Connect with us

Adultos - Betel

Deus apresenta salvação ao cristão

Publicado

em

EDIÇÃO: 63 – 1º Trimestre – Ano: 2021 – Editora: BETEL

LIÇÃO – 11 – 14 de março de 2021                

TEXTO ÁUREO

“E para os judeus houve luz, e alegria, e gozo, e honra.” Ester 8.16

VERDADE APLICADA

O Senhor Deus está atento ao Seu povo nesta terra para cuidar e guardar.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

Conscientizar de que Deus atua a favor do seu povo.

Ensinar que existem pessoas que são exemplos para nós.

Explicar que Deus tem o melhor para Seus servos.

TEXTOS DE REFERÊNCIA

ESTER 8

1 – Naquele mesmo dia, deu o rei Assuero à rainha Ester a casa de Hamã, inimigo dos judeus; e Mardoqueu veio perante o rei, porque Ester tinha declarado o que lhe era.

2 – E tirou o rei o seu anel, que tinha tomado a Hamã, e o deu a Mardoqueu. E Ester pôs a Mardoqueu sobre a casa de Hamã.

3 – Então disse o rei Assuero à rainha Ester e ao judeu Mardoqueu: Eis que dei a Ester a casa de Hamã, e a ele enforcaram numa forca, porquanto quisera pôr as mãos nos judeus.

4 – Escrevei, pois, aos judeus, como parecer bem aos vossos olhos, em nome do rei, e selai-o com o anel do rei; porque a escritura que se escreve em nome do rei e se sela com o anel do rei não é para revogar.

LEITURAS COMPLEMENTARES

Segunda-feira / Gn 18.14

Haveria alguma coisa difícil para o Senhor?

Terça-feira / Sl 27.14

Espera no Senhor e Ele te fortalecerá.

Quarta-feira / Sl 31.15

Os meus tempos estão nas mãos de Deus.

Quinta-feira / Sl 37.34

Espera no Senhor e guarda o seu caminho.

Sexta-feira / Is 40.31

Os que esperam no Senhor renovam as forças.

Sábado / I Jo 2.17

Aquele que faz a vontade de Deus permanece.

INTRODUÇÃO

Veremos nesta lição que Deus continua agindo em favor do Seu povo. Aprenderemos que vale a pena fazer o que é correto, pois, quando estamos ao lado do Senhor, Ele envia socorro no momento oportuno.

I – A BONDADE DE DEUS É IMINENTE

Os verdadeiros servos do Senhor procuram andar neste mundo com todo o amor e sem maldade em seu coração. Quem vive com Deus desfruta da paz que somente se encontra nEle, pois acredita que a bondade divina sempre estará lhe auxiliando.

1. Deus jamais se esquece. Mardoqueu poderia pensar que Deus havia se esquecido dele. Ele salvou a vida do rei por intermédio da rainha Ester; informando sobre uma conspiração [Et 2.21-22]. Por este ato, embora fosse merecedor da mais alta honraria, não recebeu de imediato sequer um agradecimento por sua lealdade e coragem, contudo este ato foi registrado.

Pode ser que você esteja na mesma condição de Mardoqueu, esquecido por todos. Ou quem sabe aborrecido por falta de gratidão. Tenha a certeza de que, assim como Deus não se esqueceu de Mardoqueu, Ele não se esquece de você.

2. Um Deus Todo-Poderoso. Ao assistirmos o rei Assuero honrando Mardoqueu somos motivados a ter a convicção de que o Senhor semelhantemente cuida de nós. Mardoqueu demonstra confiança de que Deus seria com ele independente das circunstâncias. Ele nos ensina que acreditar em Deus é ter confiança no Seu afeto, é saber que o Seu desejo é o melhor para nós.

O salmista expressou: “Os que confiam no Senhor serão como o monte Sião, que não se abala, mas permanece para sempre.” [Sl 125.1]. Este precioso salmo nos ensina que devemos ter a fé de Mardoqueu, que no momento certo o Senhor atuará em nosso favor.

3. A lealdade ao Senhor traz recompensas positivas. A admirável história da Rainha Ester narra um intenso aprendizado em seu capítulo oitavo, quando o rei Assuero dá o seu anel real, que tinha tomado de Hamã, a Mardoqueu [Et 8.2]. A elevação de Mardoqueu, cuja vida é marcada por injustiças e perseguições, se deu por conta de sua fidelidade ao Senhor.

Tenha a certeza de que você poderá passar por momentos de injustiças e perseguições, mas permaneça leal ao Senhor, como Mardoqueu, e tenha a certeza de que acontecerá uma grande virada em sua vida para glória do Eterno!

II – VIVER COM DEUS TRAZ CRESCIMENTO

O Senhor se alegra quando festejamos o Seu nome. Esta celebração nos é demonstrada na vida de Mardoqueu, que vivia para exaltar o nome do Senhor. O salmista disse: “Os justos clamam, e o Senhor os ouve e os livra de todas as suas angústias.” [Sl 34.17]. Estar próximo de Deus como fez Mardoqueu nos torna abençoados. Deus está procurando seus filhos fiéis na terra para abençoá-los, exatamente como fez com Mardoqueu.

