Connect with us

Adultos - Betel

Mensagem contra os falsos profetas e os pastores infiéis

Publicado

em

EDIÇÃO: 111 – 1º Trimestre – Ano: 2022 – Editora: BETEL

LIÇÃO – 08– 20 de fevereiro de 2022

TEXTO ÁUREO

“Assim diz o Senhor Jeová: Ai dos profetas loucos, que seguem o seu próprio espírito e coisas que não viram!” Ezequiel 13.3

VERDADE APLICADA

O povo de Deus precisa estar atento para não ser enganado pelos falsos obreiros.

TEXTOS DE REFERÊNCIA

Ezequiel 13

6- Veem vaidade e adivinhação mentirosa os que dizem: O Senhor disse; quando o Senhor os não enviou; e fazem que se espere o cumprimento da palavra.

Ezequiel 34

2- Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza, e dize aos pastores: Assim diz o Senhor Jeová: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não apascentarão os pastores as ovelhas?
3- Comeis a gordura, e vos vestis da lã, e degolais o cevado; mas não apascentais as ovelhas.

LEITURAS COMPLEMENTARES

Segunda-feira – Dt 13.1-5
O castigo dos falsos profetas.
Terça-feira – II Sm 5.2
Davi, eleito por Deus para apascentar Israel.
Quarta-feira – II Rs 22.8-11
O livro da lei é encontrado no templo.
Quinta-feira – Jr 29
O plano divino de restauração do Seu povo.
Sexta-feira – I Co 4.1-2
Despenseiros dos mistérios de Deus.
Sábado – Ef 4.12
Aperfeiçoamento dos santos.

INTRODUÇÃO

Ezequiel profetizou contra os falsos profetas e líderes de Israel (pastores infiéis) que deixaram de guiar o povo de Deus na verdade das Escrituras Sagradas. Tais relatos devem servir de alerta para a Igreja hoje.

I – PROFECIA CONTRA OS FALSOS PROFETAS

Desde o início da humanidade há tentativa de enganar as pessoas com mensagens que anunciam uma mentira como se fosse verdade e procuram semear dúvidas quanto ao que o Criador falou (Gn 3.1-5). Tal realidade sempre acompanhou a história do povo de Deus, como veremos no presente tópico (Ez 13.2-3). Deus repudia essas práticas e se mostra contra todos os que usam de engano (Ez 13.8).

  1. Deus prepara o povo para entrar em Canaã. A preparação para o povo de Israel possuir e habitar a terra de Canaã incluiu orientações sobre como lidar com o surgimento de falsos profetas no meio do povo (Dt 13.1-5). Notemos que Deus avisou que o referencial para discernir se a mensagem deveria ser recebida, não era a realização de um sinal ou prodígio, mas a Palavra de Deus já revelada ao povo (Dt 13.4). A Palavra de Deus continua sendo a revelação maior sobre a vontade de Deus para a humanidade. Precisamos passar pelo crivo das Escrituras Sagradas todas as mensagens e ensinos (Is 8.19-20).
  2. O povo desprezou os profetas de Deus. Tanto o Reino do Norte como o Reino do Sul desprezaram os profetas que Deus enviou chamando o povo ao arrependimento (II Rs 17.13-14; Ne 9.26, 30). Também não aceitaram a Palavra de Deus que ordenava que se submetessem ao cativeiro, pois o mesmo era uma disciplina imposta pelo Senhor como parte do plano divino no processo de restauração do Seu povo (Jr 29).
  3. A atuação dos falsos profetas. Tanto Jeremias como Ezequiel denunciaram e enfrentaram a atuação dos falsos profetas que ainda estavam presentes, mesmo num tempo de grande sofrimento, desviando a muitos da verdadeira mensagem divina (Jr 26.6-9; 28.1-2; 29.8; Ez 13.1-10). Os falsos profetas criaram, na época, uma falsa segurança nos judeus em Jerusalém, promovendo-lhes paz e livramento falsos (Ez 13.16). Na realidade, isso só aconteceria quando se voltassem para as leis de Deus e abandonassem as rebeldias, idolatrias e profanações. Infelizmente muitos seguiam mensagens que não chamavam ao arrependimento, mas procuram tranquilizar o povo e mantê-los em suas práticas pecaminosas (Jr 7.4, 8-10).

II – PROFECIA CONTRA OS PASTORES INFIÉIS

A mensagem divina contra atitudes de líderes contrárias às orientações divinas à frente do povo de Deus (tanto no AT como no NT) é um tema bem presente nas Escrituras Sagradas, pois causam muitos e grandes sofrimentos e dificuldades (Ez 34.7-10; II Co 11.13).

