Artigos
Marcas de um passado
Toda a vontade de Deus é que você possa realmente viver não apenas no lugar certo, mas com a posição certa na sua vida e que possa reaver aquilo que é o sonho de Deus para sua vida, antes mesmo de você nascer. No texto de 2 Samuel 9 temos o relato sobre a vida de um homem cujo nome era Mefibosete. A história de vida desse homem é algo lindo. Como termina é o que conta. Muitos começam bem e terminam mal, mas o importante é como terminamos. Mefibosete era filho de Jônatas, que era filho do rei Saul. Ele era herdeiro do trono.
Quando Saul morresse, Jônatas assumiria o trono e, quando Jônatas morresse, Mefibosete seria o seu sucessor. Quem estaria no trono, como rei de Israel, seria o rei Mefibosete, mas o seu avô, Saul, quebrou as leis do Senhor; e, por desobedecer aos princípios de Deus, Saul perdeu o direito de reinar, sendo assim, o sucessor imediato, Jônatas, também perdeu o direito de reinar. No texto não encontramos Mefibosete na posição de rei, não o vemos assentado no trono de Israel, mas, sim, como um homem derrotado, abatido, arrastando-se pelo chão. Ele ficou paralítico dos pés ainda criança. Com tantos problemas emocionais, solitário, debaixo de uma forte pressão, possuía um complexo de inferioridade que o consumia. “Quem é teu servo, para teres olhado para um cão morto como eu?” (2Sm 9.8.) O sentimento dele era esse. Quando Davi iria lhe restaurar a posição para que se assentasse à mesa do rei, ele disse essas palavras. Mefibosete não se via como herdeiro do trono.
Há muitas pessoas que têm vivido de recordações. Ficam lamentando sobre o que poderiam ter sido. Pessoas que chegam a ponto de dizerem que poderiam ser mais felizes, ter mais dinheiro no bolso, uma melhor posição na empresa em que trabalham, ser muito bem-sucedidas nos empreendimentos, poderiam ter tido um casamento melhor, ter tido filhos mais obedientes, tantas coisas que poderiam ter alcançado, mas só enxergam, muitas vezes, a miséria, os impedimentos, a paralisia, propósitos, muitas vezes, inatingíveis, numa situação tão idêntica à de Mefibosete, não vivendo em torno das promessas do Senhor.
Quando Mefibosete tinha cinco anos chegaram as notícias da morte do avô e do pai. Quem sabe você, quando criança, tenha tido uma decepção tão grande na sua vida, alguma coisa foi quebrada em um momento da ausência do pai, ausência de um referencial, e isso lhe trouxe uma ferida que até hoje você carrega, isso o faz se arrastar. Quantas vezes você caminha, mas as coisas não acontecem. Por quê? Há essas lembranças tão amargas dentro de você. Quem sabe, alguém abusou de você, ou palavras de maldição foram lançadas sobre a sua vida, e tudo isso tem refletido em seu casamento, no relacionamento familiar, na vida profissional…
Agora, é preciso tomar a posição que lhe é de direito. Deus deseja que você dê frutos, frutos da santificação para que possa gozar das promessas dele. Existe o bálsamo do Espírito Santo, Ele vai trazer alívio, mas não fique curtindo as lembranças doídas do passado. O destino que Deus tem para você é de vitória, é você assumir a sua posição como príncipe, é você caminhar, não sob a opressão do maligno, mas como um príncipe do Rei, em vitória.
Postado por: Pb. Ademilson Braga