Connect with us

Adultos - Betel

O Criador se relacionando com o ser humano

Publicado

em

EBD – Adultos – EDIÇÃO: 170 – 2º Trimestre – Ano: 2023 – Editora: BETEL

LIÇÃO – 03 – 16 de abril de 2023

TEXTO ÁUREO

“Eu te louvarei, porque de um modo terrível e tão maravilhoso fui formado” Salmo 139.14a

VERDADE APLICADA

Nós necessitamos de Deus. Mas é sempre Deus quem toma a iniciativa e busca o homem para se relacionar com Ele.

TEXTOS DE REFERÊNCIA

Gênesis 2

20 E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo animal do campo; mas para o homem não se achava adjutora que estivesse como diante dele.
21 Então o Senhor fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas e cerrou a carne em seu lugar.
22 E da costela que o Senhor Deus tomou do homem formou uma mulher; e trouxe-a a Adão.
23 E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada.

LEITURAS COMPLEMENTARES

Segunda-feira – Sl 8.1-9
Deus é glorificado nas Suas obras.
Terça-feira – Sl 139.13-17
A onipotência de Deus.
Quarta-feira – Ec 4.9-12
Melhor é serem dois do que um.
Quinta-feira – Lc 3.23-38
Genealogia de Jesus.
Sexta-feira – At 17.24-28
O Deus que fez o mundo e tudo que nele há.
Sábado – I Co 11.7-12
O homem é a imagem e glória de Deus.

INTRODUÇÃO

O ser humano ter sido criado à imagem e semelhança de Deus atesta que fomos criados para relacionamento com Deus e com o próximo. Veremos na presente lição a atenção e o cuidado do Criador em suprir as necessidades do homem em todas as dimensões, inclusive no que concerne ao relacionamento. Ainda hoje, necessitamos da providência divina em todas as áreas da vida.

I – A COROA DA CRIAÇÃO DE DEUS

Deus não fez o homem para que este vivesse para si mesmo. Deus o criou para que este vivesse com Ele e na alegria da glória dEle. Neste tipo de vida tudo na existência humana era plenamente abençoado.

  1. Uma perfeita criação para sua mais preciosa criatura.A criação foi feita e abençoada por Deus para o bem do homem. O próprio Deus aprova o que fez para o homem. Vemos isso quando lemos, ao término de cada etapa, a frase: “E viu Deus que era bom” (Gn 1.10, 12, 18, 21, 25). Ou seja, na forma sábia, bela e proposital como tudo foi feito, Deus queria o melhor para o homem e fez tudo para o nosso bem e para Sua glória. Mesmo após a queda, não podemos desprezar a beleza e sabedoria de Deus percebida em toda a Sua criação.
  2. Honra e dignidade na imagem e semelhança divina.Ser portador da imagem de Deus é o maior prestígio que o homem pode ter (Gn 1.27). Em Mateus 18.10, Jesus diz: “(…) os seus anjos nos céus sempre veem a face de meu Pai, que está nos céus”. Mas em nenhum lugar da Bíblia é ensinado que Deus tenha feito algum anjo à Sua imagem e semelhança. Ainda que tenhamos sempre a ideia de que os anjos sejam os seres mais especiais criados por Deus, é com o homem que Deus escolheu ter um relacionamento mais íntimo. Ter sido criado à semelhança de Deus dotou o homem de potencial que não se encontra paralelo em qualquer outra criatura terrena (Gn 1.26). Nossa dignidade essencial honra a glória de Deus.
  3. Abençoados para reproduzir a imagem de Deus. Gênesis 1.28 diz: “E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: “Frutificai, e multiplicai-vos”. A fertilidade e capacidade de se multiplicar foi um ato abençoador e glorioso de Deus. Deus é o único criador. O verbo hebraico bara’, que significa criar algo do nada, só pode ser atribuído a Deus. Ninguém, exceto Deus, pode criar algo do nada. Mas conquanto Deus seja o Criador, abençoou o homem para que ele fosse um procriador dos da mesma espécie de criatura à imagem de Deus. Os animais não podem procriar criaturas à imagem de Deus. Os anjos também não. Mas os homens sim.

II – DEUS: UM SER RELACIONAL

Todo este privilégio dado ao homem não se comparava ao propósito maior deles: nos relacionarmos de forma íntima com Deus.

