E.B.D
A liderança de Davi
EBD – Jovens – EDIÇÃO: 97 – 4º Trimestre – Ano: 2022 – Editora: CPAD
LIÇÃO – 07 – 13 de novembro de 2022
TEXTO PRINCIPAL
“E, quando este foi retirado, Ihes levantou como rei a Davi, ao qual também deu testemunho e disse: Achei a Davi, filho de Jessé, varão conforme o meu coração […].” (At 13.22)
LEITURA SEMANAL
Segunda-feira – I Sm 16.1-13
Davi, escolhido por Deus e ungido por Samuel
Terça-feira – SL 89.1-52
A aliança de Deus com Davi
Quarta-feira – I Sm 17.17-51
Davi, o derrubador de gigante
Quinta-feira – I Cr 28.11-21
Davi, um líder visionário
Sexta-feira – I Cr 29.1-30
Davi, um líder generoso
Sábado – At 13.21-23
Davi, um líder segundo o coração de Deus
TEXTO BÍBLICO
I Samuel 16
1 Então disse o SENHOR a Samuel: Até quando terás dó de Saul havendo-o eu rejeitado para que não reine sobre Israel? Enche o teu vaso de azeite e vem: enviar-te-ei a Jessé o belemita: porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei.
2 Porém disse Samuel: Como irei eu? Pois, ouvindo-o, Saul me matara. Então, disse o SENHOR: Toma uma bezerra das vacas em tuas mãos e dize: Vim para sacrificar ao SENHOR.
3 E convidaras Jessé ao sacrifício: e eu te farei saber o que hás de fazer, e ungir-me-ás a quem eu te disser.
4 Fez, pois, Samuel o que dissera o SENHOR e veio a Belém. Então, os anciãos da cidade saíram ao encontro tremendo, e disseram: De paz é a tua vinda?
5 E disse ele: É de paz: vim sacrificar ao SENHOR. Santificai-vos e vinde comigo ao sacrifício. E santificou ele a Jessé e os seus filhos e os convidou ao sacrifício.
6 E sucedeu que. entrando eles. viu a Eliabe e disse: Certamente, está perante o SENHOR o seu ungido.
7 Porém o SENHOR disse a Samuel Não atentes para a sua aparência, nem para a altura da sua estatura, porque o tenho rejeitado: porque o SENHOR não vê como vê o homem. Pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração.
INTRODUÇÃO
Davi é um dos personagens mais conhecidos e importantes do Antigo Testamento, e isso se dá pela sua trajetória de vida, quanto pela sua entrega a Deus, os seus feitos e a sua liderança bem-sucedida. Ao estudar a respeito da liderança de Davi, podemos identificar as suas qualidades, e afirmar que elas servem de referencial para os líderes da atualidade. Na lição deste domingo, vamos refletir a respeito do chamado e do preparo de Davi para liderar Israel, apontando algumas das suas principais qualidades.
I – DAVI, UM HOMEM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS
1- Davi, um filho obediente. O sucesso de um líder não é obra da casualidade, mas é o resultado de um processo de formação, muitas vezes lento, doloroso e marcado por grandes desafios. Um dos principais desafios de uma liderança é a solidez de seus resultados e isso passa por uma construção bem edificada, que inclui, não somente aspectos espirituais e intelectuais, mas também familiares. Davi é admirado como pastor, derrubador de gigantes, excelente músico, campeão de batalhas e líder brilhante. As Escrituras não dizem nada a respeito de sua infância, mas acreditamos que seu caráter foi forjado em família.
Davi não foi ungido pelo Senhor enquanto lutava como um bravo guerreiro, mas enquanto cuidava das ovelhas de seu pai (I Sm 16.11-13). Ele também não venceu Golias e se tornou um herói nacional enquanto fazia parte do exército de Saul. Ele venceu Golias e foi aclamado por todos no momento em que obedecia a ordem de seu pai. O pai de Davi pediu que ele fosse ao encontro de seus irmãos no campo de batalha para levar alimentos, pois eles estavam na guerra (I Sm 17.17-58). Muitos, erroneamente, acreditam que precisam estar em uma posição de destaque para serem ungidos e chamados pelo Senhor. Davi estava no campo e a maior parte dos discípulos de Jesus era formada de simples pescadores.
