Connect with us

Adolescentes

Fuja da imoralidade

Publicado

em

A imoralidade

Esta é uma fase importantíssima da sua vida, marcada por mudanças no seu corpo e na sua mente. A partir de agora, você estará lidando com sentimentos e impulsos que não conhecia antes, por isso precisa ter cuidado para não ser influenciando pelos apelos da mídia para tornar-se uma pessoa imoral.

Você sabe o que e imoralidade? O dicionário da língua portuguesa define imoralidade como caráter ou qualidade do que é imoral; conduta ou comportamento que não se pauta pela moralidade; prática de maus costumes, depravação, libertinagem. Uma pessoa indecente não tem controle dos seus impulsos, torna-se imoral, “fica” com várias pessoas e se relaciona sexualmente com elas. Deus não fez o sexo para o pecado. Quem “fica” não respeita o outro; aproveita-se dele instintivamente; não por amor de verdade.
Pensa apenas em si mesmo e na satisfação dos seus desejos. Hoje é comum adolescentes que “ficaram” em uma festa, por exemplo, não se falarem no dia seguinte. Esses encontros são, na maioria das vezes, seguidos de intimidades. É estranho como alguém pode se entregar as carícias e intimidades
com uma pessoa que acabou de conhecer. O amor verdadeiro, do coração, não pratica essas coisas e não prejudica o outro (Rm 13.10a).

A responsabilidade está ligada a formação do caráter. Ser responsável é aprender a submeter seus desejos e inclinações a ordem moral e à vontade de Deus. O livro de Provérbios esta repleto de conselhos sobre os riscos da imoralidade (Pv 6.24-29). A Bíblia ensina-nos que a vontade de Deus é que conservemos nossa vida em santificação, fugindo da prostituição (I Ts 4.3-5).

A mídia e a liberdade sexual

O sexo foi criado por Deus para ser desfrutado no âmbito do casamento. Infelizmente vivemos em uma época em que o “sexo livre” é moda; virgindade é coisa do passado; não ter experiência sexual é alvo de deboche.

O apelo da mídia

A mídia, através da televisão, do cinema, das revistas pornográficas e, agora, até através do telefone e da internet, estimula os adolescentes e jovens a viverem o sexo sem controle e sem compromisso. A industria de entretenimento apresenta na televisão shows, filmes e novelas que promovem profanação, violência e sexo ilícito. Cada vez mais as pessoas se tornam imorais agindo desordenadamente. Estas coisas não agradam a Deus. O homem tem afrontado a Deus com suas atitudes e praticas pecaminosas. A infeliz colheita de t u d o isso virá, pois o pecado tem “salário” (Rm 6.23).

A Bíblia e a sexualidade

O que a Bíblia ensina acerca da sexualidade? Vamos observar e aprender alguns aspectos básicos.

Aspectos básicos

A Bíblia nos orienta a fugir da imoralidade (II Tm 2.22) e nos ensina a ter domínio próprio (Pv 25.28). O sexo, mais do que nunca, deve ser partilhado com uma única pessoa (marido ou esposa) no casamento.

De acordo com os princípios bíblicos, não deve haver relacionamento sexual antes do casamento. A pratica do sexo entre pessoas solteiras, a Bíblia chama de fornicação. Leia as advertências bíblicas (Ef. 5.5; Hb12.16; At 15.20b). A formicação trará sentimentos de culpa e decepções emocionais que poderão tornar-se uma tortura constante e levá-lo a perda da comunhão com Deus. No entanto, é maravilhoso saber que a graça e o perdão divinos podem alcançar a pessoa que busca a Deus, e que, com sinceridade e arrependimento busca o seu perdão (I Jo 1.7,9; e Pv 28.13).

O Princípio da pureza

Você sabe o que pode levar alguém a ter uma vida de pureza? O primeiro principio é o temor a Deus (Sl 111.10). Veja outros passos importantes que podem ajudá-Io a manter uma vida de pureza:

a) Não aceite o padrão estabelecido pela mídia. Como filhos de Deus, precisamos agir de modo diferente dos valores mostrados pela mídia. Lembre-se de que você foi chamado por Deus para fazer a diferença neste mundo (MI 3.18).

b) Procure não agir impulsivamente. Pense sempre antes de agir. Muitas atitudes impensadas poderão trazer consequências desastrosas para o resto da vida.

c) Cultive o Fruto do Espírito (GI 5.22). Só o Espírito Santo é capaz de nos dar forças para controlarmos os nossos desejos.

d) Aprenda a ter uma vida bem disciplinada. Uma boa disciplina não só faz bem ao corpo, como também a alma e o espírito (III Jo v.2).

Fuja da imoralidade sexual. Cultive um relacionamento mais íntimo com Deus. Procure a cada dia envolver-se com as atividades da igreja, desenvolvendo uma vida diária de oração e leitura da Bíblia. Ocupe sua mente com coisas boas e pratique exercícios físicos. Encha-se do Espírito Santo e fique firme.

 

Postado por: Pb. Ademilson Braga

 

Compartilhe!
Clique aqui para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos

Copyright © Seara de Cristo - Todos os direitos reservados