Artigos
O que significa ser servo de Deus?
Todo crente tem grande prazer em declarar que é um servo(a) de Deus. Mas nem todos refletem nos privilégios que isto encerra, na importância que isto confere e na responsabilidade que isto significa. O privilégio do crente ser filho de Deus pela fé em Jesus é indizível, pois faz parte da família de Deus.
A imensurável importância do crente como servo de Deus, destaca-se ao considerarmos o fato de Cristo ser chamado de Servo de Deus, (Is 42.1; 52.13 e Fp 2.7).
Precisamos contemplar a vida e o trabalho de Jesus como Servo Modelo. Quanto à responsabilidade do crente como servo de Deus, está a sua obediência irrestrita à vontade do Senhor. “Não servindo à vista como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus”, Ef 6.6.
O crente torna-se filho de Deus pela fé (Jo 1.12 e Ef 2.8) e toma-se seu servo por amor. O tal obedece ao Senhor e para Ele trabalha impulsionado pelo amor que de Deus recebeu e que para Ele retorna como adoração, consagração, comunhão e serviço, uma vez que o amor sempre requer um objeto para tornar-se ativo. Tal servo é o inverso do mercenário, que trabalha apenas por lucro, interesse e conveniências pessoais.
Impressionante o fato por Deus dirigido, que na promulgação da lei divina no monte Sinai, logo após o seu preâmbulo (Ex 20), o primeiro assunto é o do servo (Ex 21). E servo por amor (v5), e por isso servo “para sempre” (v6).
O conceito bíblico de servo vem do Antigo Testamento e nele também está o conceito de redenção do servo ou escravo. Esses dois lados de um mesmo assunto estão bem patentes no AT. Por outro lado, a revelação divina de servo de Deus é vista através do Novo testamento, a começar pelos ensinos de Jesus sobre servo, e daí prossegue até Apocalipse 22.3,6, onde a figura do servo aparece nas últimas palavras da Bíblia. Ainda reportando-nos ao AT sobre os servos, no estupendo milagre divino do êxodo de Israel, quando Deus com mão poderosa o resgatou do cativeiro egípcio, temos aí o princípio fundamental do servo e seu serviço (Ex 6.6 e Dt 15.15).
Na exposição da doutrina do servo, o NT emprega vários termos no original, sendo dois deles de maior peso. Os demais são complementares.
O servo em relação ao seu Dono, Deus. Nesse caso o termo é doulos, que aparece repetidamente no NT. É o servo em relação ao seu Redentor e Senhor, para fazer a sua vontade; como propriedade, por Ele adquirida. Alguns desses textos em que aparece o servo como doulos (Mt 25.21,23; 20.27; At 2.18; Rm 1.1 e Fp 1.1, a idéia, não o terno propriamente dito, está patente em muitas outras passagens como Êxodo 15.16; 19.5; Mt 20.28; Atos 20.28; Hb 9.28; Ef 1.7; l Co 6.20;
I Pedro 2.9 e Apocalipse 5.9.
O servo em relação ao seu trabalho para Deus, o terno original é diakonos; isto é, servo em relação ao trabalho que executa para seu senhor. Trabalho abundante, de bom gosto, boa vontade, prazeroso, bem acabado, no prazo determinado e conforme as ordens recebidas. Crentes há que em relação ao Senhor – como amo – são exemplos de testemunho, firmeza, perseverança, comunhão, adoração. Mas quanto a serviço para Deus são negligentes, descuidados, desorganizados, improvisadores e irreverentes.
Nos dias bíblicos o servo era como diakonos, que na casa do seu senhor executava todos os trabalhos, inclusive os mais humildes e comezinhos, como levar e trazer recados, cuidar da copa, da cozinha, dos bens de seu senhor, animais domésticos, rachar lenha, manter o fogo aceso, tirar água e carregá-Ia para a família. Alguns principais textos em que aparece o servo como diakonos no original (Mt 20.26,28; l Tm 4.6; II Tm 4.11; Ef 3.7; Fp 1.1; 2.7 e 1 Ts 3.2.
O servo em relação a si mesmo no original é huperetes; e está relacionado ao desempenho do diakonos. Huperetes designava nas embarcações comerciais da época, o remador escravo, da terceira fileira de remadores (a última, de cima para baixo) nos navios trirremes. O trabalho dos huperetes não era visto, por ficar ele muito abaixo, na embarcação. Seu trabalho era humilde, pesado, mourejante e requeria o máximo das forças desses trabalhadores. O termo huperetes aparece em relação a servo em Mateus 26.58; Lucas 4.20; Atos 26.16; Coríntios 4.1 e Marcos 15.54,65.
O servo em relação ao povo em geral é o crente como servo de Deus em relação à sua congregação. Trata-se de leitourgeo, como aparece em Atos 13.2; 9.21; Romanos 15.16 e Filipenses 2.17. Daí vem o nosso “liturgia”, ligado ao culto coletivo cristão. Portanto, leitourgeo é o crente como servo em relação ao culto religioso.