1. Vivendo o melhor de Deus. O anel que Hamã tanto cobiçou agora estava no dedo daquele que ele intentou matar [Et 8.2]. Essa história mostra que Deus abençoa aquele que se coloca em Sua presença. Mardoqueu praticou o que era certo. Por isso pôde viver o melhor de Deus nesta terra.

Que possamos ser semelhantes a Mardoqueu, fazer o que o Senhor quer que façamos. Somente assim poderemos viver o melhor de Deus nesta vida. Se hoje lhe perguntassem se você está vivendo o melhor de Deus, qual seria a sua resposta? Viver o melhor de Deus é o grande desafio para o cristão deste século.

2. Desfrutando das bênçãos do Senhor. Quando tudo parece perdido aos nossos olhos, e nossos inimigos se levantam, perguntando onde está o teu Deus? [Sl 115.2]. Então é aí que Deus se eleva para te exaltar diante de teus oponentes, pois, quando pensamos que caímos no esquecimento de todos, inclusive de Deus, como parecia que o Senhor tinha se esquecido de Mardoqueu, a Bíblia relata:

“Então Mardoqueu saiu da presença do rei com um vestido real azul-celeste e branco, como também com uma grande coroa de ouro e com uma capa de linho fino e púrpura, e a cidade de Susã exaltou e se alegrou.” [Et 8.15]. Que imagem linda de se ver. Aquele mesmo homem que havia se vestido de saco e de cinza [Et 4.1], agora recebe um traje real. Quando Deus quer é assim, quem é humilhado de repente é exaltado.

3. Com Deus a vitória é certa. A estratégia arquitetada por Mardoqueu e por Ester ao selarem as cartas com o anel do rei era bem simples. O povo judeu tinha permissão para lutar, e para defender sua vida e propriedades, e poderiam matar quem os quisesse fazer mal [Et 8.11]. A confiança na vitória era tão grande que: “em toda província e em toda cidade onde chegava a palavra do rei e a sua ordem, havia entre os judeus alegria e gozo, banquetes e dias de folguedo” [Et 8.17].

Hoje a vitória nos é dada porque: “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.” [Jo 1.14]. A vida do Filho de Deus ilumina a vida dos filhos dos homens e lhes garante a vitória contra as astutas ciladas do diabo.

III – OS PLANOS DE DEUS SÃO PERFEITOS

A réplica do rei Assuero nos remete ao grande plano que Jesus realizou por cada um de nós. O rei declara: “Eis que dei a Ester a casa de Hamã, e a ele enforcaram numa forca, porquanto quisera pôr as mãos nos judeus” [Et 8.7]. Assuero está falando com veemência que aquele que assolava a Mardoqueu e a seu povo já havia sido exterminado.

Hamã foi julgado e condenado pelo simples fato de querer pôr as mãos sobre o povo de Deus. Esta foi a mesma obra de Jesus na cruz do Calvário: o diabo arquitetou destruir o povo de Deus, porém a Bíblia nos narra: “…Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo” [I Jo 3.8].

1. A justiça de Deus predomina neste mundo de maldades. A maldade do homem depois da queda [Gn 3.22], sempre esteve presente no mundo [Gn 6.5]. Não era diferente com Hamã, pois, com ódio mortífero do povo judeu, consegue persuadir o rei a assinar um decreto para matar todos os judeus existentes nas províncias da Pérsia.

Existem momentos em que a maldade parece que vai vencer, mas por sobre ela está a bondade e a justiça do Senhor. Porque Deus é amor e a maior prova disso foi Cristo morrer na cruz.

2. Aprendendo com Ester e Mardoqueu. A história de Mardoqueu e Ester nos ensina a sermos cristãos em meio à desumanidade estabelecida no mundo. Ester chorava por seu povo [Et 8.6], Mardoqueu estava disposto a servir a Deus onde quer que estivesse. Diante disto o Senhor trabalhou na vida dos dois para realizar grandes coisas em favor do seu povo. O livro de Isaías diz: “Por vossa dupla vergonha e afronta, exultarão pela sua parte; pelo que, na sua terra, possuirão o dobro e terão perpétua alegria.” [Is 61.7].

3. O céu é o único lugar em que não haverá pessoas perversas. Em algum momento de sua vida, você possivelmente já fez esta pergunta: Por que há tanta maldade entre os homens? Desde a queda o homem vem passando por guerras, injustiças, doenças, fome, perseguições e morte.

Nunca existiu tanta consternação como nos dias atuais. Contudo chegará um dia em que não haverá mais maldade, não haverá doenças, não haverá guerras ou assassinatos. Porque no céu o pecado não adentrará. A Palavra de Deus afirma: “Mas os mansos herdarão a terra e se deleitarão na abundância de paz.” [Sl 37.11].

CONCLUSÃO

Constatamos nesta lição que Deus honra aquele que persevera e é provado nas batalhas do dia a dia, como foi o caso de Mardoqueu. Aprendemos que não devemos desistir, pois Deus está sempre conosco, fortalecendo-nos e nos preparando para recebermos a vitória na hora certa.

Postado por: Pr. Ademilson Braga

Fonte: Editora Betel

Compartilhe!
Clique aqui para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos

Copyright © Seara de Cristo - Todos os direitos reservados