Connect with us

Adolescentes

Jesus Prepara a Igreja – PARTE I

Publicado

em

“Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda Judéia e Samaria e até aos confins da terra” (At 1.8).

RECEBENDO AS INSTRUÇÕES DE JESUS

Presença em Jerusalém (v.4)

Jesus explicou aos discípulos e abriu-Ihes o entendimento. Disse que era conveniente que tudo o que foi escrito sobre Ele se cumprisse. Sua morte e ressurreição também estavam incluídos nisso. Agora, em seu nome, eles deveriam pregar “o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém” (Lc 24.47). Jesus declarou que Ihes enviaria a promessa de seu Pai, e por isso, não se ausentassem de Jerusalém. Se iam começar a evangelizar de lá, nada mais natural que lá mesmo fossem “revestidos de poder do alto” (Lc 24.49).

A promessa do Pai (v.4)

O termo usado por Jesus naturalmente estava lembrando aos discípulos a promessa do profeta Joel (2.28), onde é Deus quem diz: “derramarei do meu Espírito sobre toda carne…”. Note que a promessa é do Pai, mas o Filho está profundamente interessado em cumpri-la, pois Ele é o batizador (Jo 1.33). A promessa era, então, o batismo. Para ficar claro para aqueles que confundem esta experiência com a conversão, Jesus disse: “Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias” (v.5).

“Que de mim ouvistes”

Jesus dando muita importância a essa promessa repetira aos discípulos, de muitas maneiras e, em muitas ocasiões, a fim de que nenhum deles ignorasse o assunto: “sobre vós envio a promessa de meu Pai” (Lc 24.49); “Eu rogarei ao Pai e Ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre” (Jo 14.16); “aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, testificará de mim” (Jo 15.26); “se eu não for o Consolador não virá a vós…” (Jo 16.7). São uma amostra das várias referências bíblicas.

Uma pergunta destoante (v.6)

Jesus estava tratando de um assunto superespiritual e de repente os discípulos perguntam: “Senhor restaurarás tu neste tempo o reino a Israel?” Parece que os discípulos continuavam aguardando o estabelecimento de um reino político terrenal, com a derribada do domínio romano na época. Há também uma tendência no ser humano de desejar saber o futuro. O Senhor quer nos dar a segurança do seu poder para confiarmos nosso futuro a Ele.

Uma resposta edificante (v.8)

Jesus não foi contrário a essa expectativa, mas deixou claro que tal cumprimento esteva dentro dos limites dos propósitos de Deus, ocultos do entendimento humano. E, então, retorna ao assunto: “mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda Judéia e Somaria e até os confins da Terra” (v8). Eles enfrentariam perseguições, prisões, açoites e até mesmo a morte. Precisariam estar preparados.

Fonte atual de instruções

Hoje, as instruções específicas do Senhor para nós sobre o “lugar” em que devemos estar para recebermos todas as suas bênçãos, estão na sua Palavra lida e ensinada (Mt 7.24; Jo 5.24; 8.31). É comparada ao leite racional que dá crescimento espiritual. Portanto, ela deve ser por nós desejada ardentemente, a exemplo do que acontece com o recém-nascido (I Pe 2.2). O salmista a considera como lâmpada para os pés e luz para o caminho (SI 119.105).

“…que há de vir sobre vós…” (v.8)

Se olharmos com atenção ao texto de Joel 2.28,29 observaremos a quem se estende a promessa maravilhosa do batismo no Espírito Santo. Diz o texto: “… sobre toda carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei do meu Espírito”. Sinta o grande amor de Deus lhe incluindo no rol dos que são “revestidos de poder”. Observe também At 2.39. Busque oportunidade para receber esta maravilhosa dádiva de Deus. Seja zeloso através de uma vida de oração, mantendo a chama acesa em sua vida.

 

Postado por: Pb. Ademilson Braga

 

Compartilhe!
Clique aqui para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos

Copyright © Seara de Cristo - Todos os direitos reservados