O servo e seu culto pessoal é latreuo e está relacionado à sua adoração a Deus. Desse termo vem latria (adoração). Latria no original aparece em Lucas 2.37; Atos 27.23 e II Timóteo 1.3.
O servo como uma pessoa do lar é oiketes, relacionado a doulos, mas voltado para a família. Crente como servo de Deus, há mais de um, mas, como filho, não. Deus não tem afilhados, prediletos, favoritos. Que tipo de servo somos nós?
Em Lucas 17.10 Jesus nos instruiu que após fazermos tudo o que nos for ordenado, devemos considerar-nos como servos inúteis (diakonos, no original). Sem qualquer méritos em nós mesmos. Noutras palavras: Deus nunca será nosso devedor. Nós é que devemos tudo a Ele. O termo “inútil” corresponde a “desprovido de mérito adquirido”.
Devemos tanto a Deus, que na execução do seu trabalho, seja ele qual for, nunca iremos além do nosso dever; nunca atingiremos a área do mérito. Para servimos a Deus, é Dele mesmo que nos vem a graça, capacidade, dons e recursos. Mesmo que façamos o melhor, estaremos sempre em falta com Ele.
O crente não será julgado diante de Deus como filho (quanto a salvação), mas como servo (quanto a serviços, obras). O crente como filho deve julgar-se a si mesmo, através da Palavra (I Co 11.31-32). Nesse julgamento prestaremos contas de nosso tempo, liberdade cristã, responsabilidade e talentos recebidos de Deus. Quase todo crente pensa que no dia do julgamento da Igreja haverá somente galardões de Jesus para os seus, mas não é bem isso que a Bíblia revela, se examinarmos o assunto com mais cuidado.
Fomos graciosamente resgatados da miserável servidão do pecado, por preço incalculável, o do sangue precioso de Jesus, (I Pd 1.18-19). Somos para sempre devedores a Deus e temos que nos render voluntária e plenamente a Ele como Redentor. Por nossa plena submissão como servos é que desfrutamos da verdadeira liberdade espiritual (Ef 6.6).
Essa elevada posição será eterna na glória celestial, enquanto aqui, cargos e posições como pastor, presidente da igreja, gerente, diretor, administrador, professor, dirigente, muda de vez em quando.
No céu, conforme Apocalipse 22.3, não seremos conhecidos como diácono, presbítero, evangelista, pastor, escritor, cantor, bispo etc, mas como servos. “E nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão”.
Extraído
Postado por: Pb. Ademilson Braga
silvio almeida
27 de junho de 2015 at 23:14
foi muito util pra mim fazer essa pesquisa apredir muito vou fazer mais vezes gostei,obrigado meu jesus;;;;
heliel
21 de agosto de 2015 at 15:41
Glória a Deus por isso!!! 🙂
Beatriz
26 de outubro de 2016 at 10:39
Obrigada pelo texto e pelas referências bíblicas! Me ajudou muito em minhas dúvidas! Amém! ^^
Anonymo
7 de novembro de 2016 at 18:29
Mas servo significa uma pessoa que não é livre, sem bens, sem direitos, traduzindo; escravo
então somos escravos(servos) de deus?
Rafael
22 de maio de 2019 at 9:13
Quem escraviza o povo é o homem e o filho do homem, por isso devemos ser servos de DEUS para não escravizar nossos semelhantes. DEUS É JUSTO E FIEL. DEUS recompensará seus servos fiéis. A recompensa da humildade
e do temor do Senhor
são a riqueza, a honra e a vida.
Provérbios 22:4
allan alves m bezerra
29 de novembro de 2016 at 7:11
amem eu sou frequentante da igreja congregacao do brasil e estou muito felizz em estar servindo a deus e co, alguns estudo e, internet eta ficando melhor ainda obrigado tenha um bom dia
Jose Reginaldo Faustino Lauriano
28 de fevereiro de 2017 at 12:31
Muito bom estudo sobre servo. Pois ando pesquisando para da estudo sobre servo
Ana rita
31 de maio de 2017 at 11:18
E é maravilhoso ser um servo fiél!!!
