Adultos - CPAD
A pessoa do Espírito Santo
EDIÇÃO: 444 – 1º Trimestre – Ano: 2021 – Editora: CPAD
LIÇÃO – 01 – 03 de janeiro de 2021
TEXTO ÁUREO
“E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da redenção.” (Ef 4.30)
VERDADE PRÁTICA
Somente a Bíblia revela a verdadeira identidade e as obras do Espírito Santo; um tema que nós, pentecostais, vivenciamos.
LEITURA DIÁRIA
Segunda-feira – Gn 1.2 O Espírito Santo aparece desde o princípio na obra da criação
Terça-feira – SL 104.30 A ação do Espírito Santo é fundamental na preservação do mundo
Quarta-feira – Jo 16.13 O Espírito Santo possui todas as faculdades e os atributos da personalidade
Quinta-feira – I Co 12.3 É o Espírito Santo que revela a verdadeira identidade do Senhor Jesus
Sexta-feira – II Co 3.17 O Espírito Santo é Deus e Senhor
Sábado – Ap 22.17 O Espírito Santo opera na vida humana por meio da Igreja
LEITURA BÍBLICA
João 14:16-18
16 – E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;
17 – O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.
18 – Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.
26 – Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.
João 16:14
Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar.
INTRODUÇÃO
O tema do presente trimestre é o pentecostalismo no seu aspecto bíblico, teológico e prático os Pentecostais são conhecidos por suas relações e experiências com a manifestação do Espírito de Deus, mas sua características básicas é o batismo no Espírito Santo, qual os seus dons e manifestações, como a glossolalia (línguas), as profecias, as curas e as outras operações de Maravilhas. A primeira lição mostra uma visão geral sobre a Pessoa do Espírito Santo e o que a Bíblia ensina sobre Ele.
I – A REVELAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO NAS ESCRITURAS
O que os crentes precisam saber sobre o Espírito Santo? Sobre a sua divindade, a sua personalidade, os seus atributos divinos e as suas obras de acordo com a revelação bíblica.
Divindade. A deidade absoluta do Espírito Santo nas escrituras, e essa é a religião da igreja ao longo dos séculos. Essa verdade está claro na fórmula batismal, quando o espírito aparece como Deus igual ao Pai e ao Filho: “batizando-as em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28.19). Não somente na fórmula trinitária, pois a Bíblia reserva com clareza a divindade do Espírito (II Sm 23.2,3; II Co 3.17,18), e mais: “não sabei vós que sois o Templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” (I Co 3.16). O Espírito Santo é chamado de Deus, pois o apóstolo usa alternadamente os nomes “Deus” e “Espírito Santo”. Isso porque o Cristão é templo de Deus (Jo 14.23). Assim, habita no crente o Deus Trino e Uno: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Como em Atos 5.3,4, Deus é o Espírito Santo são uma mesma deidade.
Personalidade. A personalidade do Espírito Santo é uma verdade bíblica. As escrituras revelam os elementos constitutivos dessa personalidade, e os principais são intelectos, a emoção e a vontade, entre os demais. O Espírito é inteligente e raciocínio (I Co 2.10,11; Rm 8.27); Ele tem emoção e sensibilidade, pois ama e pode ser entristecer (Rm 15.30; Ef 4.30) o que é volitivo, isso é, tem vontade própria. Ele não permitiu que Paulo com sua comitiva se dirigisse a Bitínia (At 16.7).
O Espírito Santo distribui os dons espirituais conforme a Sua vontade: “mas um só e o mesmo Espírito opera todas essas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer” (I Co 12.11) ou “distribuindo a cada um particularmente como lhe apraz” (TB – Tradução Brasileira).
Atributos divinos. A Bíblia revela todos os atributos incomunicáveis e comunicados, ou seja, metafísicos e naturais de Deus o Espírito Santo. Ele é onipotente: “no poder de Milagres e prodígios, no poder do Espírito Santo” (Rm 15.19 – TB); e a fonte de poder e milagres (Mt 12.28; At 2.4). O Espírito conhece todas as coisas, até as profundezas de Deus (I Co 2.10,11), assim como coração humano (Ez 11.5; Rm 8.26,27); as coisas do Futuro (Jo 16.13; At 20.23), isso por ser onisciente. Ele possui o atributo da eternidade, Pois é chamado de “Espírito eterno” (Hb 9.14). É o Criador do ser humano e do mundo (Jó 26.13; 33.4; Ef 4.30; Tt 3.4,5). a palavra de Deus apresenta, igual modo, seus atributos comunicáveis, santidade, verdade, sabedoria, entre outros (Rm 15.16; Jo 14.26; Ef 1.17; Jo 5.6).
II – O ESPÍRITO SANTO E JESUS CRISTO
Já estudamos diversas vezes sobre a santíssima Trindade. O Senhor Jesus e o Espírito Santo são um só Deus juntamente com o Pai, visto que a Trindade é a união de três Pessoas distintas iguais em Glória, poder e Majestade.
