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Adultos - Betel

O verdadeiro discípulo é uma referência no serviço cristão

Publicado

em

EBD – Adultos – EDIÇÃO: 204 – 4º Trimestre – Ano: 2023 – Editora: BETEL

LIÇÃO – 11 – 10 de dezembro de 2023

TEXTO ÁUREO

“Todos dão testemunho de Demétrio, até a mesma verdade; e também nós testemunhamos; e vós bem sabeis que o nosso testemunho é verdadeiro.” III João 12

VERDADE APLICADA

O bom testemunho de um verdadeiro discípulo é alcançado ao longo de uma trajetória que segue o exemplo do ministério de Jesus.

TEXTOS DE REFERÊNCIA

I Pedro 3

8 E, finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, amando os irmãos, entranhavelmente misericordiosos e afáveis.
9 Não tornando mal por mal ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo, sabendo que para isto fostes chamados, para que, por herança, alcanceis a bênção.
10 Porque quem quer amar a vida e ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, e os seus lábios não falem engano.
11 Aparte-se do mal e faça o bem; busque a paz e siga-a.
12 Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos às suas orações; mas o rosto do Senhor é contra os que fazem males.

LEITURAS COMPLEMENTARES

Segunda-feira – Sl 106.3
Praticar a justiça traz felicidade.
Terça-feira – Lc 6.28
Bendizer até quem maldiz.
Quarta-feira – At 16.2
Ser reconhecido pelo bom testemunho.
Quinta-feira – II Ts 3.13
Insistir em fazer o bem.
Sexta-feira – Tg 5.16
A oração de um justo tem poder.
Sábado – I Pe 3.17
É melhor sofrer pelo bem que fazer o mal.

INTRODUÇÃO

O termo testemunho no grego é marturia, que se refere a “alguém que testifica, afirma, confirma um determinado fato”. O testemunho cristão é pessoal e produzido à medida que o crente se relaciona e interage socialmente.

I – CREDENCIAIS DO BOM TESTEMUNHO

Ao escrever sua terceira epístola, João teve triplo objetivo:

1) elogiar e incentivar o ministério de hospitalidade de Gaio com relação aos mensageiros itinerantes, que iam de um lugar a outro para pregar o Evangelho;

2) advertir e condenar o comportamento ditatorial de Diótrefes;

3) louvar a Deus pelo exemplo positivo de Demétrio. Dos três personagens surgiram testemunhos, positivos e negativos, fazendo com que eles se tornassem exemplos a serem imitados ou evitados.

  1. Compaixão e amor. A Bíblia relata Jesus “movido de íntima compaixão” em diversos momentos, mostrando o quanto Ele se importava com a dor e o sofrimento alheios (Lc 7.13). Compadecer-se no grego é splagchnizomai, que significa “ser movido pelas entranhas (pois acreditava-se que as entranhas eram a sede do amor e da piedade)”. Jesus era o testemunho vivo do amor de Deus (Jo 3.16), atitude a ser imitada e indispensável aos que exercem a liderança na igreja.
  2. Mansidão. Ser manso não significa ser fraco, mas dominado pelo Espírito de Deus. A mansidão está elencada pelo apóstolo Paulo no rol do fruto do Espírito (Gl 5.22) e deve ser cultivada por todos os crentes. E mais ainda, por um verdadeiro discípulo de Cristo no relacionamento com o rebanho do Senhor. Essa qualidade foi destacada no comportamento de um dos mais importantes líderes levantados por Deus: “E era o homem Moisés mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra” (Nm 12.3). Mansidão em grego é praotes, traduzido por “gentileza, bondade, humildade”. Esses traços eram vistos no próprio Cristo, que chegou a aconselhar: “… aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração…” (Mt 11.29]. Um discípulo manso testemunha e imita a liderança de Jesus, que foi capaz de transformar um homem como Saulo, que respirava ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor” (At 9.1). E, por fim, tornou-se um líder que imitava o Cristo (I Co 11.1).
  3. Bendizer e abençoar. Gaio e Demétrio eram abençoados, que estavam prontos e dispostos a acolher os mais vulneráveis. Essa característica era visível no auxílio ao rebanho de Cristo, e por isso, o serviço e conduta dos dois foi enaltecida por João (III Jo 5.12). Diótrefes, além de ter dificuldade em abençoar, maldizia seu líder, o que também era visto. Abençoar é um ato de bom relacionamento e o chamado de um líder (I Pe 3.9).

II – TER UMA VIDA TRANSFORMADA 

Pedro foi um discípulo de Cristo que sofreu uma profunda transformação em sua vida pessoal e ministerial. De um simples e rude pescador, passou a ser um dos principais líderes doutrinários e pregadores da Igreja de Cristo [At 2.14]. Assim, tornou-se um líder forte por seu testemunho pessoal. Antes, um discípulo medroso [Lc 22.58], após o encontro com Jesus Cristo ressuscitado e ser cheio do Espírito Santo, um apóstolo ou sado [At 5.29], um líder forte e um bom testemunho.

