Connect with us

Adolescentes

Busque a sabedoria

Publicado

em

Encontrando a sabedoria

Todos nós, um dia, precisamos tomar decisões e fazer escolhas importantíssimas na vida. Escolhas estas que podem determinar nosso futuro. Uma escolha errada poderá ser irreversível e trazer danos irreparáveis para o resto da vida. Imagine o que poderá acontecer com uma pessoa que se sente “dona do seu nariz”, não ouve conselhos e acha que liberdade é fazer tudo que vem na cabeça. Os prejuízos que ela tem são incontáveis. Mas quem acha a sabedoria encontra a vida (Pv 3.22).

Onde se encontra a sabedoria?

Muitos vão para a escola, passam anos estudando, adquirem muito conhecimento, mas não têm sabedoria. A sabedoria não se adquire numa sala de aula ou numa biblioteca. Ela se encontra em Deus. Ele é a fonte da sabedoria. “É o SENHOR quem dá sabedoria; a sabedoria e o entendimento vêm dele” (Pv .6).

A sabedoria é uma capacidade especial dada por Deus que nos faz discernir entre o certo e o errado.
Quem deseja encontrar a sabedoria precisa pedir a Deus em oração. “Mas, se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, e ele a dará porque é generoso e dá com bondade a todos.” (Tg 1.5).

O princípio da sabedoria

O princípio da sabedoria é o temor a Deus (Pv 1.7; 9.10). Você sabe o que é temer a Deus? Temor é diferente de medo. Temor é sinônimo de respeito e reverência a Deus. Quando conseguimos enxergar esse princípio básico, descobrimos uma maneira diferente de viver. A obediência é um princípio vital, indispensável à vida cristã, significa estar sujeito e submisso à vontade de alguém numa posição de autoridade acima de você.

Guardando a sabedoria

Se alguém, capaz de realizar todos os seus sonhos, lhe dissesse: “peça-me o que quiser, e eu lhe darei.” O que você pediria? Certo rei teve essa oportunidade. Deus lhe apareceu em sonhos e o fez escolher o que quisesse (II Cr 1.7). Sabe o que ele escolheu? Sabedoria. Por causa dessa atitude, Deus lhe deu o que pediu e tudo quanto a maioria das pessoas deseja: riquezas, bens e honra (v.12).

A sabedoria é como um tesouro precioso que precisa ser bem guardado. Quem a abandona fica desprotegido. Mas quem não se afasta dela é recompensado. Você sabia que uma nação inteira foi dividida porque o seu governante abandonou a sabedoria? A Bíblia mostra que ele deixou os conselhos que os anciãos lhe deram e consultou os jovens que haviam crescido com ele (II Cr 10.8). O resultado foi dramático. Houve uma grande rebelião e dez tribos elegeram um novo rei (vv.16, 17). Assim acontece a todos aqueles que não ouvem conselhos sábios.

Desfrutando a sabedoria

Quem guarda a sabedoria desfruta de muitas bênçãos. Veja algumas dádivas prometidas na Bíblia para aqueles que não se apartam dela.

Vida. A sabedoria proporciona vida, saúde e paz. Quem não tem sabedoria entrega-se às drogas, aos vícios e à prostituição. Mas o sábio aceita conselhos, e os seus anos de vida são multiplicados (Pv 4.10).

Proteção. Quem tem sabedoria é confiante e seguro, pois ela traz paz e prudência. Ela também é vista como uma torre forte de proteção contra as situações mais imprevisíveis e inimagináveis.

Honra. Quem é sábio sabe se conduzir, e os seus atos lhe proporcionam honra. A falta de sabedoria leva a pessoa à desonra e à vergonha.

Usando a sabedora

A sabedoria precisa ser usada diariamente. Mas como podemos usá-la de uma maneira prática e eficaz? Quando colocamos em ação algumas atitudes. Veja alguns atos de sabedoria:

Firmeza. Seja firme em suas convicções usando sempre a Palavra de Deus como seu manual de orientação. Há pessoas que constroem seus objetivos baseados naquilo que os outros pensam, mas feliz aquele que sabiamente segue os conselhos bíblicos.

Mudança de atitudes. Reconheça sempre os seus erros e torne-se uma pessoa capaz de mudar suas atitudes.

Abandonar o erro é um ato de grandeza moral que vivifica (Pv 28.13).

Humildade. Pratique a humildade. A vaidade e o orgulho são sentimentos prejudiciais à vida que nos fazem perder o sentido das proporções. A Bíblia nos orienta a tratarmos o outro como se este fosse superior a nós (Fp 2.3).

Resignação. Aprenda a ser uma pessoa pacífica. Tenha a atitude de paciência aos sofrimentos da vida. Por mais que você seja livre, isso não o torna tão independente que não tenha a quem obedecer.

Busque a sabedoria, e esta lhe ajudará a conhecer a Deus e sua vontade. Ser sábio fará com que você aprenda a apreciar as coisas de Deus e entender que as coisas do mundo são provisórias e ilusórias.

 

Postado por: Pb. Ademilson Braga

 

Compartilhe!
Clique aqui para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos

Copyright © Seara de Cristo - Todos os direitos reservados