Pericorese. É o termo teológico desconhecido no meio evangélico, que expressa a relação intratrinitariana do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ou seja, habitação das pessoas da Trindade uma na outra. Cada pessoa está nas outras e cada uma se dá as duas outras. A intimidade entre Filho e o Espírito Santo se dá nesses termos e é eterna. Jesus fala desse relacionamento desde antes que o mundo existisse (Jo 17.5) e em outro momento ele diz a Filipe “não crês tu que eu sou o Pai e que o Pai está em mim?” (Jo 14.10). O Espírito está também nessa Trindade (I Co 2.10,11).
“Ele me glorificará” (16.14). Houve época que entre nós assembleianos alguns questionavam adoração ao Espírito Santo. O argumento era baseado numa interpretação equivocada das palavras de Jesus: “glorificará, porque receber o que é meu” (Jo 16.14). Ainda hoje é comum ouvir alguém dizer que o espírito santo não deve ser adorado porque é Ele que glorifica a Cristo. Tal argumento é equivocado, pois o Pai glorifica também o Filho (Jo 17.5), e nem por isso se diz que o pai não deve ser adorado. Se o Espírito é de Deus, logo, pode ser adorado, do contrário, seria um deus de segunda categoria, e isso não existe na fé cristã.
O efeito pratico da Pericorese. A verdade é que quando expressamos no culto “glória a Deus!”, o Filho e o Espírito são glorificados o seu louvor (Fp 3.3). Da mesma maneira, quando damos Glória a Jesus, o Pai e o Espírito Santo estão sendo também glorificados juntamente (Ap 5.6,13). De modo que a declaração do artigo de fé 27 do credo de Anastácio, “tanto a unidade na Trindade como a Trindade na unidade deve ser adorada”, está fundamentada nas escrituras. Tanto faz Adorar a Jesus separadamente ou a qualquer das outras pessoas da Trindade, como adorar a Trindade.
Consubstancial com o Filho. Consubstancial quer dizer, “da mesma substância”. O Senhor Jesus prometeu enviar o Consolador e o identifica com o Espírito Santo: “Mas aquele Consolador o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome” (v.26). O Filho é consubstancial com o Pai (Jo 10.30) da mesma forma que o Espírito é consubstancial com Filho (Rm 8.9). Jesus disse que o Pai “vos dará outro Consolador” (v.16).
A palavra “outro” em grego, empregada nessa passagem, significa ser alguém da mesma natureza, da mesma espécie e da mesma qualidade. O Espírito Santo, portanto, é alguém como Jesus, da mesma substância, glória e poder.
III – O ESPÍRITO SANTO AGE NO MUNDO E NO SER HUMANO
A atuação do Espírito Santo não se restringe aos corações humanos, ele age sobre a criação inteira. Ele atua no mundo e na igreja. Sua ação é ampla na vida humana no passado, no presente e no futuro.
No mundo. Sua atuação é visível a começar pela criação e preservação do planeta Terra: “e o Espírito de Deus se movia sobre a face das Águas” (Gn 1.2). Ação dele não ficou somente na ordem cósmica do universo. Ele continua como mantenedor e preservador de todas as coisas criadas: “Envia o teu Espírito, e são criados , e assim renova a face da terra” (Sl 104.30).
Atuação do Espírito acontece também nas coisas naturais do dia a dia, e nem por isso deixa de ser uma ação Milagrosa, como um acerto médico no diagnóstico complicado, uma aprovação no concurso corrido, uma promoção de cargo da empresa, entre outros.
No plano Divino da salvação. Foi o Espírito Santo que conduziu a história da Redenção humana por meio da Nação escolhida de Israel (I Pe 1.10-12) e inspirou os profetas (II Pe 1.19-21). Sua presença está em toda história dos antigos Hebreus como os 70 anciãos auxiliares de Moisés (Nm 11.25) e dos demais heróis de Israel como Otniel, Gideão, Sansão, Davi entre outros (Jz 6.34; 14.6; I Sm 16.13). O espírito é a primeira pessoa com quem o pecador tem contato quando vem a Cristo, embora tal experiência não seja reconhecida ou identificada no início, pois é Ele que nos leva a Cristo (I Co 12.3).
Na vida humana. O Novo Testamento registra o início da dispensação da plenitude do Espírito, e essa nova era começou com a descida do Espírito Santo no dia do Pentecostes (At 2.1-8). Essa descida foi para que Ele ficasse conosco “para sempre”, foi Promessa de Jesus para dispensação da igreja (Jo 14.16). Nos dias atuais o Espírito continua atuando na vida dos crentes. Isso pode ser visto por meio do fruto do Espírito (Gl 5.22) e das manifestações dos dons espirituais (I Co 12.4-11).
CONCLUSÃO
As informações sobre o Espírito Santo São abundantes; procuramos apresentar um estudo conciso e compreensivo. Os pontos principais da doutrina Pentecostal são temas das lições que se seguem. É importante, por enquanto, saber que o estudo sobre o pentecostalismo é o estudo sobre o Espírito Santo; e estudar o Espírito é estudar sobre Deus e o seu relacionamento conosco em Cristo.
Postado por: Pr. Ademilson Braga