2- Davi, esquecido pela família, mas escolhido por Deus. Samuel comunicou a Saul que Deus o havia rejeitado e que já havia escolhido alguém para assumir o seu lugar como rei de Israel (I Sm 13.13.14). O Senhor ordenou a Samuel que ele fosse até a casa de Jessé, pois um dos seus filhos seria o novo rei. Samuel fez como Deus havia ordenado e viu os setes filhos de Jessé, mas nenhum deles havia sido escolhido. Samuel teve que perguntar a Jessé se ele não tinha mais filhos. Então, foi aí que Jessé se lembrou do mais novo, que estava cuidando das ovelhas no campo. Quando Davi chegou, a voz do Senhor veio a Samuel dizendo: Este é o jovem escolhido para ser o rei.
Deus não olha a aparência física. Ele vê o coração, e os seus pensamentos ao nosso respeito são os melhores possíveis (Jr 29.11). O texto confirma que Davi foi achado, ungido e alvo da promessa de Deus de que a sua liderança seria vitoriosa (Sl 89.3.4). Definitivamente, Davi foi uma escolha de Deus (I Sm 16.1-13). Davi teve muitos desafios e encarou muitas dificuldades antes de assumir a liderança do seu povo, mas com o tempo ele teve a aprovação de todos. Jonatas, filho de Saul, é um dos exemplos de quem sabia que Deus havia escolhido e separado a Davi para ser rei de Israel no lugar de seu pai (I Sm 23.17). O próprio Saul Veio a reconhecer que Davi foi a escolha de Deus para reinar em seu lugar (I Sm 24.20). Abigail também reconheceu que Davi foi uma escolha divina, para reinar em Israel (I Sm 25.28,30). Definitivamente, Davi foi um líder escolhido pelo Senhor.
3- Davi, um líder com muitas qualidades. Em sua trajetória de vida, Davi teve muitos erros e acertos. Foi um homem com muitas habilidades e qualidades. Podemos afirmar que Davi foi um homem que desenvolveu uma espiritualidade saudável e profunda, isto é, ele teve o seu coração voltado para o Eterno. Também foi um homem humilde, pois quando os empregados de Saul falaram a respeito de sua filha Mical a resposta dele demonstrou toda modéstia: “[…] então, disse Davi: Parece-vos pouco aos vossos olhos ser genro do rei, sendo eu homem pobre e desprezível?’ (I Sm 18.23).
II – A LIDERANÇA DE DAVI
1- Uma liderança cheia do Espírito Santo. Davi foi um líder cheio do Espírito Santo e que reconheceu o valor da presença do Espírito em sua vida, pois quando reconheceu a gravidade do seu pecado, clamou ao Senhor dizendo: “Não me lances fora da tua presença e não retires de mim o teu Espírito Santo” (Sl 51.11). Sem a unção do Espírito Santo, podemos até realizar a obra do Senhor, mas os resultados serão escassos ou nulos. A primeira referência bíblica a respeito de Davi é o relato de que ele foi escolhido por Deus para ser rei sobre Israel e ungido por Samuel para esta tarefa (I Sm 16.12).
No Antigo Testamento, a unção indicava separação para uso exclusivo de Deus e capacitação divina para a realização de uma tarefa. Ao ser ungido por Samuel, o jovem Davi compreendeu que a partir daquele momento, ele não pertencia mais a si mesmo, mas a Deus e que ele estava recebendo habilidades para governar Israel Depois da unção. Davi passou a ser dominado pelo Espírito de Deus (I Sm 16.13).
