Adultos - Betel
O Deus Onisciente, Onipresente e Onipotente
EDIÇÃO: 77 – 2º Trimestre – Ano: 2021 – Editora: BETEL
LIÇÃO – 12 – 20 de junho de 2021
TEXTO ÁUREO
“Senhor, tu me sondaste e me conheces.” Salmo 139.1
VERDADE APLICADA
Conhecer os atributos de Deus aumenta nossa fé, desperta para O buscarmos em todo o tempo e nos move a uma vida de adoração.
TEXTOS DE REFERÊNCIA
Salmo 139
2- Tu conheces o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento.
4- Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó Senhor, tudo conheces.
7- Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da tua face?
8- Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no Sheol a minha cama, eis que tu ali estás também;
15- Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra.
16- Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe, e no teu livro todas estas coisas foram escritas, as quais iam sendo dia a dia formadas, quando nem ainda uma delas havia.
LEITURAS COMPLEMENTARES
Segunda-feira – I Rs 8.27
Deus não pode ser contido por coisa alguma.
Terça-feira – Jó 9.4
Deus é poderoso em forças.
Quarta-feira – Jó 37.23
Deus é grande em poder.
Quinta-feira –Sl 44.21
Deus conhece os segredos do coração.
Sexta-feira –Mt 28.20
Deus está conosco todos os dias.
Sábado-feira –Hb 13.5
Deus nunca nos deixa, nem nos desampara.
INTRODUÇÃO
A Palavra de Deus Pnão deixa dúvidas concernentes à existência de Deus e procura apresentar atributos que são exclusivos dEle. Tais revelações aumentam nossa fé, temor e interesse em conhecê-Lo cada vez mais.
I – DEUS ONISCIENTE
A expressão “onisciência” é composta por dois termos: “omni” – tudo ou toda; e, “scire” – saber, conforme Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. Trata-se da designação de uma das qualidades da natureza de Deus – seu “conhecimento ilimitado”. Deus possui o conhecimento cperfeito e absoluto.
1. Deus sabe todas as coisas. E não há criatura alguma encoberta diante dele. Todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele a quem havemos de prestar contas (Hb 4.13; Mt 6.8). “O inferno e a perdição estão perante o SENHOR; quanto mais os corações dos filhos dos homens!” (Pv 15.11). A onisciência faz Deus ouvir e entender as nossas orações feitas só com gemidos, com lágrimas e em pensamentos, ou ainda, quando não se consegue expressar nenhuma palavra. A onisciência faz Deus saber a intenção do nosso coração (Mt 5.28; Rm 8.27). Porque Ele examina, perscruta se somos verdadeiros adoradores, se a nossa espiritualidade é real, ou ainda, quando pedimos perdão, se há contrição e quebrantamento de coração (Sl 51.17).
2. Deus possui todo o conhecimento. Deus possui todo o conhecimento que existe. Nada lhe pega de surpresa. Ele conhece o antes e o depois, pois Ele é o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim (Ap 1.8). O Seu conhecimento não tem limite (Sl 147.5). Antes que os montes nascessem, ou que formasses a terra e o mundo, de eternidade em eternidade Ele é Deus (Sl 90.2). Deus entende todas as coisas e tem toda sabedoria, Ele conhece cada detalhe da sua criação (Jr 10.12). Nós não entendemos o agir de Deus, pensamos até que Ele não está agindo, mas Ele trabalha em silêncio. Nada escapa ao conhecimento de Deus, nem o que acontece aparentemente longe (além, abismo), nem o que acontece aparentemente perto (dentro do coração do homem)
3. Nada passa despercebido aos olhos de Deus. Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons (Pv 15.3). Não há nada desconhecido. Deus sabe todas as coisas que podem ser conhecidas e nada há que Ele não saiba explicar, Ele presencia tudo e nada o surpreende ou lhe pega de surpresa. Nada há que se esconda diante da Sua onisciência (Mt 10.29-30; Sl 101.6). Nada há escondido que não venha a ser revelado, nem oculto que não venha a se tornar conhecido. As pessoas se enganam, mentem, cometem injustiças e fazem maldades pensando que ficarão impunes, mas se esquecem que existe um Deus que tudo vê e tudo cobrará, nada passará oculto aos Seus olhos (I Pe 3.12).
II – O DEUS ONIPRESENTE
Aquele que está presente em toda parte ao mesmo tempo. Deus não está sujeito às limitações do ser humano, o ser humano é finito e só vai a onde consegue ir fisicamente. Deus vai além dos limites dos seres humanos. Myer Pearlman: “Imensidade é a presença de Deus em relação ao espaço, enquanto onipresença é sua presença em relação às criaturas”.
