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A natureza do caráter cristão

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O CARÁTER HUMANO

Definição. Caráter é o conjunto das qualidades boas ou más de um indivíduo que determina sua conduta em relação a Deus, a si mesmo e ao próximo. Essas especificidades são responsáveis pela maneira como uma pessoa age, regulando suas escolhas e decisões ( Pv 5. 21; 16.2,9; 20.6,11 ). O caráter de uma pessoa, portanto, não apenas define quem ela é, mas também descreve seu estado moral e a distingue das demais de seu grupo ( Pv 11.17; 12.2; 14.14; 20.27).

Aspecto bíblico – teológico do caráter. A Bíblia é farta de ensinamentos referentes à virtude, à moral e ao caráter cristão. Os preceitos da Lei, especialmente os do Decálogo ( Êx 20 ), as mensagens éticas dos profetas ( Is 10.1,2; Hc 2 ), os ensinos de Jesus ( Mt 5-7 ), e as doutrinas exaradas nas epístolas ( Rm 12.9-21;1 Pe 3.8-16 ), revelam a vontade Deus para a vida moral do homem ( 2 Tm 3.16 ).

O trabalho do Espírito no caráter do homem. Ao aceitar a Cristo como Salvador, o homem recebe da parte de Deus um novo caráter ( 2 Co 5.17 ). O Espírito Santo, por meio de suas ações passam a ser moldadas por Ele ( Rm 8.5 – 11 ). Uma vez que a imagem perdida no Éden fora restaurada, o homem passa a experimentar e demonstrar uma vida de integridade ( Gn 3.11-13; Rm 5.12; 1 Co 15.22,45; Ef 4.23,24).

CARÁTER DOENTIO

Insensibilidade moral. O pecado tem subtraído do ser humano toda a sua sensibilidade concernente aos princípios e valores morais. Sem que se perceba, sua natureza moral é corrompida ( Rm 1.18-31), seu coração é endurecido (Hb 3.7-19) e sua consciência é cauterizada ( ! Tm 4.2; Ef 4.18 ). È nesse ponto que o homem se torna insensível à voz do Espírito, passando a praticar todo tipo de pecado, entristecendo ao Todo-Podereso ( Ef 4.31 ).
Portanto, é dever de todos os crentes observarem os limites estabelecidos pela Palavra de Deus, para que vivam “como astros no mundo” ( Fp 2.15 ).
Permissividade. É o que acontece quando o homem não resiste às forças do mal (Rm 12.2; Tg 4.7; 1 Pe 5.8,9 ). Há crentes aceitando e outros até buscando no comércio e na sociedade, o que Jesus terminantemente rejeitou no deserto ( Mt 4. 3-11 ).

Mentira. Há muitas formas de mentira. Uma informação falsa passada como se fosse verdadeira constitui uma mentira. Alguém já disse que a mentira é qual cabo de ferramenta que dá em qualquer uma delas. É um tipo de pecado que permeia toda a raça humana em todas as épocas, culturas e civilizações (Sl 116.11 ). A mentira é do Diabo ( Jo 8.44 ). Mas, Cristo é a Verdade que liberta (Jo 3.16; 8.32,36 ) e conduz o homem a uma vida pautada na realidade.

Malícia. As palavras são o instrumento pelo qual o ser humana manifesta seus pensamentos, sentimentos, ideias e desejos, conforme as circunstâncias em que vive e com que se defronta ( Mt 15.11, 18-20). O que o homem pensa e fala reflete seu caráter ( Sl 5.9;7.9 ). A malícia é um pecado que macula e subverte o caráter cristão ( Rm 1.29 ). Os maliciosos geralmente pensam e falam o pior acerca dos outros e vêem maldade em tudo ( Sl 10.7; Lc 11.39 ). Para os tais, nada é puro ( Tt 1.15 ). A fim de estarmos comprometidos com os valores celestiais ( Fp 4.8; Cl 3.2,3 ), a Palavra de Deus nos admoesta a abandonarmos definitivamente toda malícia ( I Co 14.20; Ef 4.31; Cl 3.8; Tt 3.3-5; 1 Pd 2.1-3 ).

