Adolescente - CPAD
Honrando o Criador, cuidando da criação
EBD – Adolescentes – EDIÇÃO: 101 – 4º Trimestre – Ano: 2022 – Editora: CPAD
LIÇÃO – 11 – 11 de dezembro de 2022
TEXTO BÍBLICO
Gênesis 1.27-31
DESTAQUE
“- Eu, com o meu grande poder e com a minha força, criei o mundo, os seres humanos e todos os animais que vivem na terra; e posso dá-los a quem eu quiser.” Jeremias 27.5
LEITURA DEVOCIONAL
Segunda-feira – Gn 1.1-4
Terça-feira – Jó 12.7-10
Quarta-feira – Sl 19.1
Quinta-feira – Sl 24.1,2
Sexta-feira – Sl 104.10-13
Sábado – Cl 1.16,17
I. DEUS É O CRIADOR
A Bíblia diz que o Senhor criou todas as coisas, as visíveis e as invisíveis (Cl 1.16). Ele criou a terra, os céus e tudo o que neles há (Gn 1.1,2,31; 2.1). Ele é o Criador de todas as galáxias que existem, de tudo o que há no fundo dos oceanos e da molécula de hidrogênio presente na água.
A Bíblia diz que Ele conhece todas as estrelas (Sl 147.4,5), que Ele lançou os fundamentos da terra (Sl 104.5) e que Ele faz nascer as águas nas fontes, de onde nascem os rios (Sl 104.10,11); que Ele faz as plantas crescerem no campo para alimentar os animais e os seres humanos (Sl 104.14); afirma ainda que os animais esperam nEle por seu alimento (Jó 38.39-41; Sl 104.21). Deslumbrado com a Criação, o salmista declara: Senhor, tu tens feito tantas coisas e foi com sabedoria que as fizeste. A terra está cheia das tuas criaturas” (Sl 104.24).
O próprio Senhor falou com Jó, apresentando detalhes da Criação, sobre quando Ele estabeleceu a medida correta do tamanho do planeta (J6 38.4,5) e estabeleceu fronteiras para o limite das ondas do mar (Jó 38.8-11); Ele declarou que tem controle até sobre o amanhecer, sobre as chuvas e sobre as leis que governam os céus (Jó 38.19,20,25,33). O Senhor declarou que fez até o comportamento e o instinto dos animais (Jó 39.13-19,26).
Deus é o Criador de todas as coisas. Ele é o dono da vida. Ele sustenta a Criação. Ele ainda hoje “veste a erva do campo” (Mt 6.30). Ele é o dono de todas as coisas: “Ao Senhor Deus pertence o mundo e tudo o que nele existe; a terra e todos os seres vivos que nela vivem são dele” (Sl 24.1).
Diante dessa verdade bíblica, precisamos refletir: a forma como tratamos a Criação pode honrar ou desonrar o Criador. Nós precisamos aprender a admirar, respeitar e preservar a natureza e tudo o que Deus fez. O Senhor criou o mundo e confiou ao ser humano o seu cuidado (Sl 115.16). Ele permitiu que o homem tirasse o seu sustento da terra (Gn 1.29). Porém, precisamos discernir que utilizar os recursos naturais para sustento da vida humana não é a mesma coisa que destruir os mesmos.
O Senhor entregou ao ser humano a responsabilidade de cuidar de tudo o que foi criado, por isso, precisamos zelar pela preservação das plantas, animais, mares, terra e ares (Gn 2.15,19,20). É uma questão de mordomia e de coerência cristã. Nós que servimos e adoramos ao Criador, então, precisamos zelar por sua Criação. O homem nunca teve permissão do Criador para destruir a suo obra Ao contrário, recebeu de Deus autoridade sobre a natureza, a fim de que pudesse tirar dela o sustento com responsabilidade e cuidado
II. CUIDAR DA NATUREZA É UM PRINCÍPIO BÍBLICO
A Palavra de Deus tem diversos registros que apontam para o princípio do cuidado com a natureza. Por exemplo, sabemos que Abraão plantou algumas árvores: “E plantou um bosque em Berseba e invocou lá o nome do Senhor, Deus eterno (Gn 21.33-ARC).