2- Uma liderança centrada em Deus. Davi amou a Deus e buscou honrá-lo, pois o reconheceu como a fonte de sua vida e de sua liderança (I Cr 1716-27). Uma vez que o seu chamado se originou no Todo-Poderoso, as ações dele foram norteadas pelo seu desejo de agradar ao Senhor, e isso se percebe em sua declaração: “[…] porque não oferecerei ao SENHOR. meu Deus, holocaustos que me não custem nada” (II Sm 24.24). Ao enfrentar Golias ele desejava honrar o nome do Senhor (I Sm 17.26). Diante do gigante confiou no Todo-Poderoso e não em suas próprias habilidades (I Sm 17.46,47), e suas vitórias foram dedicadas ao Senhor. Davi foi um líder que aprendeu a depender de Deus e isso o levou a consultar ao Senhor em diferentes momentos e circunstâncias, como em questões relacionadas à guerra (II Sm 5.19.23). Deus foi o centro da sua liderança.
3- Uma liderança com foco em pessoas. Há muitas referências bíblicas que mostram que Davi foi um líder que sabia gerenciar pessoas. Enquanto fugia de Saul, ele entrou na caverna de Adulão e ali atraiu cerca de quatrocentos homens em situação difícil (I Sm 22.1-3). Tudo indica que ele era uma pessoa que conhecia a arte da empatia. Sua liderança foi também marcada por sua capacidade de potencializar o que os seus liderados tinham de melhor, mesmo aqueles considerados improváveis. Enquanto líder influenciou positivamente seus liderados, como se vê na ocasião em que ele ofertou o seu melhor para a construção do Templo, e em concordância as pessoas deliberadamente passaram a entregar os seus próprios bens (I Cr 29.1-9).
III – ASPECTOS PRÁTICOS DA LIDERANÇA DE DAVI
1- Um líder que soube honrar as alianças. O Senhor é Deus de alianças, como se percebe em toda a Bíblia (Gn 15.18-21: Hb 9.15). Ele fez uma aliança com Davi, afirmando que o seu trono seria edificado de geração em geração (II Cr 6.6; Sl 89.3,4). Davi sabia que Deus foi o responsável pelo seu sustento e sucesso. O servo do Senhor também procurou honrar as alianças que fez ao longo de sua vida, não obstante os seus erros e falhas. Ele cumpriu com a aliança feita ao seu amigo, Jônatas, honrando seu filho Mefibosete (I Sm 20.14-17,42; II Sm 91-13).
2- Um Líder justo. Davi foi consciente da justiça de Deus, como podemos ver no Salmo 23: “[…] guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome” (Sl 23.3). Ele Reconheceu o valor de uma vida justa e que isso garantia o cuidado de Deus (Sl 37.25) O seu senso de justiça é evidenciado na ocasião em que ele dividiu os despojos da batalha vencida em Ziclague, ao repreender alguns com as seguintes palavras: “[…] Porque qual é a parte dos que desceram à peleja, tal também será a partir dos que ficaram com bagagem; igualmente repartirão” (I Sm 30.24).
3- Um líder segundo o coração de Deus. Davi foi um líder de muitas e excelentes qualidades, e as que até aqui foram elencadas retratam bem o perfil de sua liderança. No entanto, nenhuma dessas qualidades supera a que foi dita pelo próprio Deus: “[…] Achei a Davi. filho de Jessé, varão conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade” (At 13.22). Ele teve um coração alinhado ao coração de Deus e a sua liderança se firmou nesse desejo de agradar ao Senhor. Podemos ver esta verdade quando ele não hesitou em entregar a planta do Templo para que Salomão construísse (I Cr 28.11-21), e quando não aceitou que o povo fosse castigado por causa de seus erros (I Cr 21.16.17).
CONCLUSÃO
Estudamos a respeito da pessoa de Davi e seu chamado. Aprendemos também a respeito de algumas das suas qualidades. Davi cometeu muitos erros e também acertos e o sucesso de sua missão foi sua humildade e dependência de Deus em meio aos bons e maus momentos.
Postado por: Pr. Ademilson Braga
Fonte: Editora CPAD