Connect with us

Adolescente - CPAD

As promessas bíblicas para os salvos

Publicado

em

EBD – Adolescentes – EDIÇÃO: 64 – 1º Trimestre – Ano: 2022 – Editora: CPAD

LIÇÃO – 13 – 27 de março de 2022

TEXTO BÍBLICO

João 14.1-3

DESTAQUE

“E o que o próprio Cristo prometeu dar a todos nós foi isto: a vida eterna.” I João 2.25

LEITURA DEVOCIONAL

Segunda-feira – Dt 28.8
Terça-feira – Ef 1.3
Quarta-feira – Hb 4.9
Quinta-feira – II Pe 1.4
Sexta-feira – I Ts 4.16,17
Sábado – II Pe 3.9

I. BÊNÇÃOS MATERIAIS

Você sabe que é a prosperidade bíblica? Prosperidade não é a ausência de problemas. Jesus disse aos discípulos que eles — por renunciarem ao mundo para servi-lo — receberiam nesta vida cem vezes mais (Mc 10.30). Ou seja, o seguidor de Jesus que é fiel é uma pessoa abençoada e próspera; entretanto, poderá enfrentar dificuldades na vida. Ser próspero, assim, significa ser bem-sucedido ou viver bem, mesmo enfrentando alguns problemas (Sl 1.3). Portanto, a pessoa próspera não é, necessariamente, aquela que possui riqueza e saúde, mas sim a que tem todas as suas necessidades de ordem espiritual e material supridas em Cristo. Jesus, os apóstolos e a igreja primitiva enfrentaram muitos momentos de dor e de dificuldades. Vemos na Bíblia ensinamentos claros sobre as desaventuranças da vida cristã. Por exemplo, em Mateus 5.11, Jesus alerta sobre os caluniadores; Paulo também instrui a Timóteo a cerca de uma possível perseguição (II Tm 3.12) e compartilha que foi abandonado por seus amigos no pior momento da sua vida (II Tm 4.16).

Mesmo assim, os seguidores de Jesus nunca ficaram desassistidos a ponto de serem destruídos. Jamais! Mas sempre contaram com a presença de Deus, ainda que passando por dificuldades na vida. Isso aconteceu com eles e acontece conosco também. Que nós, como eles, em tudo sejamos gratos, independentemente dos problemas. Que possamos aprender com as palavras do apóstolo Paulo: “Sei o que é estar necessitado e sei também o que é ter mais do que é preciso. Aprendi o segredo de me sentir contente em todo lugar e em qualquer situação, quer esteja alimentado ou com fome, quer tenha muito ou tenha pouco. Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação’’ (Fp 4.12,13).

II. BÊNÇÃOS ESPIRITUAIS

1- A salvação. Desfrutar da salvação em Cristo constitui-se em um grande privilégio. Você já pensou quantas pessoas vivem, neste mundo, perdidas, caminhando para o Inferno? Elas, muitas vezes, acham que estão certas nas coisas que fazem, mas quando estiverem diante de Deus, no Último Dia, para serem julgadas, receberão severa condenação. Elas sofrerão os danos da segunda morte. A primeira morte é a natural; àquela que todos enfrentaremos, caso Jesus não volte antes. A segunda morte se refere à eternidade sem Deus; ela é a condenação final, após o julgamento de Deus (Ap 20.14). Que coisa triste, não é? Entretanto, os filhos de Deus não passarão por isso. Ao contrário, viverão para sempre na presença do Pai.

2- O Batismo no Espírito Santo. Jesus prometeu que o Espírito Santo (Consolador) seria enviado para ficar conosco e isso aconteceu no dia de Pentecostes, quando todos foram cheios do poder de Deus (At 2.1-4). O Batismo no Espírito Santo é uma promessa que foi feita para todos os crentes, em todos os tempos e devemos buscá-lo constantemente, até receber (Lc 24.49; At 1.4,5; 2.39).

3. Os dons espirituais. Os cristãos têm à disposição os dons espirituais. Eles são distribuídos conforme a vontade do Senhor. Algumas pessoas acreditam que esses dons não mais existem, pois teriam cessado após a morte dos apóstolos. Entretanto, não é assim que a Bíblia nos ensina. Jesus prometeu dons aos seus discípulos (Mc 16.16-18); Paulo ordenou que orássemos pedindo os dons (I Co 12.31). E não há versículo algum na Bíblia que mostre que eles deixaram de ser distribuídos aos crentes. A Bíblia fala que há diversidade nos dons. Deus é quem dá os dons, de acordo com os seus propósitos, para edificação da Igreja. Você sabe quais são eles? Na carta de Paulo à igreja de Corinto, ele menciona alguns deles.
Em I Coríntios 12.7-11 conhecemos nove dons, que podemos dividir em três categorias:

a) Dons de revelação 
• Palavra da sabedoria
• Palavra da ciência
• Discernimento de espírito
b) Dons de poder
• Fé
• Dons de curar
• Operação de maravilhas
c) Dons de elocução
• Profecia
• Variedade de línguas
• Interpretação de línguas.
Já na Carta aos Romanos, podemos observar uma outra lista de dons, que também são distribuídos pelo Espírito (Rm 12.6-8). São eles:

• Anunciar a mensagem de Deus
• Serviço
• Ensino
• Trazer ânimo
• Repartir
• Liderança
• Ajudar aos outros
Quais desses dons você já pediu a Deus?

III. BÊNÇÃOS CELESTIAIS

Jesus prometeu à sua Igreja um destino certo e seguro, o Céu — também chamado por Ele de “casa do meu Pai” (Jo 14.1). Um Lugar preparado para todos os seus filhos fiéis. Quão maravilhoso será compartilhar de um mesmo Lar com todos os santos e o nosso Senhor Jesus! No Céu, viveremos em plena comunhão com a grande família de Deus. Lá, desfrutaremos do maná escondido e receberemos, cravado em uma pedra branca, um novo nome (Ap 2.17b); nos vestiremos com vestes brancas (Ap 3.5-6); teremos acesso a Árvore da vida (Ap 2.7b); também receberemos um galardão que já está preparado. Essas são algumas bênçãos celestiais que estão nos aguardando na vida futura.

CONCLUSÃO

As coisas que o Senhor tem preparado para nós vão além do que podemos imaginar.” O que ninguém nunca viu nem ouviu, e o que jamais alguém pensou que podia acontecer, foi isso o que Deus preparou para aqueles que o amam” (I Co 2.9). Por isso, como diz o hino 107 da Harpa Cristã, mantenhamo-nos firmes nas promessas de Jesus, Louvando e permanecendo na dispensação do amor dELe. Que possamos depositar a nossa confiança nas promessas do Senhor. E que a cada dia, Ele nos fortaleça para continuarmos fiéis até o fim.

Postado por: Pr. Ademilson Braga

Fonte: Editora CPAD

Compartilhe!
Clique aqui para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos

Copyright © Seara de Cristo - Todos os direitos reservados