Connect with us

Adultos - Betel

O Mestre por excelência que se fez Servo

Publicado

em

EBD – Adultos – EDIÇÃO: 162 – 1º Trimestre – Ano: 2023 – Editora: BETEL

LIÇÃO – 08 – 19 de fevereiro de 2023

TEXTO ÁUREO

“E, chamando outra vez a multidão, disse-lhes: Ouvi-me, vós todos, e compreendei.” Marcos 7.14

VERDADE APLICADA

É fundamental que as verdades e os princípios dos ensinamentos de Jesus Cristo dirijam Todas as áreas da vida dos discípulos de Cristo.

TEXTOS DE REFERÊNCIA

Marcos 1
9- E aconteceu, naqueles dias, que Jesus, tendo ido de Nazaré, da Galiléia, foi batizado por João, no Jordão.
10- E, logo que saiu da água, viu os céus abertos e o Espírito, que, como pomba, descia sobre ele.
11- E ouviu-se uma voz dos céus, que dizia: Tu és o meu Filho amado, em quem me comparo.
12- E logo o Espírito o impeliu para o deserto.
13- E ali esteve no deserto quarenta Dias, tentado por Satanás. E vivia entre as feras, e os anjos o serviam.
14- E, depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galileia, pregando o evangelho do reino de Deus.

LEITURAS COMPLEMENTARES

Segunda-feira – Mc 2.2
O Servo tinha prazer em ensinar.
Terça-feira – Lc 2.52
O Servo cresceu em sabedoria a grata.
Quarta-feira – Jo 13.13
O Servo era também Mestre e Senhor.
Quinta-feira – I Co 1.30
O Servo e a fonte de sabedoria.
Sexta-feira – Cl 2.3
O Servo e os tesouros da sabedoria.
Sábado – Tg 3.17
A sabedoria do Servo vinha do alto.

INTRODUÇÃO

Observaremos na lição de hoje que, ao proferir Seus magistrais ensinamentos, o Filho de Deus trouxe esperança e renovo a muitos, mostrando ser o Mestre dos mestres.

I – O SERVO QUE OFERECIA ESPERANÇA

Nos evangelhos podemos observar Jesus como um valoroso Mestre. Podemos dizer que Ele foi o maior Educador que já viveu nesta terra. A par desta certeza podemos observar que o evangelho de Marcos está repleto de Seus ensinamentos, discursos e parábolas. Jesus ensinava e oferecia esperança através do Seu ensino em cada um dos dezesseis capítulos deste evangelho.

  1. O Servo oferece um novo ensino de esperança.O evangelho de Marcos é uma narrativa em que os atos a os ditos do Servo compõem temas fundamentais para que os seguidores do Filho do Homem possam identificá-lo como Mestre. Assim, Marcos apresenta uma abordagem motivadora sobre um novo começo marcado por um anúncio alegre e esperançoso: “E, depois que Joao foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galileia, pregando o evangelho do Reino de Deus:” (Mc 1.14). O texto mostra e aponta para o reconhecimento dos ensinamentos de Jesus sobre a proclamação do Reino e a chamada a uma nova vida sob nova perspectiva.
  2. O Servo oferece um ensino de esperança aos desesperançados. Acompanhando o itinerário do evangelho de Marcos fica evidente que, infelizmente, os líderes religiosos de Jerusalém praticamente não fizeram nada diante da situação de miséria do povo, ao contrário, o comportamento deles procurava os seus próprios encantos (Mc 7.6). Contrariando essa maneira de pensar, Jesus diz: “Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos:” (Mc 10.45). Assim o evangelho de Marcos esclarece que o Mestre veio ensinar, solidarizar-se e libertar as pessoas oprimidas e excluídas pelo sistema religioso de Israel.
  3. O Servo veio trazer esperança aos nossos corações. Nos dias de Jesus, a dominação romana, com seus altos impostos a seu controle sobre tudo e sobre todos, fazia com que Israel vivesse um caldeirão de problemas: “E o rei entristeceu-se muito; todavia, por causa do juramento e dos que estavam com ele mesa, não lhe quis negar. E, enviando logo o rei o executor, mandou que lhe trouxessem ali a cabeça de João. E ele foi e degolou-o na prisão.” (Mc 6.26- 27). Outro agravante nestes dias era a preponderância do sistema religioso de Israel que tornava a vida do povo hebreu precária: “Em vão, porém, me honram, ensinando doutrinas que são mandamentos de homens.” (Mc 7.7). Nessa desordem Jesus aparece para ensinar e combater a hipocrisia e trazer esperança para com os fracos e oprimidos. Paulo em sua Carta pastoral a Timóteo descreve o Servo como: “esperança nossa” (I Tm 1.1).

II – O SERVO QUE OFERECIA INSTRUÇÃO

Optamos por incluir em nosso estudo os ensinamentos de Cristo, segundo o evangelho de Marcos, de modo a apresentar Sua sabedoria em Seus atributos estrutural, literário e teológico. Seria preciso não perder de vista que a narrativa deste evangelho deixa transbordar o autoconhecimento, demonstrado por Cristo Jesus até o momento da Sua morte.

