Connect with us

Adolescente - CPAD

O novo nascimento e a justificação

Publicado

em

EBD – Adolescentes – EDIÇÃO: 164 – 1º Trimestre – Ano: 2024 – Editora: CPAD

LIÇÃO – 08 – 25 de fevereiro de 2024

TEXTO BÍBLICO

João 3.3-8; Romanos 5.9.10.

DESTAQUE

“Ele nos salvou porque teve compaixão de nós, e não porque nós tivéssemos feito alguma coisa boa. Ele nos salvou por meio do Espírito Santo, que nos lavou, fazendo com que nascêssemos de novo e dando-nos uma nova vida.” Tito 3.5

LEITURA DEVOCIONAL

Segunda-feira – Jo 3.3
Terça-feira – Gl 6.15
Quarta-feira – II Co 5.17
Quinta-feira – Rm 3.28
Sexta-feira – Rm 5.9
Sábado – G12.17

I. O QUE É NOVO NASCIMENTO?

No texto bíblico base da nossa lição, Lemos um trecho da conversa entre Jesus e Nicodemos. Este era um importante mestre da Lei e marcou um encontro particular com Cristo. Nosso Senhor falou a respeito da necessidade de nascer novamente como uma exigência para poder entrar no Reino de Deus (Jo 3.1-8). Mesmo sendo um grande conhecedor das Escrituras, Nicodemos ficou intrigado com esse ensinamento e fez muitas perguntas a respeito. E você, sabe dizer com suas palavras o que é ‘nascer de novo’? O milagre do novo nascimento é instantâneo. Ele também é chamado de Regeneração. É uma ação sobrenatural do Espírito Santo, que transforma a vida do indivíduo que aceita Jesus como único e suficiente salvador. A regeneração acontece quando a pessoa crê na Palavra de Deus e se arrepende dos seus pecados (I Pe 1.23; I Jo 5.11-13).
A Bíblia traz muitos exemplos de pessoas que foram regeneradas espiritualmente. Elas deixaram a vida antiga para trás (II Co 5.17). São exemplos: Maria Madalena, a mulher que tinha sete demônios e, após convertida, tornou-se uma fiel seguidora do Senhor (Lc 8.2); Pedro, o pescador instável, foi transformado em apóstolo (Mc 14.67,68; At 3.2,6); há também Paulo, o fariseu perseguidor da Igreja, que se tornou um vaso escolhido para ser um grande missionário (At 9.13-15), dentre muitos outros. O que eles tinham em comum? A aliança com Cristo. Experimentaram o milagre de nascer da água e do Espírito uma vez e isso trouxe impacto para o resto de suas vidas. O que aprendemos com esses exemplos? Mediante o novo nascimento a pessoa abandona a velha maneira de viver e passa a ser controlada pelo Espírito Santo de Deus, permitindo, assim, nascer o fruto do Espírito (Gl 5.22-23). Em nossa vida não é diferente.

II. JUSTIFICADOS DIANTE DE DEUS

1- Entendendo a justificação. A justificação é um dos aspectos da salvação. Mas você sabe o que isso significa? A Justificação é o “ato de declarar justo. [É como um] Processo Judicial que se dá junto ao Tribunal de Deus, através do qual o pecador que aceita a Cristo é declarado justo” (Dicionário Teológico’). Ou seja, somos justificados quando nos tornamos aceitos por Deus. Mas como isso acontece? A Justificação, de fato, ocorre através de uma sentença feita pelo próprio Deus. Mas atenção! Essa aceitação divina do pecador como um justo não declara que o homem nunca errou, mas que a justiça de Deus está cumprida e, por isso, o pecador passa a ser considerado justo (Rm 3.24-26).
2- Para além do perdão. A justificação concretizou-se pelo derramamento do sangue de um inocente (Is 53.4-6; Rm 5.9). Ela só é obtida exclusivamente pela fé em Jesus Cristo (Rm 3.28). A Justificação é mais que um mero perdão. O criminoso perdoado, ou anistiado, continuará criminoso. Mas se Deus o justificar, ele se tornará justo (Rm 8.1).

III. NOVO NASCIMENTO X JUSTIFICAÇÃO

Existem várias diferenças entre a novo nascimento e a justificação. Nesta lição, veremos apenas duas, para distinguir melhor esses aspectos da nossa salvação.

1- Transformação radical de status. Com o novo nascimento, Deus transforma a natureza moral do pecador. Por exemplo, a pessoa que tinha o hábito de mentir, não irá fazê-lo mais (Ef 4.25). Ou se alguém praticava furtos, não mais furtará (Ef 4.27-31). Com a justificação é diferente; nesse caso, o mentiroso e o ladrão são declarados justos diante de Deus, sendo libertos da condenação. Assim, a pessoa que foi salva em Jesus Cristo não só é perdoada e transformada em nova criatura (regeneração), mas Deus realiza nela uma mudança espiritual, passando a considerá-la justa. Ou seja, ela é aceita por Deus, por causa da graça de Jesus. É preciso ressaltar; não é que Deus ache que a pessoa não fez nada errado. Deus conhece os erros do passado, mas aceita o pecador porque Jesus pagou o preço pela redenção dele.
2- O cancelamento da culpa. No novo nascimento, o Espírito Santo promove uma limpeza regeneradora e restauradora (Tt 3.5). Ou seja, o Senhor Deus tira toda a sujeira do pecado que estava sobre o homem, renovando-o por dentro. Mas com a justificação, a culpa perante Deus, que o pecador carregava, deixa de existir, devido ao ato de redenção do Senhor Jesus. A Bíblia diz que os justificados pela fé têm paz com Deus (Rm 5.1), pois tirada a inimizade, surge a paz pela presença do Espírito. Viver carregando uma culpa é algo terrível. Quem está nessa condição não consegue ter paz; ela gera um remorso que corrói, abate, tira as energias vitais. Como resolver isso? Sendo aceito (justificado) aos olhos do Senhor, pois, assim, Ele concede paz com Deus, consigo e com o próximo.

CONCLUSÃO

Regeneração e justificação fazem parte do presente do Altíssimo para as pessoas que se arrependem de seus pecados e voltam-se para Jesus Cristo. A salvação é uma completa mudança de vida.

 

 

 

Postado por: Pr. Ademilson Braga

Fonte: Editora CPAD

 

 

 

 

 

Compartilhe!
Clique aqui para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos

Copyright © Seara de Cristo - Todos os direitos reservados