  1. A atividade de pastor. A atividade de pastor é uma das mais antigas profissões da história da humanidade. A primeira pessoa mencionada na Bíblia como sendo pastor de ovelhas é Abel (Gn 4.2). A expressão hebraica usada para pastor, segundo James Strong, transmite várias ideias: “apascentar um rebanho; pastoreá-lo; guardar”. Os primeiros patriarcas de Israel estiveram envolvidos na atividade de apascentar rebanhos (Gn 13.7; 26.20; 30.36). Portanto, por se tratar de uma atividade bem presente no cotidiano dos judeus, quando o Senhor Deus usou esta expressão metaforicamente acerca dos líderes do povo de Israel ou de outros, o povo bem entendia a mensagem que o Senhor estava transmitindo.
  2. Os pastores de Israel. Já vimos na lição passada que a Bíblia descreve, metaforicamente, o povo de Deus como “ovelhas do pasto do Senhor” (Ez 34.31). Assim, também são usadas as expressões ”pastor” ou “apascentar” com significado metafórico em relação aos que tinham a responsabilidade de guiar, ensinar, prover proteção e suprir as necessidades do povo de Israel, como os profetas, reis e sacerdotes (Jr 23.1-2; Ez 34.2-10). Nesse sentido, encontramos Davi sendo escolhido por Deus para apascentar o Seu povo (II Sm 5.2). Os líderes eram estabelecidos para que o povo do Senhor não fosse “como ovelhas que não têm pastor” (Nm 27.17; I Rs 22.17).
  3. Pastores que apascentam a si mesmos. Assim, diante do exposto nos tópicos anteriores, podemos entender com mais clareza, como os primeiros ouvintes de Ezequiel, a mensagem divina: “Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos!” (Ez 34.2). Ao longo da história de Israel há diversos exemplos de líderes que contribuíram para que o povo se desviasse dos caminhos do Senhor (I Rs 22.53; II Rs 3.3), assim como líderes que promoveram um retorno ao Senhor e se esforçaram para ensinar o povo os mandamentos do Senhor (II Cr 17.7-10; II Cr 29.1-11; II Cr 34.29-33]. A denúncia de Ezequiel aqui é contra todos aqueles tinham sido constituídos para cuidar “das ovelhas do Senhor”, contudo apenas visavam seus próprios interesses (comer gordura, se vestir de lã e degolar o cevado), além de agir sem amor (rigor, dureza e não socorrer as mais necessitadas).

III – MINISTROS DE CRISTO FIÉIS

Como no passado, hoje também Deus chama e capacita pessoas para apascentar, ensinar e cuidar do Seu rebanho, a Igreja (I Co 4.1-2). E requer-se que tais pessoas sejam fiéis. São duas importantes expressões: “ministro” (servir sob direção) e “despenseiros” (administrador do Evangelho). São termos que lembram: cumprir a missão dada por Deus sendo submissos ao Espírito Santo e fiéis às verdades do Evangelho.

  1. Dons de Deus para a Igreja. O Senhor Jesus tem concedido à Sua Igreja dons (gr. doma – ou seja, presente), como os relacionados em Efésios 4.8-11. Assim, enquanto a Igreja estiver neste mundo, será cuidada, como rebanho de Deus, pelo Senhor por intermédio daqueles que Ele tem dado e capacitado pelo Seu Espírito Santo, visando aperfeiçoamento, edificação, amadurecimento e crescimento, até que cheguemos “à medida da estatura completa de Cristo” (Ef 4.12-16).
  2. Falsidades nos últimos dias. Como vimos nos tópicos 1 e 2, a existência de falsos profetas e pastores infiéis na história passada de Israel, o Senhor Jesus e os apóstolos, pelo Espírito Santo, também nos alertam que nos últimos dias da Igreja na terra surgirão falsos doutores, enganadores e falsos profetas (Mt 24.5,11; At 20.29-30 – notar como a expressão “não perdoarão o rebanho” lembra a descrição de Ezequiel 34; II Pe 2.1-2]. Precisamos, pois, estar atentos e seguros na Palavra de Deus para não sermos levados por “espíritos enganadores” (I Tm 4.1-2). Israel tinha as Escrituras Sagradas e os profetas que o Senhor enviou, porém desprezaram. E nós hoje? Temos a Bíblia completa, o Espírito Santo habitando em nós, os dons ministeriais. Como estamos reagindo às providências de Deus para a Sua Igreja?
  3. Cumpre o teu ministério. A expressão que intitula este tópico foi extraída de II Timóteo 4.5. O apóstolo Paulo estava encerrando sua carreira nesta terra. Conforme o sentido destas expressões no grego, é como se ele estivesse dizendo a Timóteo: “Desempenhe plenamente, com toda certeza, o ofício de ministrar acerca das coisas divinas”. Tal firmeza no cumprimento da missão faz-nos lembrar de Jeremias e Ezequiel, que, em tempos tão difíceis, enfrentando falsos profetas, indiferença, perseguições, adversidades e ameaças, permaneceram fiéis Àquele que os chamou, enquanto anunciavam a verdadeira Palavra de Deus ao povo.

CONCLUSÃO

Em todo o tempo o povo de Deus tem enfrentado a realidade de encontrar falsos profetas e pastores infiéis. Contudo, o Senhor Deus continua levantando pessoas fiéis a Ele e comprometidas com as verdades do Evangelho para levar adiante o Seu propósito.

Postado por: Pr. Ademilson Braga

Fonte: Editora Betel

Compartilhe!
Clique aqui para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos

Copyright © Seara de Cristo - Todos os direitos reservados