1. Deus é Espírito e não há barreiras para O conter. Deus é Espírito (Jo 4.24). É imaterial, e, portanto, não pode ser visto pelos olhos físicos, e nem pode ser representado. Deus só pode ser compreendido espiritualmente (I Co 2.14-15). A locomoção de Deus não está limitada, Ele tem livre acesso até no infinito. Significa que Deus é infinito e está presente em todo tempo e em todo espaço, ninguém pode se esconder da Sua face. A presença de Deus está no lugar ou situação que houver necessidade. Deus não precisa se dividir nem se multiplicar. Em toda a criação onde quer que exista alguma coisa que dependa de Deus (tudo depende dEle), lá está Ele presente em toda a sua personalidade. Não há como fugir de Sua presença (Sl 139.7; Jr 23.24).
2. Ninguém pode se esconder de Deus. É impossível fugir de Deus, não existe lugar algum onde Deus não vai ou possa entrar para ver o que está acontecendo. Pois pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Deus não tem limites no tempo e no espaço. “Sou eu apenas Deus de perto, diz o SENHOR, e não também Deus de longe? Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? – diz o Senhor. Porventura não encho eu os céus e a terra? – diz o Senhor.” (Jr 23.23-24). É importante lembrarmos que o Senhor Deus, em Sua soberania e onipresença, não está em todos os lugares com o mesmo propósito, como, por exemplo no céu e na terra. Não significa que se relaciona em todos os lugares no mesmo sentido
3. Deus está presente em todos os lugares. Não adianta mudar de cidade, de estado ou de país para fugir de Deus. Não adianta pecar aqui e tomar um destino qualquer, pensando que Deus não está lá. Podemos esconder dos homens as nossas mazelas, mas não as escondemos de Deus. Não nos enganemos: Deus não se deixa escarnecer. Tudo que o homem semear, isso também ceifará (Gl 6.7)
III – O DEUS ONIPOTENTE
Aquele que pode todas as coisas, de forma completa e plena. “E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível.” (Mt 19.26). Não há tarefa que seja difícil para Deus. Difícil, impossível, não dá, não consigo, não posso, são palavras e expressões que não fazem parte do dicionário de Deus, mas do nosso.
1. Deus tem todo o poder no céu e na terra. Deus tem todo poder, tudo está na palma das Suas mãos, não há nada que Ele não possa fazer! Seu poder é total e não existe poder algum que possa se comparar com Ele (Gn 17.1). Deus tem liberdade e poder para fazer tudo que esteja em harmonia com sua natureza. Ele tira a vida e dá a vida. Ele ressuscita morto em estado de decomposição. Ele dá filho a mulher de noventa anos e homem de cem. Ele abre o mar. Ele faz o fogo não queimar. Ele faz leão jejuar. “Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder como a sua divindade, se entendem e claramente se veem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis.” (Rm 1.20).
2. Para Deus não há impossível. “Porque para Deus nada é impossível.” (Lc 1.37). Deus não tem restrição no que quer e precisa fazer. “Haveria coisa alguma difícil ao Senhor?” (Gn 18.14). “Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível” (Mt 19.26). Por ser infinito, o Senhor Deus é infinitamente poderoso para realizar todas as coisas. Deus mostra a Sua onipotência por meio do Seu poder de criar (Gn 1.1; Hb 1.3; Fp 3.20-21). O poder está em Suas palavras (Gn 1.3-6). “Ainda antes que houvesse dia, eu sou (…) operando eu, quem impedirá?” (Is 43.13)
3. Privilégio de poder estar à sombra do Onipotente. É nos dada a bênção de estar à sombra do Onipotente, desde que habitemos no esconderijo do Altíssimo (Sl 91.1). Este salmo expressa a segurança daqueles que confiam plenamente em Deus. Daqueles que se refugiam em Deus. Estar debaixo da proteção de Deus em tempos de perigo espiritual e físico, ter o conforto de quem tem o poder para enfrentar e destruir todo e qualquer inimigo. Paulo descreve aos efésios essa maravilha de declaração dada aos que habitam à sombra do Onipotente: “Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera.” (Ef 3.20)
CONCLUSÃO
O intelecto humano é pouco para alcançar o entendimento pleno dos atributos onisciência, onipresença e onipotência de Deus. Mesmo Deus tendo todos esses atributos, Ele decidiu se revelar ao ser humano e com ele se relacionar
Postado por: Pr. Ademilson Braga
Fonte: Editora Betel