  1. Pelo poder do Evangelho. O termo evangelho do grego euaggelion, significa “boas notícias, boas novas do Reino de Deus”. O Evangelho é o poder de Deus (Rm 1.16), que requer transformação (Rm 12.2). Pedro passou de um homem escravo de rompantes, disposto a ferir pessoas (Jo 18.10), a um proclamador das boas novas (At 5.29-32). Paulo é outro exemplo do poder do Evangelho, passando de perseguidor a seu defensor e propagador, e que reconheceu sua eficácia (Rm 1.16).
  2. Pelo testemunho cristão. Quando Jesus disse “Quem vos recebe, a mim me recebe; e quem me recebe a mim, recebe aquele que me enviou” (Mt 10.40), Ele estava fazendo referência ao testemunho. Diótrefes, ao resistir em receber João, não o reconhecendo como apóstolo, estava rejeitando o próprio Cristo, que de tinha comissionado os apóstolos. Diótrefes estava exibindo um mau testemunho em vez do testemunho cristão, sendo repreendido por isso. Ao contrário de Demétrio, que teve essa condição exaltada por João: “Todos dão testemunho de Demétrio (…) também nós testemunhamos; e vós bem sabeis que o nosso testemunho é verdadeiro” (III Jo 12).
  3. Pelo poder do Espírito Santo. Foi o próprio Jesus quem convocou Seus seguidores a serem Suas testemunhas. Ele disse que essa condição seria alcançada pelo poder do Espírito Santo que desceria sobre Seus discípulos (At 1.8). Testemunhar sobre Jesus é uma missão colocada para cada indivíduo do Corpo de Cristo. Diótrefes, como seu integrante, deveria ter um testemunho que honrasse Jesus. Mas sua reputação não apontava para o Cristo. A vida de Pedro foi transformada quando ele ficou cheio do Espírito, o que foi constatado quando testemunhou aos líderes e anciãos do povo sobre o poder de Jesus Nazaré (At 4.8, 10).

III – VIVENDO PARA FAZER O BEM 

O termo bem no grego é kalopoieo, que significa “agir corretamente “. Fazer o bem é a essência do Evangelho e a forma como Jesus viveu na terra (At 10.38). Pedro diz que o cristão não deve só fazer o bem, mas se afastar do mal. Testemunhar Jesus é mostrar o bem.

  1. Apartar-se do mal. O termo mal no grego kakos, refere-se a uma “natureza perversa, no modo de pensar, sentir e agir: baixo, errado, perverso, desagradável, injurioso, pernicioso, destrutivo, venenoso”. Diótrefes fazia o mal, e era repreendido por sua conduta, contrária à de um líder comprometido com o Reino de Deus. Suas perversidades feriam pessoas que ele deveria pastorear com amor (I Pe 5.2). Diótrefes também usava sua boca para proferir maledicências contra João, a quem deveria honrar como seu líder. Apartar-se do mal significa desviar-se das coisas que não agradam a Deus, não testemunham sobre Jesus, que são contrárias ao “modus operandi” do Reino de Deus (I Co 6.9-10).
  2. Buscar a paz. O termo buscar, do grego zeteo, significa “procurar a fim de encontrar, empenhar-se em procurar, pedir enfaticamente”. A paz não é um estado natural, pois a partir da “Queda do Homem”, o pecado passou a gerar conflitos, tendo como primeiro “salário” um fratricídio, a morte de Abel por seu irmão Caim (Gn 4.25). Assim, o mundo tem sido influenciado negativamente pelo inimigo, que é homicida e continua semeando contenda e discórdia (Jo 8.44). Mas Jesus é o “Príncipe da Paz” (Is 9.6), único capaz de dá-la ao homem. Diótrefes não era um discípulo de paz, seu mau testemunho “matava” a fé dos irmãos.
  3. Amar a justiça. Aquele que ama a justiça deve praticá-la (Mq 6.8). Quem pratica é abençoado e tem suas orações respondidas por Deus (I Pe 3.12). quem a ignora, faz o mal, e o rosto do Senhor é contra ele. Deus ama a justiça porque é Justo (Sl 11.7), e Seus filhos devem refletir Seu caráter. Gaio e Demétrio refletiam a justiça divina na forma como procediam na Igreja e tratavam as pessoas, até mesmo as estranhas.

CONCLUSÃO

O verdadeiro discípulo é construído por comportamentos que mostram compromisso, respeito, amor e um bom testemunho. Gaio e Demétrio, ao longo de suas trajetórias, tiveram seus ministérios dignos de serem reconhecidos não só pela igreja, mas por seu líder, construindo um bom testemunho.

 

 

 

Postado por: Pr. Ademilson Braga

Fonte: Editora Betel

 

 

 

 

 

 

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