Adultos - CPAD
O perfil bíblico de um líder
LIÇÃO – 106 – 06 de julho de 2014
TEXTO AUREO
“E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e, por meio de nós, manifesta, em todo lugar o cheiro do seu conhecimento”. II Co 2.14
VERDADE APLICADA
A capacidade de liderar é dada por Deus. Preparar-se é um dever de todo aquele que lidera.
OBJETIVOS DA LIÇÃO
1. Mostrar que um líder é aquele que se relaciona em três dimensões distintas;
2. Apresentar o impacto causado por um líder nessas três dimensões;
3. Demonstrar as qualidades pessoais indispensáveis de um líder.
TEXTOS DE REFERÊNCIA
I Sm 17.48-51
INTRODUÇÃO
Neste trimestre, estudaremos sobre liderança e o que é necessário para entendê-la e praticá-la. Nesta lição, falaremos biblicamente sobre o perfil geral de um líder. Há pelo menos três dimensões de vínculos relacionais que tornam uma pessoa líder em alguma coisa. O líder relaciona-se com pessoas, com a organização e consigo, vejamos de maneira concisa e prática como essas dimensões se desenvolvem.
I. O líder em relação às pessoas
A palavra líder procede do inglês (leader) que tem, como significado, aquele que pastoreia, isto é, um pastor ou aquele que lidera. Dessa maneira, um líder é alguém que guia ou conduz pessoas a algum lugar para realização de um propósito (Jo 10.3-4). O líder é aquele que sabe para onde vai. Daí se pressupõe que um líder é alguém que sabe o que está fazendo, principalmente quando diz respeito ao bem estar das pessoas.
Um líder inspira através de seu exemplo
Quer aceitemos ou não, somos influenciados uns pelos outros. Influenciar exige esforço, boas ideias e muitos riscos. Na verdade, ninguém deseja seguir as ideias de um derrotado. Por isso, líderes precisam ser inspiradores, ter ousadia e, acima de tudo, coragem. Davi foi o primeiro homem a derrotar um gigante em sua geração. Sua coragem e ousadia inspiraram o tremente e acovardado exército de Saul (I Sm 17.11). O que fez Saul? Nada. Davi tinha unção, Saul também, mas unção sem atitude não forma um líder. Um líder é diferente de um chefe. Enquanto um dá as ordens, o outro inspira e motiva através de seu exemplo (I Pe 5.2). Influenciar o outro exige esforço, porque, na vida, tudo o que pode conduzir à vitória, requer empenho e dedicação, o que é dignificante (Jo 15.13).
O líder influencia na tomada de decisões
Tomar decisões acertadas envolve conhecimento, experiência, coragem, riscos, perdas ou vitórias. Um líder é uma pessoa decidida, próativa, firme e imparcial na tomada de decisões com relação a um grupo, família, igreja, etc. Nada é corrigido sem liderança. (1Co 4.17) Quando algo está errado, é para ser tratado e corrigido. É preciso ter coragem para confrontar e isso, até mesmo em família. A postura de liderança de Davi foi decisiva para trazer vitória aos hebreus. E, depois que derrotou o primeiro gigante, outros foram inspirados a fazê-lo. Não importa a condição que exista, em qualquer situação, nada muda sem liderança. Reclamar não muda a situação, liderar sim! (I Sm 17.39-40;45-46)
Um líder conduz seu povo ao cumprimento de metas
Todo líder deve ter visão (Gn 13.14), sem visão, ninguém chega a lugar algum. Porque a visão nos leva a um destino, e, líder sem alvo é povo sem destino. Ser líder é ter essa chama acesa e contagiar outros através dela. A alegria de um líder são os seus liderados e o destino dos liderados depende da visão do líder (Nm 14.6-8). Que triste seria desperdiçar uma vida inteira sem descobrir o propósito pelo qual fomos criados. No relacionamento com pessoas o líder é alguém que exerce um papel especial para incentivar seus liderados a alcançarem suas metas (Sl 77.20). Apesar de estarmos falando no perfil geral de liderança, não estamos esquecidos de que, no Reino de Deus, todo líder tem o compromisso de ser um servo, logo uma característica indispensável no líder cristão é a humildade. Essa é a maior virtude de um líder: ser servo. (Jo 13.14-17)
II. O líder em relação à organização
Uma organização se refere a um grupo de pessoas, uma instituição ou órgãos que sirvam à determinados interesses. A isso incluímos à igreja local, evidentemente (ICo 12.14-20). Um líder, em relação a uma organização, é alguém que pode atuar de diferentes maneiras, pois devemos reconhecer que existem qualidades que caracterizam bons líderes.
Bons líderes organizam
Os líderes não existem para manter as coisas, a função de um líder é sempre melhorá-las. Bons líderes tomam decisões que produzem crescimento e qualidade, mesmo que isso não agrade a muitos. Agradar a Deus nem sempre é agradar ao povo. Casa que não tem liderança vira bagunça! Observe o conselho de Paulo ao jovem pastor Tito: “Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam, e de cidade em cidade estabelecesses presbíteros, como já te mandei” (Tt 1.5). Tito não estava em Creta, para realizar cultos, ele foi enviado para “colocar as coisas em ordem”. Sem liderança nada será corrigido.
