Connect with us

Adolescente - CPAD

O amor que vence o mal

Publicado

em

EBD – Adolescentes – EDIÇÃO: 154 – 4º Trimestre – Ano: 2023 – Editora: CPAD

LIÇÃO – 12 – 17 de dezembro de 2023

TEXTO BÍBLICO

Mateus 5.43-48

DESTAQUE

Se o seu inimigo estiver com fome, dê comida a ele; se estiver com sede, dê água. Provérbios 25.21

LEITURA DEVOCIONAL

Segunda-feira – Rm 12.21
Terça-feira – SL 57.1-3
Quarta-feira – Pv 2.9-15
Quinta-feira – Mt 11.28-30
Sexta-feira – Rm 13.8
Sábado – I Pe 3.9

I. AMANDO O INIMIGO

Certo dia, Jesus ensinava seus discípulos e uma multidão se juntou a eles. Por isso, subiu ao monte para que de lá todos pudessem ouvi-lo (Mt 5.1). Jesus falou sobre as características daqueles que pertencem ao Reino do Céu. Uma delas é amar os inimigos. Como? Isso mesmo, se você serve a Jesus e pertence ao seu Reino, então, você se sacrifica por aquela pessoa que não gosta de você ou se opõe ao que você faz.

  1. Orar pelos que nos perseguem. Jesus diz que devemos amar e orar por essas pessoas (Mt 5.44). Como você pode perceber, falar do amor de acordo com a visão bíblica é coisa muito séria. Como é possível seguir essa orientação? Tendo Jesus como o centro da nossa vida. Porque a fonte do nosso amor é Deus, não vem de nossas próprias forças (Mt 5.48). Jesus explica à multidão e aos discípulos que amar quem nos ama não é problema, isso qualquer pessoa faz. Difícil é tratar bem quem lhe faz mal. Agora, quem é fiel e busca viver de acordo com as regras divinas, Deus reconhece esse esforço de tentar agir corretamente e dá ao seu servo a recompensa (M t 5.46).
  2. Um amor na contramão do mundo. Interessante observar que Jesus começa seu ensino citando um ditado popular “Ame os seus amigos e odeie os seus inimigos” (M t 5.43) e deixa bem claro que ele está errado. Em outras palavras, Ele diz que “a voz do povo não é a voz de Deus”. Aprendemos com isso que nem sempre o que todo mundo diz ou faz está certo. É preciso avaliar o que se fala por aí com base no que a Palavra de Deus ensina. Querido(a) adolescente, existe alguém que tem incomodado sua vida e seus planos? Ore por essa pessoa para que Deus a abençoe.

II. PASSANDO PELAS PERSEGUIÇÕES

A Bíblia nos conta de um homem que sofreu perseguições de seus inimigos: Davi. Saul perseguiu Davi injustamente (I Sm 18.5-15; 19.1) porque estava com ciúmes da sua popularidade entre os soldados e as pessoas do reino. Certo dia, quando teve a oportunidade de matá-lo, Davi poupou a vida do rei Saul (I Sm 24.2- 16). Davi poderia ter dado fim ao seu sofrimento, mas não retribuiu a maldade com maldade, e sim com respeito.

  1. Davi aprendeu a suportar perseguições.Para você ter uma ideia do que Davi sentia, leia alguns salmos que ele escreveu neste momento de perseguição e angústia: Salmos 35, 57, 69 e 109. Sabe qual o segredo de Davi? Ele nunca deixou de louvar a Deus e entregar a situação ao Senhor em oração e confiou que Ele cuidaria de tudo. Foi justamente o que aconteceu, quando Saul morreu numa batalha, Davi foi coroado rei no lugar dele.
  2. Apóstolo Paulo, exemplo de amor. O apóstolo Paulo seguiu o exemplo de Davi, obedeceu à instrução de Jesus sobre amar os inimigos e ensinou a igreja de Roma a fazer o mesmo (Rm 12.17-21). A maneira correta de o crente viver é buscar a paz com todas as pessoas e, quando algo estiver errado, o próprio Deus se ocupará de resolver o problema. Quando uma pessoa age com maldade para prejudicar o próximo, isso não ocorre em razão do que o outro fez contra ela, e sim porque a pessoa tem um dilema dentro de si. Veja o caso de Davi, Saul o perseguia porque se sentia um rei fraco e não porque Davi tinha feito algo contra ele (I Sm 18.6-9).

III. O CHAMADO PARA SER PACIFICADOR

As pessoas que seguem a Jesus são chamadas para agir com bondade a todo o tempo, mesmo em relação aos seus inimigos. O apóstolo Paulo escreveu que a ninguém devamos nada a não ser o amor (Rm 13.8).

  1. Chamados para ser pacificadores. Querido(a) adolescente, você sabia que existe uma profissão de pacificador? Sim, alguns advogados trabalham como conciliadores para ajudar as pessoas a resolverem suas disputas. Diplomatas também têm a opção de trabalhar para lidar com os conflitos internacionais entre dois países ou entre empresas. Imagine se é um crente em Jesus que ocupa essa posição? O quanto do amor de Deus ele não poderá compartilhar com aqueles envolvidos no confronto!
  2. Vivendo em harmonia com todos.A Bíblia instrui que devemos buscar a paz com todos e nos esforçarmos para viver uma vida completamente dedicada ao Senhor, pois sem santificação ninguém verá o Senhor (Hb 12.14). Essa deve ser a nossa postura enquanto cristãos. Deus nos chama para nos comportarmos diferente da maneira como o mundo se comporta.

CONCLUSÃO

As pessoas que pertencem ao Reino do Céu são amigas de Jesus. Elas reconhecem que são falhas e que precisam da graça divina para amarem o momento de perseguição. Que essa seja nossa meta!

 

 

Postado por: Pr. Ademilson Braga

Fonte: Editora CPAD

 

 

 

 

Compartilhe!
Clique aqui para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos

Copyright © Seara de Cristo - Todos os direitos reservados