é um dom cristão (Rm 12.8).
  2. Para fazer o bem é preciso estar com a vida pautada nos princípios da Palavra de Deus.A Bíblia ordena que façamos o bem, pois é um ensinamento maravilhoso e serve de exemplo e influência às demais pessoas. O apóstolo João deixa bem claro que só quem faz o bem é nascido de Deus ou é de Deus (III Jo 11). Fazer o bem, além de ser uma ordenança, é um dever cristão e de todos aqueles que amam o próximo e cumprem a santa e gloriosa Palavra de Deus (At 10.4).
  3. Quem sabe fazer o bem e não faz comete pecado. Tiago diz para não sermos omissos e negligentes aos atos de bondade para com o nosso próximo. Tudo que estiver ao nosso alcance vale a pena fazer, para não incorrer no erro e pecado (Tg 4.17). Se você pode fazer o bem hoje, não deixe para amanhã, o amanhã não nos pertence (Pv 3.27-28). Sempre há pessoas precisando de uma mão amiga, precisando da nossa ajuda. Sei que não podemos ajudar a todos, mas podemos ajudar o máximo que pudermos.

CONCLUSÃO

Em um tempo de tantas distrações e frieza espiritual à medida que se multiplica a iniquidade, o discípulo de Cristo é chamado a manter o foco nos princípios bíblicos para cumprir a autêntica vocação de ser um agente que promove a paz e perseverar em fazer o bem, no poder do Espírito Santo e para a glória de Deus.

 

 

 

 

Postado por: Pr. Ademilson Braga

Fonte: Editora Betel

 

 

 

 

 

Compartilhe!
Clique aqui para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos

Copyright © Seara de Cristo - Todos os direitos reservados