Bons líderes administram
Administrar é exercer autoridade de acordo com as regras, mas também significa servir alguém ou ainda gerir. Uma palavra muito comum para referir-se à administração no grego do Novo Testamento é “oikonomia”. Essa palavra faz parte do vocabulário do português na forma de “economia”. Mas “oikonomia” é formada por duas palavras “oikos” que significa casa e “nomos” que significa regra, princípio e norma. Logo, economia refere-se à administração de um lar ou dos afazeres de um lar. Líderes são pessoas que cuidam de administrar a casa de Deus com todos os recursos a eles confiados. Para que alguém possa ser recomendado como um líder na casa de Deus deve dar provas da sua administração doméstica. Caso ele não prove ser bom administrador do seu lar, fica a pergunta: “pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?” (l Tm 3.4-5; Tt 1.6-7).
Bons Líderes trabalham com propósitos e unidade
Resultados não acontecem sem planejamento, sem trabalho, ou sem foco. Um líder deve estabelecer metas a curto, médio, e longo prazo para ser bem sucedido (Lc 14.28). Sucesso só vem antes de trabalho no dicionário. O êxito de um líder é o êxito de sua equipe de liderados que cooperam com ele. Mas, para que isso aconteça, todos devem falar uma mesma língua e focalizar um mesmo objetivo. Podemos considerar a torre de Babel como um grande trabalho de equipe (Gn 11.1-4). Embora seus desígnios fossem maus perante Deus, o próprio Deus considerou que a unidade é produtiva. “E disse o Senhor: “Eles são um só povo e falam uma só língua, e começaram a construir isso. Em breve nada poderá impedir o que planejam fazer” (Gn 11.6).
III. O líder em relação a si mesmo
Vimos acima que um líder é alguém que se relaciona com pessoas e com coisas (administrativas). Agora, porém, veremos que os relacionamentos chegam a uma dimensão intrapessoal. E quem sabe, seja esse o principal requisito, visto que envolve o possuir de uma imagem e a relação do equilíbrio consigo (Rm 14.7).
Um bom líder deve ser fiel à visão recebida (I Co 11.23a)
Um líder deve ser fiel a visão recebida. A visão é sua respiração, é quem o motiva a acordar mais cedo, ela é seu destino. Os líderes são possuídos pelo futuro, pelo senso de direção, eles não vivem só o presente. O que dizia Jesus? Meu reino não é deste mundo. Ele estava aqui, seu pensamento e alvo não. Até hoje, muitos não compreendem porque Paulo e Silas cantavam enquanto eram chicoteados. Eles tiveram uma visão do futuro, viviam e respiravam através dela, sabiam que havia algo tão maravilhoso que o viver aqui lhes era de pouca importância (Fp 1.2). É lastimável quando vemos pessoas morrendo por coisas efémeras, porque jamais tiveram um vislumbre das coisas eternas (2Co 12.1-4).
Um bom líder busca seu próprio crescimento
Alguém que se considera vocacionado para uma determinada liderança deverá se preparar para o seu exercício, ou caso já exerça, deverá buscar, a cada dia, o crescimento (II Pe 1.5). Isso inclui investimento, tempo, aprendizado, erros e acertos. Lembremos o exemplo de Davi, que cresceu e tornou-se popular ao derrotar a Golias, depois se tornou oficial do exército de Saul e continuou crescendo mesmo numa caverna escura, onde encontrou forças para liderar um bando de homens endividados e amargurados de espírito, transformando-os em grandes heróis (I Sm 22.2). Davi cresceu mais, e foi crescendo até tornar-se o rei de todo o Israel. Vemos, em Davi, um homem de contínuo crescimento. Todavia, ele jamais foi um homem obcecado pelo poder.
Um Bom líder possui satisfação pessoal
Como pode uma pessoa que vive em conflito consigo mesma liderar a outros? As pessoas querem seguir quem lhes traga soluções e não problemas. Quem tem uma imagem de si mesmo desequilibrada e ou sentimentos negativos de mágoa, vingança, etc, terá dificuldade de influenciar outros e permanecer liderando. Você consegue pensar em algum líder que não tenha autoestima, que não seja entusiasmado? É muito difícil não é? Assim, quem lidera deve ser uma pessoa que se ame, ame imensamente o ser humano, e que se satisfaça em conduzi-lo também a satisfação. Pense em como Davi transformou muitos fugitivos, desacreditados, amargurados em heróis (ISm 22.2). Davi era um perito soldado, mas descobriu homens valorosos e com capacidade de guerra muito acima das que ele mesmo possuía. Davi soube honrá-los, soube ser generoso para com eles, e tantos outros que jamais saberemos seus nomes. Daí se conclui facilmente que a satisfação de um líder é a satisfação simultânea de seus liderados, visto que trabalham para uma meta em comum.
CONCLUSÃO
Biblicamente, por princípio Divino, toda a liderança procede de Deus ( Rm 13.1). Esteja onde estiver, seja igreja ou empresa, etc, a liderança deve ser uma forma de pôr, em movimento, os dons recebidos de Deus. Tais dons e aptidões devem servir para que outros possam atingir seus objetivos, a fim de glorificar a Cristo Jesus.
Postado por: Pb. Ademilson Braga