Adolescente - CPAD
O amor que vence o mal
EBD – Adolescentes – EDIÇÃO: 154 – 4º Trimestre – Ano: 2023 – Editora: CPAD
LIÇÃO – 12 – 17 de dezembro de 2023
TEXTO BÍBLICO
Mateus 5.43-48
DESTAQUE
Se o seu inimigo estiver com fome, dê comida a ele; se estiver com sede, dê água. Provérbios 25.21
LEITURA DEVOCIONAL
Segunda-feira – Rm 12.21
Terça-feira – SL 57.1-3
Quarta-feira – Pv 2.9-15
Quinta-feira – Mt 11.28-30
Sexta-feira – Rm 13.8
Sábado – I Pe 3.9
I. AMANDO O INIMIGO
Certo dia, Jesus ensinava seus discípulos e uma multidão se juntou a eles. Por isso, subiu ao monte para que de lá todos pudessem ouvi-lo (Mt 5.1). Jesus falou sobre as características daqueles que pertencem ao Reino do Céu. Uma delas é amar os inimigos. Como? Isso mesmo, se você serve a Jesus e pertence ao seu Reino, então, você se sacrifica por aquela pessoa que não gosta de você ou se opõe ao que você faz.
- Orar pelos que nos perseguem. Jesus diz que devemos amar e orar por essas pessoas (Mt 5.44). Como você pode perceber, falar do amor de acordo com a visão bíblica é coisa muito séria. Como é possível seguir essa orientação? Tendo Jesus como o centro da nossa vida. Porque a fonte do nosso amor é Deus, não vem de nossas próprias forças (Mt 5.48). Jesus explica à multidão e aos discípulos que amar quem nos ama não é problema, isso qualquer pessoa faz. Difícil é tratar bem quem lhe faz mal. Agora, quem é fiel e busca viver de acordo com as regras divinas, Deus reconhece esse esforço de tentar agir corretamente e dá ao seu servo a recompensa (M t 5.46).
- Um amor na contramão do mundo. Interessante observar que Jesus começa seu ensino citando um ditado popular “Ame os seus amigos e odeie os seus inimigos” (M t 5.43) e deixa bem claro que ele está errado. Em outras palavras, Ele diz que “a voz do povo não é a voz de Deus”. Aprendemos com isso que nem sempre o que todo mundo diz ou faz está certo. É preciso avaliar o que se fala por aí com base no que a Palavra de Deus ensina. Querido(a) adolescente, existe alguém que tem incomodado sua vida e seus planos? Ore por essa pessoa para que Deus a abençoe.
II. PASSANDO PELAS PERSEGUIÇÕES
A Bíblia nos conta de um homem que sofreu perseguições de seus inimigos: Davi. Saul perseguiu Davi injustamente (I Sm 18.5-15; 19.1) porque estava com ciúmes da sua popularidade entre os soldados e as pessoas do reino. Certo dia, quando teve a oportunidade de matá-lo, Davi poupou a vida do rei Saul (I Sm 24.2- 16). Davi poderia ter dado fim ao seu sofrimento, mas não retribuiu a maldade com maldade, e sim com respeito.
- Davi aprendeu a suportar perseguições.Para você ter uma ideia do que Davi sentia, leia alguns salmos que ele escreveu neste momento de perseguição e angústia: Salmos 35, 57, 69 e 109. Sabe qual o segredo de Davi? Ele nunca deixou de louvar a Deus e entregar a situação ao Senhor em oração e confiou que Ele cuidaria de tudo. Foi justamente o que aconteceu, quando Saul morreu numa batalha, Davi foi coroado rei no lugar dele.
- Apóstolo Paulo, exemplo de amor. O apóstolo Paulo seguiu o exemplo de Davi, obedeceu à instrução de Jesus sobre amar os inimigos e ensinou a igreja de Roma a fazer o mesmo (Rm 12.17-21). A maneira correta de o crente viver é buscar a paz com todas as pessoas e, quando algo estiver errado, o próprio Deus se ocupará de resolver o problema. Quando uma pessoa age com maldade para prejudicar o próximo, isso não ocorre em razão do que o outro fez contra ela, e sim porque a pessoa tem um dilema dentro de si. Veja o caso de Davi, Saul o perseguia porque se sentia um rei fraco e não porque Davi tinha feito algo contra ele (I Sm 18.6-9).
III. O CHAMADO PARA SER PACIFICADOR
As pessoas que seguem a Jesus são chamadas para agir com bondade a todo o tempo, mesmo em relação aos seus inimigos. O apóstolo Paulo escreveu que a ninguém devamos nada a não ser o amor (Rm 13.8).
- Chamados para ser pacificadores. Querido(a) adolescente, você sabia que existe uma profissão de pacificador? Sim, alguns advogados trabalham como conciliadores para ajudar as pessoas a resolverem suas disputas. Diplomatas também têm a opção de trabalhar para lidar com os conflitos internacionais entre dois países ou entre empresas. Imagine se é um crente em Jesus que ocupa essa posição? O quanto do amor de Deus ele não poderá compartilhar com aqueles envolvidos no confronto!
- Vivendo em harmonia com todos.A Bíblia instrui que devemos buscar a paz com todos e nos esforçarmos para viver uma vida completamente dedicada ao Senhor, pois sem santificação ninguém verá o Senhor (Hb 12.14). Essa deve ser a nossa postura enquanto cristãos. Deus nos chama para nos comportarmos diferente da maneira como o mundo se comporta.
CONCLUSÃO
As pessoas que pertencem ao Reino do Céu são amigas de Jesus. Elas reconhecem que são falhas e que precisam da graça divina para amarem o momento de perseguição. Que essa seja nossa meta!
Postado por: Pr. Ademilson Braga
Fonte: Editora CPAD