  1. O Servo possuía uma sabedoria que veio do alto.Da sempre oportuna visita aos dicionários da língua portuguesa, podemos visualizar que a sabedoria remete ao conhecimento de algo, ser instruído, saber, razão. Neste trajeto de compreensão é bom que se diga que a sabedoria humana é defeituosa, porque nós não sabemos tudo. Já a sabedoria de Jesus é distinta da sabedoria humana. Marcos nos faz ver que Jesus foi um homem muito sábio, porque cultivou estes conceitos e experimentou esta verdade: “Entraram em Cafarnaum, e, logo no sábado, indo ele à sinagoga, ali ensinava.” (Mc 1.21). Assistimos neste evangelho que Jesus ofereceu respostas e ações prudentes a todos que o confrontavam (Mc 12.38).
    2. O Servo possuía uma Sabedoria jamais vista. Jesus implementou um trabalho itinerante, durante o seu ministério terreno. Podemos enxergar que a missão de Jesus era o anúncio da Palavra de Deus, isto é, a construção do Reino de Deus: “E, depois que Joao foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galileia, pregando o evangelho do Reino de Deus e dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho.” (Mc 1.14- 15). No texto vemos que Jesus percorria toda a Galileia desenvolvendo o ministério da Palavra através da pregação e ensino. Marcos relata que o Servo ensinava, ou seja, instruía os Seus ouvintes, expondo que Ele veio para chamar os pecadores a não os justos (Mc 2.17).
    3. A sabedoria do Servo prevalecia sobre a sabedoria dos sábios judeus. Jesus não perdia tempo com os líderes religiosos (Mc 2.23-28). Jesus tinha o entendimento de que era preciso ensinar a Palavra de Deus (Mc 1.21-22). Como um bom Servo obediente que era Jesus compreendia ter um desígnio de Deus (Mc 1.38). E por isso que seguindo a trilha deixada pelo Servo não podemos parar de ensinar a Palavra de Deus: “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.” (Mc 16.15).

III – A SABEDORIA INQUESTIONÁVEL DO SERVO

Não temos medo de errar ao dizer que todos quantos desejam exercer um ministério com excelência devem olhar para o Servo, o Mestre dos mestres. Vemos no evangelho de Marcos que Jesus com Sua pedagogia única fazia com que todos ficassem admirados e o coração deles transbordasse de amor com tom de ternura em Sua voz a uma certeza de que Suas palavras eram inquestionáveis.
1. O Servo ensinou como receber o Reino de Deus. O evangelho de Marcos em sua composição deixa transparecer em suas páginas que qualquer um que ouvisse os ensinos de Jesus ia embora com a impressão de ter ouvido uma palavra do próprio Deus. Marcos relata que em um de Seus ensinos Jesus querendo nos ensinar como receber o Reino de Deus, Ele usa um exemplo de uma criança como modelo de submissão, por uma criança ser graciosa a dependente do seu pai (Mc 10.13-16). Para Jesus assim que devemos ser, dependentes e humildes como uma criança, reconhecendo diariamente que necessitamos da sabedoria do nosso Pai Celestial.
2. O Servo ensinou como servir. Não é difícil perceber que o ensinamento de Jesus era prático e chamava as pessoas à ação. Por estes ensinamentos objetivos, Jesus foi chamado abundantemente de Rabi e Senhor, evidenciando que o povo o respeitava como Mestre. Em um de Seus ensinos, Ele nos convoca a sermos servos, assim como Ele foi: “E ele, assentando-se, chamou os doze e disse-lhes: Se alguém quiser ser o primeiro, será o derradeiro de todos e o servo de todos.” (Mc 9.35). O gesto de lavar os pés dos Seus discípulos mostrou como Ele não veio para essa vida para buscar glória para si: “Levantou-se da ceia, tirou os vestidos e, tomando uma toalha, cingiu-se. Depois, deitou água numa bacia e começou a lavar os pés aos discípulos e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.” (Jo 13.4-5). Podemos dizer que como um bom Servo Jesus seguiu o caminho da humilhação, da rejeição a serviu a todos que foram até Ele.
3. O Servo ensinou a ofertar. Temos de nos situar que os textos bíblicos que tratam a respeito das ofertas e dízimos estão atrelados com justiça, misericórdia e fé. Como nos mostra o texto, o Servo como um bom observador nota o ato de uma pobre viúva ter ofertado tudo o que tinha: “Vindo, porém, uma pobre viúva, deitou duas pequenas moedas, que valiam um quadrante.” (Mc 12.42). Como de costume o Servo aproveita esta ação da viúva pobre para ensinar uma lição valiosa a todos nós. Ele nos ensina a não sermos seduzidos pelos bens materiais. Podemos reparar que aquela pobre viúva ofertou tudo que ela tinha, duas pequenas moedas. Ao passo que os outros doaram o que lhes sobejava.

CONCLUSÃO

Ensinar era algo que estava no coração do Servo. Para conduzir nossa tese, podemos ver entre os evangelhos que a maior parte do Seu ministério foi ocupada pelo ensino. Neste trajeto nosso Senhor Jesus ofereceu tamanha nobreza ao ministério do ensino como ninguém jamais havia feito.

 

 

Postado por: Pr. Ademilson Braga

Fonte: Editora Betel

 

 

 

 

Compartilhe!
Clique aqui para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos

Copyright © Seara de Cristo - Todos os direitos reservados