ISRAEL DO DEUS DO IMPOSSIVEL
21 de junho de 2018 at 0:34
ESTE TESTEMUNHO AI EM CIMA EH ISSO QUE EH VIVER SENDO SERVO SEM SER SERVIDO AMAR DEUS PELO Q EH NAO PELO Q FAZ EH SERVIR PRA AMAR ACIMA DE TUDO Q EH POSSIVEL E AMAR E CRE Q O IMPOSSIVEL EH POSSIVEL
DEUS LIMPOU CUROU SALVO MUITOS EM JERUSALEM PQ ELE NEGARIA PRA MIM O MEU MILAGRE
AI DOS LABOS ROUBADORES
AI DOS MAIS RICOS DO MUNDO
AI DAQUELES Q DETERMINAM LEIS Q DESFAVORESSE QM ROUBA MIL REAIS
AI DOS Q EXALTAM OS POLITICOS LADROES DO POVO HUMILDE
AI DOS PAPAS E PADRES PQ SE AMASSE MEU IRMAO NAO TERIA CORAGEM DE FAZER DA DOR DELE IMAGEM DE BAAL
AI DE TODOS VCS Q LIMPA O CU E OLHA PRA BIBLIA E USA ARGUMENTOS COM VERSICULOS
AI DOS Q ME CONDENAM DE FALSO CRISTO MEU NOME EH ISRAEL SOH
AI DOS QUE SE EXALTAM HERDEIROS DOS TESOUROS AE EMCIIMA SEM NAO TER VISTO OU AO MENOS CRE NO Q ESTA ESCRITO
AI DOS Q LEEM O TESTEMUNHO ESCRITO DA MAO DO SERVO E USA MEU IRMAO COMO DEUS CRIADOR
AI DOS Q DIZEM PRO ESPIRITO SANTO DIZENDO SER EU
AI DOS Q NAO VIRAO DEUS FAZER UM TRONO APOS A MORTE DA PRIMEIRA ESTRELA Q ANT
ISRAEL DO DEUS DO IMPOSSIVEL
21 de junho de 2018 at 0:36
DE ELE SENTAR NO TRONO ME PROMETEU UMA PROMESSA Q NAO AGUENTO MAIS VIVER SEM VER ELA C CUMPRIR
EU SOH QUERO Q VCS FEXHEM OS OLHOS PRA OPINIOES DE QM LIMPA A BUNDA E OLHA PRA MINHA FEH EH IGUAL A FEH D VCS SM
ISRAEL DO DEUS DO IMPOSSIVEL
21 de junho de 2018 at 0:49
MINHA FEH NASCEU ANTES DE EU TER CARNE MINHA FEH VONTARA D ONDE VIM EM FIM OLHA PRA VCS VEREM O Q LIDERES RELIGIOSOS NAO SABEM E NUNCA SOUBERAM PQ SAO SOBERBOS NAO EH ATOA Q NAO SAI DO ALTAR PQ AMA DEUS PELO Q FAZ NAO PELO Q ELE EH ELES AMAM SER HERDEIROS DO Q EH MEU ME HUMILHANDO E OFENDENDO MEU TESTEMUNHO SAO TODOS DA BOKA PRA FORA JESUS NUNCA FALO QM EH O SERVO ? PQ JESUS ERA SENHOR COM MEU PAI DESDO TEMPO DE ABRAAO ELE Q AJUDOU NOS NO DESERTO E TODOS INIMIGOS DO MEU IRMAO EH MEUS INIMIGOS E OS PUXA SACO DELE PRA ME APEDREJAR SERAM INIMIGOS DELE BOA SORTE QUEM NAO SABE O Q EH ISRAEL Q FALO PRA MOISES O Q TINHA NO EGITO ISRAEL
VEIO OS ANJOS A MANDO DO PAI CELESTIAL PRA C PASSAR POR MIM E FAZER VCS ME TIRAM ESTE FARDO ME SINTO MAIS CULPADO DO Q TUDO POR CADA LAGRIMA D CADA ROSTO DE TODAS AS GERAÇÃO JUSTO PRIMEIRO SER O ULTIMO DOS SERVOS PRA APRENDER Q QUANDO VOLTAR A SER PRIMEIRO NAO ABRI A BOKA PRA MIM FALAR Q SOU DEUS TODO PODEROSO O Q EH MOTIVO DE ALEGRIA PRA VCS SALVAÇÃO ETERANA PROCUREM A MAO DE VCS QUANDO TIVEREM NA BUNDA E PENSAM EM AMAR DEUS NESTAS HORAS EH ASSIM Q ME SINTO VIVENDO AQUI NA CARNE IGUAL LEVITA SEM MINHAS ASSAS E AINDA SEM IDENTIDADE O PAI TA MISERICORDIOSO D MAIS ROUBAM ATE MEU NOME O Q ELE ME PROMETEU OUTRO ROUBA MINHA PRIMOGENITURA E VENDE PRA QM NEM SABEM A ONDE ESTA O HOMEM Q BRILHA 7 VEZES MAIS Q O SOL VCS SERAO REDUZIDOS A POH POR FAZER DO MEU PAI CELESTE UMA IMAGEM DO MEU IRMAO MACHUCADO PRA TIRAREM SERVO ISRAEL DA BIBLIA E COLOCAR POVO DE ISRAEL NAÇAO ISRAEL FILHOS DE ISRAEL VC NAO SAO EU O PRIMOGENITO TRAIDO PELO PAI REJEITADO AOS 4 D IDADE MOLESTADO AOS 5 E COM 30 ANOS O BARBUDO ME APARECE QUANDO PRETENDO DAR CABO DA MINHA VIDA VOU FAZER COMO CARINHO NO MEU PAI IGUAL UMA BARATA
Josival borges
15 de dezembro de 2018 at 19:25
A paz do senhor, a melhor coisa é servir para o reino de Deus todo poderoso,que nós sejamos o canal de bença para outras vidas fazer uma aliança com o jesus cristo