Connect with us

Adolescente - CPAD

No batismo e na santa ceia

Publicado

em

EBD – Adolescentes – EDIÇÃO: 22 – 2º Trimestre – Ano: 2021 – Editora: CPAD

LIÇÃO – 10 – 06 de junho de 2021

TEXTO BÍBLICO

Marcos 16.16;

I Coríntios 11.23-26

DESTAQUE

“Desse modo ele nos tem dado os maravilhosos e preciosos dons que prometeu. Ele fez isso para que, por meio desses dons, nós escaparemos da imoralidade que os maus desejos trouxeram a este mundo e pudéssemos tomar parte na sua natureza divina.” (II Pe 1.4)

LEITURA DEVOCIONAL

Segunda-feira – Rm 6.3,4

Terça-feira – Mc 16.16

Quarta-feira – I Co 11.26

Quinta-feira – Lc 22.19

Sexta-feira – II Pe 1.4

Sábado – Jo 14.21

Domingo – At 2.40,41

I. O BATISMO

Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado” (Mc 16.16). Quando Jesus instruiu os seus discípulos para pregarem o Evangelho a toda criatura, nosso Senhor ordenou-os a batizar quem crer O batismo simbolizaria o começo de uma nova vida, uma nova jornada, uma nova história. O apóstolo Paulo disse em sua epístola aos Romanos que quando somos batizados com Cristo também o somos na sua morte e ressuscitamos com Ele para uma vida nova: “Com certeza vocês sabem que, quando fomos batizados para ficarmos unidos com Cristo Jesus, fomos batizados para ficarmos unidos também com a sua morte. Assim, quando fomos batizados, fomos sepultados com ele por termos morrido junto com ele. E isso para que, assim como Cristo foi ressuscitado pelo poder glorioso do Pai, assim também nós vivamos uma vida nova” (6.3,4).

A palavra Batismo significa “mergulho”, “imersão”. É imergir sob as águas. À luz dos textos citados acima, o Batismo é a declaração pública da nossa decisão por Jesus, sua morte e ressurreição. E a certeza de que somos pecadores e que precisamos de um Salvador: reconhecemos isto publicamente. Portanto, quando mergulhamos nas águas simbolizamos a nossa morte para o mundo, fomos sepultados com Cristo segundo a sua morte na Cruz do Calvário. Quando levantamos das águas, afirmamos que ressurgimos para a vida com Deus, a vida eterna, inteira e abundante com Jesus Cristo.

II. COMO SEI A HORA DE ME BATIZAR

As igrejas de um modo geral batizam em águas a partir dos 12 anos de idade. Nesta fase se espera que o adolescente decidido peça o batismo, podendo variar esta forma de igreja para igreja. Mas a pergunta que o adolescente deve sempre se fazer é “por que eu quero me batizar?” Nenhum motivo para o Batismo em águas é louvável se não o for precedido de um verdadeiro arrependimento e desejo sincero de servir a Jesus como o Senhor e Salvador da vida.

Não pode haver outra motivação: “aquele que crê e for batizado será salvo” (Mc 16.16). Quem escolheu estar com Jesus precisa confessá-lo diante de todos os homens que agora pertencem ao Rei dos reis e Senhor dos Senhores. Então poderás receber o Batismo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

III. A SANTA CEIA

Uma vez batizado, membro do Corpo de Cristo, você participará de uma comunhão mais profunda e enriquecedora, a Santa Ceia. A Ceia do Senhor foi instituída pelo próprio Senhor. Foi Jesus que ordenou celebrarmos a Ceia até a sua vinda. Quando estamos criando em memória do Senhor estamos ao mesmo tempo afirmando que Jesus Cristo virá arrebatar a Igreja: “De maneira que, cada vez que vocês comem deste pão e bebem deste cálice, estão anunciando a morte do Senhor, até que ele venha” (I Co11.26).

Quando você participa da ceia você está reafirmando ser um membro legítimo do Corpo de Cristo. É uma experiência maravilhosa, edificante e poderosa para a nossa vida espiritual. Por isso é que a Ceia do Senhor tem valores diversos em relação ao passado, ao presente e ao futuro. Ao passado, porque o nosso Senhor falou assim: “Depois pegou o pão e deu graças a Deus. Em seguida partiu o pão e o deu aos apóstolos, dizendo: — Isto é o meu corpo que é entregue em favor de vocês. Façam isto em memória de mim” (Lc. 22.19).

É a oportunidade de lembrarmos a morte expiatória de Jesus Cristo. Ele morreu no meu e em seu lugar. Ao presente porque Ele disse: “Isto é o meu corpo” e “Este cálice é o sangue da nova aliança”. Os elementos da Santa Ceia são o pão e o suco de uva. De modo que o pão simboliza o “Corpo de Cristo” e o suco de uva o sangue de Jesus derramado na Cruz do Calvário. No ato de se apresentar os elementos da Ceia do Senhor, damos graças a Deus por tudo o que Jesus Cristo fez durante sua vida terrena.

E ao futuro, pois traz ao nosso coração a esperança de que em breve Cristo voltará para buscar a sua amada Igreja. A Ceia do Senhor enche o nosso coração de alegria, bondade e misericórdia.

A Santa Ceia para além da comunhão, confraternização e união entre pessoas é uma liturgia de muita responsabilidade. Pela natureza do seu ofício ela torna-se sacra involuntariamente. Por isso, quando participamos da Ceia do Senhor devemos apresentar-nos a Ele, e aos nossos irmãos, reverentemente e disponíveis para vivermos a realidade da comunhão com o nosso Senhor. Não podemos tornar o ambiente da Ceia carnal, sem significado para a vida espiritual. Se não há amor verdadeiro para praticarmos, então a Ceia do Senhor está nos condenando com juízos.

Portanto, é hora de sermos batizados, se ainda não o somos, renovar a fé, pois o mundo está de cabeça para baixo, mas a imagem do batismo nos traz segurança e felicidade em saber que temos um Deus amoroso cuidando de nós. Para o mundo morremos e para Deus revivemos. Uma vez batizados é a hora de tomarmos a Ceia do Senhor para simbolicamente termos acesso à esperança uma vez dada aos crentes. Por isso, não se esconda, mas decida-se por Jesus!

RECAPITULANDO

Na lição desta semana estudamos sobre as duas grandes ordenanças proferidas há séculos por Jesus: Batismo e Ceia do Senhor. Ambas as identidades são preciosas para a história da Igreja Cristã. Esta é rica, maravilhosa para se estudar e conhecer mais o mundo criado por Deus. Vimos que a simbologia do Batismo tem a ver com o homem sepultar os seus pecados e reviver em novidade de vida para Deus. Sobre os elementos da Ceia, vimos que são dois: o pão e o suco de uva.

Este simboliza o sangue derramado de Jesus e aquele, o corpo partido por Jesus Cristo. Como vimos antes, a igreja do Novo Testamento achava inadmissível um crente em Jesus não ser batizado nas águas. Biblicamente, ainda o é. Seja batizado e participe da mesa do Senhor, a Ceia Santa, e descubra o quanto é bom ser membro do Corpo de Cristo, a nossa família espiritual!

Postado por: Pr. Ademilson Braga

Fonte: Editora CPAD

 

Compartilhe!
Clique aqui para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos

Copyright © Seara de Cristo - Todos os direitos reservados