E.B.D
Instruções para as mulheres
EBD – Jovens – EDIÇÃO: 133 – 3º Trimestre – Ano: 2023 – Editora: CPAD
LIÇÃO – 04 – 23 de julho de 2023
TEXTO PRINCIPAL
“Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos.” (I Tm 2.9)
LEITURA SEMANAL
Segunda-feira – I TM 2.9
Um vestuário perfeito
Terça-feira – I Tm 2.10
Estilo simples e discreto de vestir
Quarta-feira – Rm 14.12
Cada um dará conta de si mesmo a Deus
Quinta-feira – Lc 8.1-3
A participação das mulheres no ministério de Jesus
Sexta-feira – At 16.14
Lídia, uma empreendedora
Sábado – Rm 16.12
Mulheres que trabalham para o Senhor
TEXTO BÍBLICO
I Timóteo 2
9 Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos.
10 Mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras.
11 A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição.
12 Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio.
13 Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva.
14 E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão.
15 Salvar-se-á, porém, dando à luz filhos, se permanecer com modéstia na fé, no amor e na santificação.
INTRODUÇÃO
Homens e mulheres são igualmente preciosos para Deus, resgatados pelo mesmo preço, o sangue de Jesus, derramado por todos nós. Isso não pode ser confundido com igualdade de papéis. Homens e mulheres são diferentes, da anatomia à função reposição de cada um na família, na sociedade e na igreja.
I – A MANEIRA DE SE VESTIR
1- Discrição e moderação. Depois de tratar do comportamento do homem no culto público (I Tm 2.8), Paulo passa a referir-se aos deveres das mulheres cristãs. E inicia falando sobre 0 vestuário adequado, que deveria ser “honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos” (2.9). Esta recomendação, independente de cultura ou época, está ligada à discrição e moderação nas vestes. A palavra ‘pudor’ (gr. aidos), subentende vergonha em exibir o corpo. Envolve a recusa de vestir-se de tal maneira que atraia atenção para o seu corpo e ultrapasse os limites da devida moderação.
De acordo com a Bíblia de Estudo Pentecostal, ” vestir-se de modo imodesto para despertar desejos impuros nos outros é tão errado como o desejo imoral que isso provoca. Nenhum a atividade, ou condição, justifica o uso de roupas imodestas que exponham o corpo de tal maneira que provoquem desejo imoral ou concupiscência em alguém (cf. Gl 5.13. Ef 4.27; Tt 2.11,12)”.
2- A situação de Éfeso. Os efésios apelavam muito para a sensualidade, pela exposição do corpo da mulher. O uso de trajes imodestos era o meio de se despertar o desejo sexual masculino, o que acontecia, inclusive, nos cultos pagãos. O ensino de Paulo, aplicável a todos os tempos, visava que as mulheres convertidas em Éfeso abandonassem o padrão da época e adotassem uma nova postura, isso se aplicava, também , para o abandono de costumes extravagantes daqueles dias, como o uso de tranças, ouro ou pérolas e vestidos Luxuosos. A mulher cristã deveria adotar um estilo simples e discreto de se vestir e dedicar-se às boas obras (I Tm 2.10).
3- A proteção do corpo. O comportamento das mulheres cristãs deve contrastar com o modelo mundano. O corpo da mulher deve ser adequadamente coberto para não despertar desejos sexuais. Convém lembrar, contudo, que a mesma Bíblia que reprova o mal comportamento da mulher na exposição sensual de seu corpo, condena o pecado do homem, que, pelos olhos, se dá à cobiça (Mt 5.28; Mt 6,22,23; I Jo 2,16).
De nada vale um culpar o outro, seja o homem cobiçoso, culpando a mulher por expor seu corpo, seja a mulher vestida sem a devida decência, culpando o homem por seu olhar cobiçoso. Deus não tem o culpado por inocente (Na 1.3). “[…] cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus” (Rm 14.12).
