Artigos
O mundo precisa da verdade
Estamos vivendo uma época de profunda incoerência. Isso significa que há pouca verdade e muita maquiagem em tudo o que vemos. É comum ouvirmos discursos que são bem elaborados, mas que, no fundo, nos intrigam por parecerem destoar do mundo real. As pessoas não se importam de se apresentar de uma forma e agir nos bastidores de outra, conquanto esse ato pessoal muitas vezes seja prejudicial para toda a sociedade. E o pior de tudo isso é que muitos dessa sociedade engodada e traída, que têm poder para mudar as coisas, discernem plenamente o disfarce, mas, em vez de denunciá-Io, preferem fazer que não o vêem, dissimulam, deixam para lá. E assim o mundo segue, cultivando a hipocrisia dia após dia.
Os governantes mentem. Médicos mentem. Professores mentem. Jornalistas, que deveriam ter compromisso com a verdade, não poucas vezes também mentem. As instituições publicam inverdades. Estamos em uma sociedade ilhada pela mentira. As pessoas estão clamando pela transparência. Querem ser libertas, salvas desse oceano de palavras e atos sem sentido.
No entanto, o mundo só deixará de acariciar o falso em seu seio, como sendo este uma necessidade, quando atinar para a mensagem libertadora do Evangelho. Só esta mensagem faz com que encaremos a nós mesmos como realmente somos; reconheçamos nossa dependência de Deus; abandonemos seriamente o que destrói e entreguemos nos à verdade sem reservas, dispostos a experimentar todas as implicações deste ato.
É difícil as pessoas de hoje, que não conhecem Jesus e foram criadas nesta sociedade que tem a mentira como um de seus esteios, compreender como uma pessoa pode ser transformada pelo poder do Evangelho. Procuram logo uma razão que não seja a espiritual: sugestão mental, distúrbio psicológico etc. Simplesmente não aceitam a Verdade.
Teimam em achar que a mudança pela qual este e aquele passaram é uma mentira, porque tudo, no mundo em que vivem, é uma tremenda mentira.
Por mais que haja pressões para tentar desiludir os que se inclinam à mensagem do Evangelho, não há como deter o poder da Verdade. E a razão é simples: algumas pessoas não querem mais enganar e ser enganadas. Elas querem ser confrontadas pela verdade, porque sentem que só assim serão libertas.
Enquanto a sociedade ignorar a mensagem divina, nunca estará livre da mentira. Por isso que milhares de pessoas têm se voltado para o Evangelho. Elas estão cansadas de serem enganadas. Não suportam mais placebos ou paliativos. “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará… Se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”, Jo 8.32,34. O mesmo que proferiu essas eternas e revolucionárias palavras foi quem afirmou sobre si mesmo: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém chega ao Pai, a não ser por mim”, Jo 14.6. O mundo precisa da Verdade. O mundo precisa de Jesus.
Postado por: Pb. Ademilson Braga