Connect with us

Adultos - Betel

A relevância da Palavra de Deus para edificação doutrinária da Igreja

Publicado

em

EBD – Adultos – EDIÇÃO: 234 – 3º Trimestre – Ano: 2024 – Editora: BETEL

LIÇÃO – 01 – 07 de julho de 2024

TEXTO ÁUREO

“Eu sei as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome.” Apocalipse 3.8

VERDADE APLICADA

A Palavra de Deus é o alicerce da Igreja. Ela é o fundamento de todos os princípios que norteiam a vida cristã.

TEXTOS DE REFERÊNCIA

Salmos 119

97- Oh! Quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia.
98- Tu, pelos teus mandamentos, me fazes mais sábio que meus inimigos, pois estão sempre comigo.
99- Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque medito nos teus testemunhos.
100- Sou mais prudente do que os velhos, porque guardo os teus preceitos.
101- Desviei os meus pés de todo caminho mau, para observar a tua palavra.
102- Não me apartei dos teus juízos, porque tu me ensinaste.
103- Oh! Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! Mais doces do que o mel à minha boca.

LEITURAS COMPLEMENTARES

Segunda-feira – I Sm 15.22
Obedecer é melhor do que sacrificar.
Terça-feira – SI 1.2
Bem-aventurado o que medita na Palavra.
Quarta-feira – Sl 119.1
Bem-aventurado o que anda na lei do Senhor.
Quinta-feira – Jr 23.29
A Palavra de Deus é como fogo.
Sexta-feira – Jo 17.17
A Tua Palavra é a verdade.
Sábado – At 6.4
Perseverar na oração e na Palavra.

INTRODUÇÃO

Nesta lição, refletiremos sobre a relevância da Palavra de Deus para a Igreja. Portanto, apresentaremos alguns princípios que evidenciam essa relevância crucial para a vida cristã.

I – A RELEVÂNCIA DO APRENDIZADO DA PALAVRA

Além de estudar, é preciso que haja um aprendizado efetivo. Aprender é uma tarefa de excelência tanto para o discípulo, quando alcança esse objetivo, como também para o mestre, que vê um resultado positivo do seu trabalho, pois: “Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.” (Ap 1.3). Portanto, o ensino está intrinsecamente ligado a ouvir, guardar e praticar o que está sendo ministrado.

  1. O aprendizado nos torna sábios para a salvação. O elemento essencial que nos conscientiza da salvação vem pelo aprendizado da Palavra, porquanto a fé advém de ouvi-la (Rm 10.17). O apóstolo Paulo afirmou para Timóteo, seu filho na fé, que ele havia chegado a essa conclusão pelo conhecimento da Palavra de Deus: “E que, desde a tua meninice, sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.” (II Tm 3.15). Os mestres da lei, estudiosos diligentes das Escrituras, a examinavam na certeza de encontrar a vida eterna (Jo 5.39), porém ignoravam o fato de que as mesmas testificam de Jesus, o único caminho para a salvação.
  2. O aprendizado nos torna sábios para a vida. O aprendizado da Palavra de Deus proporciona ao crente essa sabedoria celestial que se sobrepõe à sabedoria humana e terrena. De nada vale o conhecimento sem reconhecer a Palavra de Deus como base de toda a ciência. O salmista admite que o aprendizado da Palavra de Deus o fazia superar até seus mestres, incluindo pessoas mais velhas e experientes do que ele: “Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque medito nos teus testemunhos. Sou mais prudente do que os velhos, porque guardo os teus preceitos.” (SI 119.99-100).
  3. O aprendizado nos faz discernir o falso ensino. Jesus disse que o erro dos saduceus, líderes em Israel, derivava do fato de não conhecerem as Escrituras, ou seja, a principal qualidade de quem ensina a Palavra é conhecê-la: “Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.” (Mt 22.29). Ainda de acordo com o texto de Oséias, o povo pereceu porque lhes faltou o conhecimento de Deus (Os 4.6). Existe ainda o fragoroso perigo de se estar ensinando doutrinas heréticas, visto que há uma linha muito tênue entre o ensino genuíno da Palavra e um ensinamento deturpado.