4- Desde o Éden. Há quem ignore o ensino sobre a necessidade de vestir-se bem, cobrindo adequadamente o corpo, com o se isso fosse uma exigência de homens, No Éden, após a Queda, Adão e Eva se vestiram com aventais de folhas de figueira (Gn 3.7). O próprio Deus preparou para eles roupas decentes, “túnicas de peles” (Gn 3.21), bem diferentes das vestes precárias que estavam usando.
A mulher que decide servir a Deus precisa atentar, com humildade, para esse valioso ensino, Seu comportamento e vestuário devem ser santos, evitando roupas extravagantes (luxuosas, decotadas, transparentes, curtas ou muito coladas ao corpo). Nesse último caso, os homens também estão incluídos.
II – A CONDUTA DAS MULHERES NA IGREJA
1- Aprender em silêncio? “A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição. Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio” (I Tm 2.11-15). Por que Paulo foi tão contundente ao tratar do comportamento da mulher? São várias as opiniões. O mais provável é que estivesse havendo algum excesso na igreja de Éfeso, já que havia mulheres recém-convertidas do paganismo. Por isso, foi preciso tratar do assunto de maneira enfática.
2- A mulher no Cristianismo. Antes de vermos um caráter repressivo na conduta paulina, precisamos considerar que, tanto na cultura grega como na judaica, a mulher enfrentava sérias restrições, inclusive para estudar. O Cristianismo trouxe uma verdadeira revolução quanto à oportunidade de a mulher aprender e não o contrário. É possível, portanto, que a instrução de Paulo estivesse apenas trazendo ordem para um aspecto liberalizante e não restritivo produzido pela fé cristã.
3- O contexto neotestamentário. As mulheres tiveram participação ativa no ministério de Jesus. Elas o acompanhavam, junto com seus discípulos, e contribuíam com seus bens (Lc 8.1-3). Em vários outros textos do Novo Testamento, elas aparecem como importantes cooperadoras, mas em nenhum deles exercendo a liderança ou pastoreio de igrejas (At 16.11-15; 18.24-26; Rm 16.1-15; Fp 4.3; C l 4.15). Como comenta Donald Stamps, teólogo pentecostal: “O homem e a mulher são igualmente amados e preciosos à vista de Deus. Porém, foi ao homem que Deus entregou a responsabilidade de direção da família e da igreja”.
III – RECOMENDAÇÕES A UM JOVEM PASTOR A RESPEITO DAS IRMÃS
1- Paulo valoriza as mulheres. O apóstolo mostra em I Timóteo 2.12-25 que não é permitido na igreja a mulher ensinar de modo normativo, diretivo e terminante, como faz 0 dirigente da congregação (cf. I Co 14.34). Entretanto, isto não quer dizer que é proibido à mulher cristã ensinar a homens individualmente (como em At 18.26); profetizar no culto da igreja, sob o impulso direto do Espírito Santo (I Co 11.5,6 […]); ensinar na igreja a outras mulheres, inclusive aos jovens (Tt 2.3,5 evangelizar em sua casa, instruindo homens e mulheres nos caminhos do Senhor (At 16.14,40)”.
2- Propósito divino. Quando Gênesis descreve a criação do homem e da mulher (Gn 1.26,27; 2.18-22), ele está apresentando o propósito divino da mulher com o ajudadora (Gn 2.18). A narrativa bíblica é clara no sentido de uma mulher ter sido criada para ser companheira, “uma auxiliadora que lhe fosse idônea” (Gn 2.18 – ARA). Foi o próprio Criador quem disse: “Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele”, ou seja, que lhe assista.
CONCLUSÃO
A Bíblia não é um livro feminista e nem machista. Não tem compromisso com movimentos, conceitos ou ideologias humanas. Como palavra de Deus, prescreve condutas e papéis distintos para pessoas distintas, conforme o Plano Divino para cada uma delas. Todos os que cremos e praticamos o que nela está escrito seremos salvos se permanecemos “com modéstia na fé, no amor e na santificação” (I Tm 2.15).
Postado por: Pr. Ademilson Braga
Fonte: Editora CPAD