Connect with us

Adolescente - CPAD

A santificação

Publicado

em

EBD – Adolescentes – EDIÇÃO: 60 – 1º Trimestre – Ano: 2022 – Editora: CPAD

LIÇÃO – 09 – 27 de fevereiro de 2022

TEXTO BÍBLICO

II Coríntios 5.15; 7.1; I Pedro 1.15,16

DESTAQUE

“Procurem ter paz com todos e se esforcem para viver uma vida completamente dedicada ao Senhor, pois sem isso ninguém o verá.” Hebreus 12.14

LEITURA DEVOCIONAL

Segunda-feira – Rm 1.4
Terça-feira – Rm 6.22
Quarta-feira – II Co 7.1
Quinta-feira – I Ts 4.3
Sexta-feira – I Ts 4.7
Sábado – I Pe 1.16

I. “SEJAM SANTOS, POIS EU SOU SANTO’’

1- O que é ser santo? A palavra “santo” não significa algo inalcançável, mas simplesmente “aquele que é separado do mal”. Dessa forma, a pessoa que está no caminho da santidade luta para não cometer pecado, foge da aparência do mal, vigia, ora e lê a Bíblia. A perfeita santidade só poderá ser alcançada quando entrarmos no Céu de Glória. Enquanto estivermos por aqui, a fatalidade do pecado sempre nos atingirá. Mas você sabia que, mesmo assim, podemos ser santos?

2- Deus quer a nossa santificação. A santidade de Deus pode ser reconhecida através de sua Palavra: Ele não mente (Hb 6.18), é verdadeiro, correto e justo (Sl 33.4, 5; Jó 34.10), odeia a maldade (Sl 5.4, 5), é bom (SL 34.8) e amoroso (Rm 5.8; 1 Jo 4.7, 8). A partir do momento que entregamos nossa vida a Cristo, Ele exige de nós a santificação. Por Deus ser a própria essência da santidade, é impossível estabelecer um relacionamento com Ele permanecendo na impureza ou praticando o que é errado. Portanto, quem recebeu a salvação deve morrer para o mundo e através da santificação, viver para Deus: “Assim também vocês devem se considerar mortos para o pecado; mas, por estarem unidos com Cristo Jesus, devem se considerar vivos para Deus”(Rm 6.11).

II. TIPOS DE SANTIFICAÇÃO 

A Bíblia apresenta três conceitos de santificação diferentes. — Você sabia disso? São eles: a santificação inicial, a progressiva e a final.

1- Santificação inicial. A santificação inicial (também chamada de posicional) acontece em nós mediante a fé em Jesus. Ou seja, quando aceitamos a Cristo como Senhor e Salvador (I Co 6.11). É nesse instante, quando deixamos de ser escravos do pecado e somos remidos pelo sangue de Jesus, que experimentamos a santificação inicial. Quando entregamos nossa vida para Deus, Ele nos coloca em situação favorável: a de perdoados. Assim, podemos afirmar: a santificação inicial não é um processo, mas uma posição privilegiada a qual o pecador é colocado, pois, para ele, “tudo se fez novo” (II Co 5.17).

2- Santificação progressiva. É um processo de longo prazo e que não acaba. É uma experiência ligada ao dia a dia do cristão, que se submete a Deus e se afasta do pecado todos os dias, seguindo o caminho do aperfeiçoamento em Cristo. A santificação progressiva é o que buscamos como cristãos. Ao longo dos anos, nos esforçamos para mudar de vida, fazer escolhas melhores, obedecer mais a Deus e seguir o que está na sua Palavra. É sobre essa experiência de santificação que Paulo escreve aos tessalonicenses dizendo: “Que Deus, que nos dá a paz, faça com que vocês sejam completamente dedicados a ele. E que ele conserve o espírito, a alma e o corpo de vocês livres de toda mancha, para o dia em que vier o nosso Senhor Jesus Cristo” (I Ts 5.23).

3- Santificação final. Ela acontecerá na última fase da nossa caminhada com Deus. Ela também é chamada de glorificação. No futuro, quando as promessas bíblicas se cumprirem e nós recebermos corpos gloriosos, nunca mais cometeremos qualquer pecado. Quando chegarmos a esse estágio estaremos livres do pecado para sempre. Como afirmava o saudoso pastor Antônio Gilberto: “ela ocorrerá à Segunda Vinda de Jesus, para levar os seus (I Jo 3.2; Ef 5.26,27)”. Seremos então mudados: “num abrir e fechar de olhos, quando tocar a última trombeta. Ela tocará, os mortos serão ressuscitados como seres imortais, e todos nós seremos transformados” (I Co 15.52).

III. APERFEIÇOANDO A SANTIFICAÇÃO 

A Bíblia diz, em II Coríntios 7.1, que devemos buscar a santificação dia após dia. A pergunta é: como podemos fazer isso? Eis algumas sugestões:

1- Renove seus pensamentos. O primeiro elemento a ser atingido pelo processo de santificação é a mente, pois dela procedem todos os pensamentos que determinarão nossos sentimentos e comportamentos. Se os nossos pensamentos forem maus, todas as nossas atitudes serão igualmente más. Uma mente corrompida pelo pecado irá interpretar de forma equivocada os desígnios de Deus. Já uma mente transformada pelo Espírito Santo tem o seu entendimento alinhado com a verdade de Deus. Por isso, o apóstolo Paulo nos orienta à mudança de mentalidade a fim de a conhecer a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Rm 12.2). Todo cristão deve anelar por alcançar a mentalidade de Cristo. Isso é possível quando olhamos para dentro de nós e reconhecemos diante de Deus as nossas falhas, buscando conhecer Deus e a sua vontade (I Jo 1.7).

2- Diga não aos desejos da carne. Depois de aceitar a Jesus precisamos renunciar à nossa vontade carnal, pois já não temos a velha natureza humana, mas Cristo vive em nós. Por isso, não podemos viver mais conforme os desejos mundanos, antes precisamos sujeitar nosso comportamento à vontade do Pai e viver para agradá-lo (II Co 5.15-17). Em quaisquer circunstâncias, sempre se pergunte: O que Jesus faria, falaria, pensaria se estivesse no meu lugar?

3- Viva para Deus. Além de abandonara velha vida, precisamos desejar, com fervor, alimentar a alma e o espírito com a Palavra de Deus e desenvolver um relacionamento com Ele. Viver para Deus não se resume em apenas ouvir a Palavra de Deus espera mais! Jesus disse que devemos obedecer aos seus mandamentos. É através dessa conduta que o mundo vai nos reconhecer como discípulos de Jesus. E quais são os mandamentos de Cristo? As duas ordens centrais do nosso mestre são: amar a Deus acima de todas as coisas e amar ao próximo, como a nós mesmos (Mt 22.37-39). Em outras palavras, Deus nos desafia a viver praticando a fé na esperança e no amor. Parece difícil? Mas não é! A cada dia escolha dar a vida pelos irmãos (I Jo 3.16), seja exemplo (Mt 5.16) e testemunhe de Cristo em todo lugar (Mc 16.15).

CONCLUSÃO

A santidade é primordial na caminhada do cristão. Sem ela é impossível nos aproximarmos do Senhor (Hb 12.14). O caminho não é fácil, mas o Espírito Santo é o grande auxiliador nessa jornada, basta permitir e dar liberdade para que Ele atue. Então, siga em frente em sua jornada, sempre clamando ao Salvador.

Postado por: Pr. Ademilson Braga

Fonte: Editora CPAD

Compartilhe!
Clique aqui para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos

Copyright © Seara de Cristo - Todos os direitos reservados