Ele já era idoso e provavelmente não desfrutaria daquele bosque. Entretanto, a próxima geração o teria como herança. Atualmente sabemos que o reflorestamento traz muitos benefícios, tais como proteção do solo (para não haver erosão em dias de chuva). combate à poluição do ar, auxílio no equilíbrio da temperatura em dias mais quentes etc. O cuidado com as plantas e a semeadura de novas árvores trazem muitos benefícios para todos ao redor.
A Lei do Senhor, entregue ao povo de Israel, traz diversas ordenanças acerco do cuidado dos animais. Por exemplo, ao encontrar um ninho com passarinhos ou ovos, ninguém poderia levar a “mãe” dos filhotes (Dt 22.6), pois ela era essencial para preservação da espécie. Além disso, também vimos que a ordenança do descanso sabático incluía, além das pessoas, todos os animais. Por seis dias todos poderiam trabalhar, mas no sétimo dia, até o animal teria que descansar (Dt 5.12-14). Certamente isso ajudava na preservação da saúde dos animais.
A lei do descanso também previa a pausa da agricultura. A cada sete anos a terra não poderia ser parada (Lv 25.3,4). As plantações deveriam ser pausadas. Hoje, a ciência já provou que a terra precisa de descanso para recompor seus nutrientes, caso contrário sua fertilidade fica comprometida. A preservação da terra era um dos resultados da observância do mandamento.
A Lei mosaica organizava até mesmo o comportamento social do exército de Israel quanto a higiene sanitária (Dt 23.9-14). De forma que o arraial deveria ser limpo, por respeito a santidade de Deus. Hoje sabemos que a higiene sanitária de uma região é essencial para a preservação da saúde.
A Bíblia também aponta que a Criação é um testemunho vivo do Criador (Sl 19.1-4). E que o propósito redentivo do Senhor para a humanidade, um dia, alcançará toda a Criação, que aguarda por esse momento (Rm 8.19-23). Isso mostra o valor da Criação para o Senhor.
III. COMO PODEMOS COLABORAR?
Sabemos que em toda a parte do planeta acontece algum tipo de desastre natural, tais como enchentes, deslizamento de terras, secas prolongadas, mudanças climáticas bruscas (ondas de calor ou de frio onde não é comum). Estudos científicos apontam que pessoas morrem devido a problemas causados pela poluição; milhares de espécies de plantas e animais estão ameaçadas de extinção; além disso, toneladas de metais pesados e produtos químicos estão sendo lançados nas águas todos os anos. É inegável que estamos vivendo um desgaste natural e tudo isso terá consequências para a vida humana.
Os três maiores riscos que a humanidade corre diante do desgaste natural são: mudanças climáticas extremas, ocorrência de desastres naturais, perda da biodiversidade. Nós somos servos de Deus e sabemos que nossa pátria é o Céu (Fp 3.20). Vivemos neste planeta com a esperança da vida celestial (Hb 13.14).
Aguardamos a volta do Senhor Jesus para qualquer momento (I Ts 4.16,17) e, certamente, passaremos a eternidade com Ele (Jo 14.1-3). Entretanto, enquanto esse dia não chegar, precisamos cuidar do lugar onde vivemos. E o que podemos fazer? Existem algumas coisas simples que você pode fazer no seu dia a dia.
Descarte seu lixo no lugar correto. Nunca jogue lixo no chão.
• Não desperdice água. Cerca de 3% da água de todo planeta é doce. Desses, mais da metade não estão disponíveis para consumo, porque estão em estado sólido (geleiras).
- Não desperdice energia. Desligue os aparelhos eletrônicos quando não estiverem sendo utilizados. A energia que usamos vem de recursos naturais limitados. Nunca jogue comida fora. Milhares de pessoas no mundo sofrem com a fome. Valorize a sua alimentação. Sempre agradeça a Deus por ela.
- Trate bem as plantas e os animais. Sempre que puder, regue as plantas da sua casa. Plante sementes sempre que puder. Alimente os animais, lembre-se de que todos os bichos foram criados pelo Senhor.
- Preserve o ambiente que você vive e frequenta. Sempre mantenha sua casa, escola e igreja limpas.
• Considere reduzir o seu consumo. Não compre coisas que você não precisa. Antes de descartar algo, pense se é possível reutilizar ou reciclar.
CONCLUSÃO
Deus é o Criador de tudo o que existe Ele fez a fauna, a flora, as estrelas planetas. Ele formou a humanidade precisamos cuidar da Criação porque isso honra o Criador.
Postado por: Pr. Ademilson Braga
Fonte: Editora CPAD