Connect with us

E.B.D

Fé para crer no fim da história e na condenação eterna

Publicado

em

EBD – Jovens – EDIÇÃO: 156 – 4º Trimestre – Ano: 2023 – Editora: CPAD

LIÇÃO – 14 – 31 de dezembro de 2023

TEXTO PRINCIPAL

“Porque por tuas palavras serás justificado e por tuas palavras serás condenado.” (Mt 12.37)

LEITURA SEMANAL

Segunda-feira – Ap 1.3
O tempo está próximo
Terça-feira – Ap 1.9
O que virá
Quarta-feira – Ap 1.10,11
João escreveu sobre o fim
Quinta-feira – Ap 1.19
Vai acontecer
Sexta-feira – Jo 5 27
O Justo Juiz
Sábado – Jo 5.28,29
Todos os que já morreram ouvirão a sua voz

TEXTO BÍBLICO

Apocalipse 1

1 Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou e as notificou a João, seu servo.
2 O qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, e de tudo o que tem visto,
3 Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.
4 João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete Espíritos que estão diante do seu trono.
5 E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o príncipe dos reis da terra.
6 Àquele que nos ama, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados, e nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai, a ele, glória e poder para todo o sempre. Amém!
7 Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim! Amém!

INTRODUÇÃO

Chegamos à última lição do trimestre e falaremos a respeito do fim da história e da condenação eterna. O Apocalipse não é somente o último livro da Bíblia; ele traz também 0 último capítulo da história da humanidade.

I – A IDEIA DO FIM

1- João e a revelação do futuro. No Apocalipse João não faz somente uma revelação do futuro, mas ele apresenta a Jesus Cristo, aquEle que derrotou Satanás e que abençoará os crentes com uma vida de paz e alegria ao seu lado. João revelou detalhes da segunda vinda de Cristo que se dará em breve, Ele também fala de como os crentes devem se preparar para o dia derradeiro. O tempo do fim será marcado por acontecimentos extraordinários nos céus e na terra.
2- Pelos olhos da fé. Você consegue, pelos olhos da fé, ter a visão de Jesus crucificado, oferecendo graça, perdão e misericórdia? Pois então não o rejeite, aceite-o e não tenha receio do fim. As coisas “que hão de acontecer” são eventos futuros, relacionados à volta de Cristo. Elas ocupam a maior parte do Apocalipse, vão do capítulo 4 ao 22. Mas sabemos que é preciso fé para crer no Deus que criou todas as coisas no início e que tem o controle do fim da história. 

II – A IDEIA CRISTÃ DA CONDENAÇÃO ETERNA

1- Uma decisão pessoal. A condenação eterna será uma recompensa para aqueles que deliberadamente rejeitaram o Pai e o Filho em suas vidas. A justiça divina está firmada no fato de que as pessoas não recebem o que elas merecem, mas o que escolheram. Sabemos que Adão e Eva pecaram e o pecado passou a todos os homens, mas as pessoas podem arrepender-se, crer e aceitar a Cristo como Salvador caso desejem (Is 55.7; Mt 25.41-.46; Mc 9.47,48; Rm 14.10, 12; II Co 5.10). Não podemos nos esquecer de que a graça divina dá condições ao pecador para que se arrependa de seus pecados, quando ouve a mensagem de salvação. Ninguém nasce predestinado para ser salvo ou receber a condenação eterna; a decisão é de cada um.
2- Uma retribuição para os que rejeitaram a graça divina. Sabemos que o ímpio pode rejeitar a graça de Deus. Entretanto, o Senhor quer que todos se salvem (I Tm 2.4), por isso põe à disposição do pecador todos os meios para que alcance a salvação (Lc 18.23; 194142; Ef 4.30; I Ts 5.19).
3- Estado de privação. Judas v.6 e Mateus 8.12; 22.13; 25.30 mostram que as trevas significam um estado de privação e aflição, mas não de destruição no sentido de deixar de existir, pois somente aqueles que estão vivos, conscientes de sua condição, podem chorar e ranger seus dentes, como é dito dos que serão lançados nas trevas. O “castigo eterno” é posto em contraste com a “vida eterna” segundo Mateus 25.46. A morte é um estado e não apenas um acontecimento. O apóstolo Paulo diz que “a inclinação da carne é morte” (Rm 8.6), ou seja, ele não diz que a inclinação da carne causa a morte, mas diz que tal inclinação é a própria morte, um estado total de privação da presença de Deus.

CONCLUSÃO

O fim virá e com ele a condenação eterna para os ímpios de todos os tempos, Todos os que morreram sem Cristo desde o princípio do mundo até o final do Milênio, vão ressuscitar para serem julgados, Os livros com o registro dos seus atos serão abertos, e eles serão julgados de acordo com suas palavras e atitudes. Todos os pecados, até mesmo os mais secretos, virão à tona. Mas os salvos não passarão por esse julgamento, por tomarem parte na primeira ressurreição e estarão para sempre com o Senhor.

 

 

 

Postado por: Pr. Ademilson Braga

Fonte: Editora CPAD

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe!
Clique aqui para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos

Copyright © Seara de Cristo - Todos os direitos reservados