Concupiscência. Trata-se dos desejos desenfreados, malignos, impuros, corruptores e pecaminosos que afetam o caráter do homem ( Rm 1.24; Cl 3.5; I Pe 2.1; I Jo 2.15-17). A concupiscência se manifesta mediante o desejo descontrolado pelas coisas naturais desta vida a ponto de conduzir o indivíduo à satisfação desses impulsos por meios imorais e ilícitos ( Tg 1.14,15 ). A Bíblia afirma que a única maneira eficaz de se vencer a concupiscência é andar no Espírito ( Gl 5.16 ).

Cobiça. A cobiça é um desejo impetuoso e desequilibrado de adquirir bens materiais, inclusive alheios. A prática da cobiça leva o homem à dívida, ao roubo, á desonra, ao egoísmo, à fraude e, até, ao homicídio ( I Tm 6.10 ).

Ambição. O lado negativo da ambição é o desejo incontrolável de obter bens materiais ou posições, mesmo que a pessoa já possua essas e outras coisas. Esta atitude é o primeiro passo para que entre no coração do homem o orgulho. Deus, porém, aborrece tais coisas ( Pv 16.5; Tg 4.6,16 ). A ambição torna o homem egoísta, rebaixa seus valores transforma a sua maneira de agir com os seus semelhantes.

COMO PRESERVAR O VERDADEIRO CARÁTER CRISTÃO

Manter-se em comunhão com o Espírito. O ser humano traz em sua natureza um forte inclinação para o pecado ( Rm 7.18-23; Pv 4.14-17 ). Trata-se de uma tremenda força maligna impossível de ser superada sem a ajuda divina. É justamente por isso que Deus nos enviou seu Espírito para habitar em nós, dando-nos a condição de andarmos em novidade de vida ( Rm 6.4; II Co 5.17 ). Somente pelo Espírito Eterno, o crente pode caminhar seguro, resistindo aos desejos da carne ( Rm 8.1,9, 13; Gl 5.16 ).
Em Gálatas 5, o apóstolo Paulo enumera várias obras da carne que contaminam o caráter do homem sem Cristo (Gl 5.19.21). Todavia, nesse mesmo capítulo, encontramos um conjunto de valores espirituais que garante a saúde moral do crente ( v.22 ).

Conhecer a Palavra de Deus. A Bíblia Sagrada é a única regra de fé e prática do cristão. Ela nos apresenta o padrão de comportamento necessário ao homem que deseja viver uma vida justa, sóbria e piedosa neste mundo (Tt 2.12 ). Ao longo da narrativa bíblica deparamo-nos com uma série de valores e virtudes morais e espirituais estabelecias por Deus para o homem. Todavia, estas qualidades indispensáveis ao seu humano, só foram plenamente identificadas e vividas em Jesus. Hoje sabemos que essas santas virtudes estão ao alcance de todos, por meio da extraordinária obra do Espírito. É imprescindível ao homem conhecer muito bem as Escrituras e o poder de Deus para que não erre na busca de uma vida virtuosa diante de Deus e do próximo ( Mt 22.29 ).

Disciplina. A oração e o jejum, apesar de serem armas espirituais poderosas, são também instrumentos que auxiliam na disciplina do caráter cristão. O jejum, por exemplo, é um sacrifício que agrada a deus e promove disciplina ao crente (Jz 20.26; 1 Sm 7.6 ). Portanto, o homem pode e deve pedir a Deus que o auxilie durante o tempo em que busca as virtudes espirituais, éticas e morais expostas na Palavra de Deus.

CONCLUSÃO

Quando uma pessoa aceita a Cristo como Salvador de sua alma, experimenta, imediatamente, uma profunda modificação em seu interior. Essa mudança é demonstrada não apenas nos relacionamentos, mas também nas escolhas, atitudes e responsabilidades assumidas durante a sua no vida ( Cl 3.1-17 ).

 

 

Postado por: Pb. Ademilson Braga

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