  1. Criados de uma forma especial e admirável.“Eu te louvarei, porque de um modo terrível e tão maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.” (Sl 139.14). Deus nos fez de forma especial e admirável de duas formas: primeiro na forma como o primeiro homem foi criado. Deus fez todas as coisas pelo ordenar da Sua voz (Sl 33.6; Hb 11.3). Mas Adão foi feito pelas próprias mãos de Deus (Gn 2.7; Is 64.8). No nosso caso, descendentes de Adão, somos gerados no ventre da nossa mãe. Mas as mãos de Deus não estão fora disso. O salmista diz: “Pois possuístes os meus rins; entreteceste-me no ventre de minha mãe. (…) Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe” (Sl 139.13, 15-16).
  2. Relacionamento, intimidade e parceria. Deus falava diretamente com o homem (Gn 2.16). Não haviam profetas, sacerdotes, anjos ou qualquer intermediário. Do lado de fora do Jardim não era possível falar com Deus ou ouvir a Deus sem mediações. Mas antes da queda, Deus falava face a face! Relacionamento e intimidade. Como vimos na lição anterior, Deus trouxe cada animal até Adão para que Adão decidisse qual nome teriam. O que Adão decidisse, Deus aprovaria. Gênesis 2.19 diz: “E tudo que Adão chamou a toda alma vivente, isso foi o seu nome”. Veja que parceria maravilhosa Deus nos fez para termos com Ele!
  3. Alguém do lado. Como se não bastasse estar em um paraíso, tendo com Deus um relacionamento que nem conseguimos imaginar, Adão ainda recebe de Deus alguém que lhe corresponda de uma forma exclusiva. Ao dar nomes aos pares de animais, o homem se vê sem seu par (Gn 2.20). Mas Deus não é alheio a isso. O próprio Deus, pela primeira vez em Gênesis, diz que algo não era bom (Gn 2.18). Não porque o homem tinha sido malfeito, mas porque Sua obra ainda não estava completa. E para ter alguém ao lado do homem, Deus tira do lado do homem aquela que lhe corresponderia naquela honrosa missão.

III – LIGADOS PELO CRIADOR

Quando temos um verdadeiro e íntimo relacionamento com Deus, os demais relacionamentos recebem a mesma saúde.

  1. Divinamente ligados.Adão foi gerado por Deus a partir do barro. Eva foi gerada de Adão a partir da sua costela (Gn 2.21-23). Há uma relação mais profunda entre o homem e a mulher que conseguimos compreender. Suas diferenças não têm a ver com valor. Elas são funcionais na missão dada por Deus. O homem depende da mulher como a mulher do homem em necessidades distintas. Foram criados por Deus para serem parceiros na vida. A abordagem feminista radical tem gerado um antagonismo destrutivo no propósito original de Deus para o homem e a mulher.
  2. Emocionalmente ligados. Quando lemos Gênesis 2.23, quase podemos ver o sorriso de Adão. “Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne” expressa ele quando Deus lhe traz sua nova e mais bela companhia. Na lição anterior aprendemos que Deus não tem necessidades emocionais (argumento utilizado – Deus teria criado os homens para com eles finalmente se relacionar). Mas isso não significa que Deus não tenha emoções. Aliás, as mais santas emoções, que sempre foram compartilhadas em Trindade. Quando cria o homem, confere a ele este atributo. A capacidade de sentir emoções e compartilhar sentimentos. Além de Eva ser um socorro (o substantivo hebraico “Ìezer” na JFA-RA em Gênesis 2.18 é traduzido por socorro) para Adão, ela seria também aquela que corresponderia às necessidades emocionais.
  3. Intimamente ligados. O autor sagrado faz uma aplicação para as futuras gerações a partir da fala de Adão (Gn 2.23). A profunda ligação entre o homem e a mulher só é possível por meio de um tipo de ruptura social que o trouxe até ali (Gn 2.24). Seus pais até então eram a base principal de suas relações afetivas. Este lugar agora se encontra na relação do casal. Esta ligação íntima culmina no ato conjugal. Não há razões bíblicas para pensar que Adão e Eva não tivessem relações sexuais antes da queda. Não havia necessidade de pudor antes da queda (Gn 2.25). A intimidade com Deus santifica a nossa intimidade.

CONCLUSÃO

O nosso relacionamento com o próximo é determinado pelo nosso relacionamento com Deus. Quando, por causa do pecado, somos alienados de Deus, as demais relações sofrerão danos, conforme veremos na próxima lição.

 

 

 

Postado por: Pr. Ademilson Braga

Fonte: Editora Betel

 

 

 

Compartilhe!
Clique aqui para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos

Copyright © Seara de Cristo - Todos os direitos reservados