Connect with us

Adolescente - CPAD

Cristo nos ensinou a compaixão

Publicado

em

EBD – Adolescentes – EDIÇÃO: 145 – 4º Trimestre – Ano: 2023 – Editora: CPAD

LIÇÃO – 03 – 15 de outubro de 2023

TEXTO BÍBLICO

Mateus 8.1-13

DESTAQUE

[…] Nós somos curados pelo castigo que ele sofreu, somos sarados pelos ferimentos que ele recebeu. Isaías 53.5

LEITURA DEVOCIONAL

Segunda-feira – Êx 26
Terça-feira – II Rs 20 .1-11
Quarta-feira – Sl 116.1-7
Quinta-feira – Pv 15.30
Sexta-feira – Jo 10.10
Sábado – Ap 22.2

I. JESUS CURA OS DOENTES

Um dos milagres de cura aconteceu depois do ensino no Sermão do Monte a respeito da compaixão (Mt 5.7). Após descer do monte, um leproso correu até Jesus e pediu pela cura. Interessante a maneira como o leproso faz o pedido: “— Senhor, eu sei que o senhor pode me curar se quiser” (M t 8.2). A resposta de Jesus, acompanhada do seu toque de compaixão, é simples: “Sim, eu quero. Você está curado” (v. 3).

1. A cura de um empregado do oficial romano. Há outro milagre que aparece na sequência do Evangelho de Mateus. Ao entrar em Cafarnaum, Jesus se deparou com um oficial romano que lhe pediu pela cura do seu empregado. A situação era tão grave que o doente ficou de cama e nem conseguiu acompanhar seu patrão. O romano argumentou que Jesus nem precisaria ir até ao seu empregado, bastava apenas dar uma ordem e a doença iria embora. Jesus ficou admirado com tamanha fé e respondeu: — Vá para casa, pois será feito como você crê (Mt 8.13). Dito e feito, o empregado sarou!

2. A cura do leproso. Observe que na primeira história (Mt 8.1-4), o leproso estava próximo de Jesus. Nesse caso, a cura ocorre pelo toque e pelas palavras dEle. Na outra situação, o doente está longe, em outra localização e, mesmo assim, ficou livre da doença porque o Senhor agiu à distância. Portanto, não há impossível para Deus quando cremos e pedimos com fé.

II. AJUDANDO OS ENFERMOS

Compaixão, de acordo com a definição do Dicionário Caldas Aulete é: “Sentimento de pesar, pena e simpatia para com o sofrimento de outrem , associado ao desejo de confortá-lo, ajudá-lo etc.” Em várias ocasiões, vemos que Jesus viu a dor daquelas pessoas e demonstrou esse sentimento para com os doentes.

1. Jesus é nosso modelo de como devemos viver. Jesus agia com ­compaixão em relação às pessoas doentes. Nós, como discípulos do Senhor, devemos seguir seu exemplo. É um assunto que podemos trazer em oração, pedir ao Espírito Santo que nos encha de compaixão para orar por aqueles que estão enfermos. Além disso, lemos nos Evangelhos alguns casos de pessoas que ajudaram os enfermos. Essas histórias nos mostram que podemos demonstrar compaixão com atitudes: ajudando-as a encontrar a cura para suas enfermidades.

2. O paralítico de Cafarnaum, um certo dia, Jesus estava pregando numa casa em Cafarnaum. O Evangelho de Marcos nos conta que quatro homens levaram um paralítico até a casa onde Jesus estava (Mc 2.1-3). Como havia muita gente em volta de Jesus, não conseguiram se aproximar. Então, “fizeram um buraco no telhado da casa, em cima do lugar onde Jesus estava, e pela abertura desceram o doente deitado na sua cama ” (2.4). Diante da situação, Jesus disse: “levante-se, pegue a sua cama e vá para casa” (2.11).

Marcos nos conta que Jesus viu a fé daqueles homens (2.5 ). Olha que lindo gesto de compaixão! Eles sabiam onde o Mestre estaria e não pouparam esforços para carregar o amigo até Jesus. Aqueles homens se compadeceram do amigo enfermo, ajudaram -no a encontrar a solução e tiveram fé que o Filho de Deus poderia curá-lo.

Agir com compaixão exige de nós uma atitude de amor e compromisso com a pessoa. Aprendemos com esses homens que, em algumas situações, precisamos dedicar um pouco do nosso tempo para ajudar quem está doente. Seja para levar ao médico ou visitar os internados no hospital; seja para passar um tempo ao lado da pessoa na intenção de conversar e orar por ela, Deus quer nos usar para ajudá-las.

III. ORANDO PELOS ENFERMOS

Tiago recomenda em sua Carta que podemos chamar a liderança da igreja para ungir as pessoas enfermas e orar por elas em nome de Jesus (Tg 5.14). “A oração de uma pessoa obediente a Deus tem muito poder” (Tg 5.16b). Da mesma forma que o Senhor curou no passado, Ele cura também no presente. Devemos crer que o Senhor continua operando maravilhas.

1. Orando pelos enfermos. Devemos interceder, continuamente, pelas pessoas enfermas. Você pode dedicar uns minutos do seu dia para orar por aqueles que estão no hospital ou se recuperando em casa. Fique atento aos pedidos de oração pelos doentes e procure saber se você pode fazer mais pela pessoa, além de orar por ela.

2. Fé ao orarmos. Às vezes, pode ser você a pessoa enferma, e as histórias dos Evangelhos também ensinam como fazer nesse caso. Tenha fé no Deus Todo Poderoso que Ele pode operar a cura. Não fique com vergonha, peça ajuda em oração às pessoas ao seu redor. Caso seja um tratamento, ore para que Deus ilumine o diagnóstico e a prescrição do médico. Siga, corretamente, as orientações médicas. E lembre-se de que, quando se recebe a cura, é importante agradecer a Deus.

CONCLUSÃO

O sacrifício de Jesus na cruz tanto nos dá a salvação da alma quanto nos traz a cura ao corpo. O poder dEle é o mesmo para sarar os enfermos. Como seguidores de Jesus, expressamos nosso amor e compaixão pelos enfermos com nossas atitudes e orações.

 

Postado por: Pr. Ademilson Braga

Fonte: Editora CPAD

 

 

 

 

Compartilhe!
Clique aqui para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos

Copyright © Seara de Cristo - Todos os direitos reservados