Connect with us

Adolescente - CPAD

Aprendendo a fazer boas escolhas

Publicado

em

EBD – Adolescentes – EDIÇÃO: 199 – 4º Trimestre – Ano: 2024 – Editora: CPAD

LIÇÃO – 04 – 27 de outubro de 2024

TEXTO BÍBLICO

Romanos 2.6-8

Gálatas 6.7

DESTAQUE

Decidam hoje a quem vão servir. Resolvam se vão servir os deuses que os seus antepassados adoravam na terra da Mesopotâmia […]. Porém eu e a minha família serviremos a Deus, o Senhor.” Josué 24.15

LEITURA DEVOCIONAL

Segunda-feira – Gn 3.1-7
Terça-feira – Dt 30.19
Quarta-feira – Sl 119.30-35
Quinta-feira – Pv 1.28-33
Sexta-feira – Rm 6.22 23
Sábado – Tg 4.7

I. LIVRE-ARBÍTRIO, UM PRESENTE DE DEUS

Você já ouviu falar em livre-arbítrio? O termo, segundo o dicionário, é a “possibilidade de decidir, escolher em função da própria vontade”. Sobre esse conceito, a Declaração de Fé das Assembleias de Deus, diz: “Cremos, professamos e ensinamos que o homem é uma criação de Deus. dotado por Deus de livre-arbítrio, ou seja, com liberdade de escolher entre o bem e o mal” (CPAD, p.77). Ou seja, o ser humano tem liberdade para fazer suas escolhas. A questão do livre-arbítrio já aparece no início da Bíblia. Quando Deus forma o homem e o coloca no jardim do Éden Ele dá uma ordem: não comer o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal (Gn 2.16,17). Adão e Eva tinham liberdade para escolher obedecer a Deus ou não. E eles escolheram pecar contra Deus (Gn 3,6) E depois tiveram que lidar com as consequências da sua escolha (Gn 3.7. 16-19, 23).
Por meio do livre-arbítrio temos a possibilidade de escolher ser fiéis a Deus ou não (Dt 30.19). É baseado nessa premissa que, em certa ocasião Josué convocou o povo de Israel a tomar uma decisão. Ele estava encerrando sua atuação como líder do povo de Israel e falou seriamente à nação, dizendo que cada um teria que escolher se iria servir a Deus ou se iria se corromper e praticar a idolatria, adorando as diversas falsos deuses dos povos vizinhos Entretanto, Josué deixou claro que ele e toda sua família iriam servir ao Senhor (Js 24.15). E o povo de Israel respondeu que iria servir e adorar apenas a Deus (Js 24.16.22).
De igual modo, cada cristão tem o livre-arbítrio (I Co 6.12) Independente da tradição religiosa da sua família, você também precisa fazer uma escolha diante de Deus Cada pessoa precisa decidir-se quanto à fé em Cristo (Jo 14.6). É necessário que cada um confesse seus pecados diante de Cristo e aceite como único e suficiente Salvador (Rm 10.9) De todas as decisões que você terá que tomar na vida, essa é certamente a mais importante de todas (Sl 119.30). Sim é uma escolha individual, porque seus pais não podem fazê-la por você (At 4.121. Hoje, nesta aula você tem a oportunidade de tomar a decisão mais importante de sua vida (At 16.31)

II. VOCÊ É RESPONSÁVEL POR SUAS ESCOLHAS

Um adolescente não tem plena liberdade de escolhas diante da sociedade até mesmo perante a Lei, seus pais ou responsáveis é que possuem autoridade legal para muitas questões, porém, a autonomia para decisões do adolescente cresce conforme vai chegando a idade adulta. Por isso é tão importante aprender sobre responsabilidade (Gl 64.5). A parte mais difícil de ter liberdade de escolha é a responsabilidade de administrar as consequências de cada decisão. Entender isso é sinal de maturidade. Muitas pessoas desejam ter mais liberdade. Mas a maioria não entende que saber escolher o que é certo é mais importante do que fazer o que se deseja aprender que toda escolha tem consequências (Rm 14.12).
Diante disso, você deve desenvolver a auto responsabilidade, isto é aprender a fazer boas escolhas mesmo quando ninguém está monitorando você. Na vida, você terá que tomar muitas decisões em relação às suas amizades, ao seu comportamento, aos seus estudos, a sua rotina familiar. Quem tem auto responsabilidade sempre escolhe fazer o que é certo, mesmo quando ninguém está olhando: sempre cumpre suas obrigações, mesmo quando as pais não estão por perto: sempre fala a verdade e faz o que é justo, porque sabe que isso agrada a Deus; e sempre se recorda que a Palavra diz que o Senhor” recompensará cada um de acordo com o que fez (Rm 2.6).

III. CADA DECISÃO É UMA SEMEADURA

Paulo escreveu Carta aos Gálatas que “[…] o que uma pessoa plantar, é isso mesmo que colherá“ (GL 6.7). O apóstolo estava utilizando uma imagem agricultura para ensinar um princípio de vida: Não é possível plantar sementes de morango e colher maçãs ou plantar feijão e colher arroz. De igual modo, cada decisão tem um tipo de consequência. Todos os dias precisamos tomar boas decisões, de acordo com a Palavra de Deus (Ef 5.8). O apóstolo Paulo prossegue em seus conselhos: “Não nos cansemos de fazer o bem. Pois, se não desanimarmos chegará o tempo certo em que faremos a colheita” (GL 6.9).
Por isso, sempre escolha o bem e não o mau, o amor e não o ódio, o perdão não a vingança, a verdade e não a mentira. Ao longo da vida, você será tentado a fazer coisas que não agradam a Deus Em algumas situações você também poderá ficar em dúvida sobre o que fazer. Mas você não estará sozinho O Espírito Santo de Deus está com você todos os dias (Jo 16,7,8). Come com a ajuda dEle. Clame por Ele e você receberá toda ajuda e orientação necessária.

CONCLUSÃO

É hora de amadurecer. Entenda que o livre-arbítrio demanda autorresponsabilidade. Assuma, imediatamente, a postura de filho obediente e tenha uma vida responsável e dedicada, que agrade ao Senhor.

 

 

 

Postado por: Pr. Ademilson Braga

Fonte: Editora CPAD

 

Compartilhe!
Clique aqui para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos

Copyright © Seara de Cristo - Todos os direitos reservados