II – A IMPORTÂNCIA DE PRIORIZAR A PALAVRA

A prioridade da Palavra de Deus perpassa por uma atitude firme da Igreja, justamente quando as lideranças entendem que o estudo sistemático da Palavra é fundamental em todas as funções eclesiásticas.

  1. A importância da Palavra no Antigo Testamento. O sacerdote e escriba Esdras é um exemplo muito importante para apresentarmos o ensino da Palavra no Antigo Testamento: “Porque Esdras tinha preparado o seu coração para buscar a lei do Senhor, e para a cumprir, e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus direitos.” (Ed 7.10). O povo se reunia para ler e meditar na lei do Senhor. Essa atitude de Esdras produziu um dos maiores avivamentos na história de Israel.
  2. A importância da Palavra no Novo Testamento. Os apóstolos deixaram um legado muito importante para a Igreja dos nossos dias: “Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra.” (At 6.4). A atitude apostólica de priorizar o binômio oração e Palavra é infalível e deve ser imitada por todas as Igrejas, se quiserem ter uma vida espiritual e um crescimento saudável. A Igreja apostólica crescia mediante o trabalho do ministério (At 2.42), pois perseverava em todas as atividades que realizava. Era uma ação contínua, sendo parte constante da vida da Igreja. Vemos Paulo exoгtando a Timóteo, seu filho na fé, para que pregasse a palavra em todo o tempo (II Tm 4.2).
  3. A Palavra nutre a vida espiritual. Nossa saúde espiritual está intimamente ligada à nossa busca pelo conhecimento da Palavra de Deus. O apóstolo Pedro escreveu: “Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que, por ele, vades crescendo.” (I Pe 2.2). Assim como o leite materno não possui substituto à altura, de igual modo na vida cristã, nada pode substituir a Palavra de Deus. De acordo com este texto bíblico, a Palavra é o principal elemento no “cardápio alimentar” da vida espiritual. Ela deve ser prioritária em nossa vida.

III – O RESULTADO DA APLICAÇÃO DA PALAVRA

A aplicação da Palavra de Deus se constitui no elemento fundamental para o cristão sob todos os aspectos. Ela tem o poder de transformar a vida do ser humano.

  1. Fortalece a vida cristã. A maturidade cristã será alcançada através de uma vida alicerçada na Palavra de Deus. Só assim o cristão poderá vencer todos os embates da vida com equilíbrio e resiliência: “Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha. E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.” (Mt 7.24- 25). Rios, chuvas, ventos e tempestades são situações que podem atingir a vida cristã e somente quem está alicerçado na Palavra de Deus poderá vencer.
  2. Produz santificação. A vontade de Deus para o Seu povo é a santificação (I Ts 4.3), e um dos elementos importantes para a santificação é a Palavra de Deus, conforme ressaltou Jesus na oração sacerdotal, ao revelar o poder santificador da mesma: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade” (Jo 17.17). De acordo com o apóstolo Tiago, para que haja uma mudança de vida efetiva, a Palavra precisa ser enxertada em nossas vidas (Tg 1.21).
  3. Agrada a Deus. A obediência é um dos mais importantes princípios da vida cristã, de maneira que qualquer sacrifício não tem nenhum valor sem a obediência. Isso fica claro nas palavras do profeta Samuel ao advertir o rei Saul: “Porém, Samuel disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar (…).” (I Sm 15.22).

CONCLUSÃO

Após a morte de Moisés, Deus fala com Josué e lhe faz promessas e garante que estaria com ele, mas o advertiu que não deixasse de observar a Palavra de Deus em todo o tempo. Assim também deve ser com cada geração da Igreja enquanto estiver na terra: os tempos mudam, mas a Palavra de Deus permanece. Os princípios bíblicos são os mesmos. A última exortação bíblica se refere a como estamos lidando com a Palavra de Deus (Ap 22.18-19). Que o Espírito Santo nos ajude em todo o tempo a guardarmos a Palavra de Deus (Ap 3.8, 10).

 

 

 

Postado por: Pr. Ademilson Braga

Fonte: Editora Betel

 

 

 

 

 

Compartilhe!
Clique aqui para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos

Copyright © Seara de Cristo - Todos os direitos reservados