Connect with us

Adolescente - CPAD

Era uma vez uma família que se tornou um povo

Publicado

em

EBD – Adolescentes – EDIÇÃO: 116 – 1º Trimestre – Ano: 2023 – Editora: CPAD

LIÇÃO – 13 – 26 de março de 2023

TEXTO BÍBLICO

Gênesis 46.1-7,26,27; 47.7-12

DESTAQUE

“Os israelitas ficaram vivendo no Egito, na região de Gosém, onde compraram terras e tiveram muitos filhos.” Gênesis 47.27

LEITURA DEVOCIONAL

Segunda-feira – Gn 45.4-8
Terça-feira – Gn 45.15-20
Quarta-feira – Gn 45.21-24
Quinta-feira – Gn 46.28-30
Sexta-feira – Gn 47.27-31
Sábado – Gn 50.22-26

I. O PERDÃO UNIU A FAMÍLIA DE ISRAEL

1- José perdoa seus irmãos. Enquanto governador do Egito, José acolheu bem seus irmãos. De início falou com eles de forma dura, para prová-los, mas José nunca pensou em fazê-los mal. Que sentimentos poderia José nutrir no coração em relação aos seus irmãos? Ele foi alvo de ódio e jogado por eles em um poço, sendo vendido a mercadores logo depois. Na nova terra, o Egito, José foi negociado como mercadoria a Potifar e, algum tempo depois, foi lançado na prisão injustamente.
Se toda essa história fosse compreendida apenas humanamente, poderíamos concluir que os problemas de José tiveram um motivo só: seus irmãos. Contudo, José tinha outro entendimento. Ele tinha certeza de que Deus estava, por meio dele, providenciando o melhor para toda sua família (Gn 45.5). José creditou a Deus sua ida para o Egito (Gn 45.7). Não havia lugar para ódio no coração dele. O perdão e a bondade guiaram suas ações para com seus irmãos.
2- Cristo e o perdão José é exemplo do que Cristo ensinou, muitos anos depois, sobre perdão. No Sermão do Monte, o Mestre ensinou seus ouvintes a amarem aos inimigos e orar pelos perseguidores (Mt 5.43,44). Jesus ensinou que não devemos limitar o perdão (Mt 18.21,22). E Jesus demonstrou na prática o valor do perdão: mesmo julgado injustamente e condenado à morte de cruz, pendurado no madeiro, Jesus perdoou e clamou por perdão em favor dos homens (Lc 23.34). Deus não nos trata conforme nossos pecados (Sl 103.10-12), pois se fizesse assim, ninguém escaparia da condenação (Sl 130.3,4). Nós recebemos o perdão de Deus, por isso, devemos perdoar aos nossos irmãos.

II. DEUS PROVIDENCIOU SUSTENTO PARA A FAMÍLIA DE ISRAEL

1- A providência divina em meio à fome Deus enviou José na frente de Jacó ao Egito para preservar a vida do patriarca e de seus filhos. Se José não estivesse naquela terra como governador, talvez todo o mundo morreria de fome (Gn 42.6). Deus, porém, escolheu um homem temente a Ele, cheio do Espírito Santo, e o colocou para administrar a grande nação. Ninguém poderia prever que a história aconteceria dessa forma. Contudo, Deus tem planos mais altos que os planos dos homens (Is 55.8,9). Quem pode explicar suas decisões (Rm 11.33)?
2- Deus provê um lugar no Egito para a casa de Israel José destinou a terra de Gosém para ser habitação de Israel e toda a família. Foi nesta região do Egito que aconteceu o emocionante reencontro de pai e filho (Gn 46.28,29). Ali, os novos moradores do Egito ficariam perto de José, teriam condições de alimentar seus animais e seriam sustentados durante o período de fome, assim, nada lhes faltaria (Gn 45.9-11). O próprio Faraó disse que eles deveriam ficar naquele local, que era a melhor parte do país (Gn 47.5,6). Assim, a família saiu da escassez e da falta de mantimentos na terra de Canaã para uma nova realidade em Gosém. Israel e seus descendentes tinham garantia de sustento. Isso mostra a bondade e a providência de Deus (Sl 118.8,9).

III. A FAMÍLIA QUE SE TORNOU UM POVO

1- A família cresceu. Israel ingressou no Egito com sessenta e seis descendentes diretos (Gn 46.26). Nesta conta não estão somadas as mulheres de seus filhos. Somando-se José e seus filhos, a família de Israel era de 70 pessoas. Ao longo dos anos seguintes, os filhos de Israel compraram terras e tiveram muitos filhos no Egito (Gn 47.27). Deus havia prometido, muitos anos antes, a Abraão, que sua descendência seria uma grande nação (Gn 12.2). No Egito, essa promessa começou a se concretizar. Os filhos de Israel iam crescendo e multiplicando-se porque Deus era com eles.
2- Israel abençoa os filhos de José. Em certa ocasião, José foi visitar seu pai e levou consigo seus dois filhos, Efraim e Manassés. O experimentado Israel contou ao filho o testemunho de suas experiências com Deus (Gn 48.1-4). O ancião abençoou seus netos com muitas bênçãos (Gn 48.13-16). Na mesma ocasião, Israel profetizou o aconteceria nos dias futuros: Deus levaria seus descendentes de volta para a terra de Canaã, pois o Egito não seria a morada definitiva deles (Gn 48.21). Ele estava já velho e sabia que morreria no Egito, mas tinha certeza de que o Senhor cumpriria a promessa de dar a seus filhos a terra prometida.
3- Israel abençoa seus filhos. Tendo chamado seus filhos, Israel deu sua benção a todos eles. Mencionou o nome de um a um, a iniciar de Rúben, depois Simeão, Levi, Judá, Zebulom, Issacar, Dã, Gade, Aser, Naftali, José e Benjamim. Ao abençoar Judá, profetizou que seus irmãos o louvariam e se curvariam diante dele. Também afirmou que os seus descendentes sempre governariam e as nações lhe entregariam presentes (Gn 49.8-10).
— Como isto seria possível? Israel estava profetizando que Jesus, o Messias, sairia da tribo de Judá. Assim como o Espírito Santo o Levou a dizer, aconteceu. Mateus informa que Jesus era da tribo de Judá (Mt 1.1-3), o que também é confirmado pelo escritor aos hebreus (Hb 7.14). Jesus é o leão da tribo de Judá, o Rei cujo reinado nunca terá fim (Ap 5.5). Israel morreu e sua descendência continuou crescendo até que se tornaram milhares (Êx 1.7,9).

CONCLUSÃO

O perdão de José foi uma demonstração de sua confiança em Deus. Ele sabia que o ódio só causa destruição. Assim, Deus providenciou, por meio de José, para Israel e toda a sua família, um bom lugar no Egito, onde puderam crescer e prosperar, até que se tornaram uma grande nação.

Postado por: Pr. Ademilson Braga

Fonte: Editora CPAD

Compartilhe!
Clique aqui para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos

Copyright © Seara de Cristo - Todos os direitos reservados