Connect with us

Adolescente - CPAD

O amor pelos amigos

Publicado

em

EBD – Adolescentes – EDIÇÃO: 152 – 4º Trimestre – Ano: 2023 – Editora: CPAD

LIÇÃO – 10 – 03 de dezembro de 2023

TEXTO BÍBLICO

Rute 1.15-19;

II Timóteo 4.9-18

DESTAQUE

O amigo ama sempre e na desgraça ele se torna um irmão. Provérbios 17.17

LEITURA DEVOCIONAL

Segunda-feira – Êx 33.11
Terça-feira – Jó 16.20
Quarta-feira – Pv 12.26
Quinta-feira – Lc 11.5-8
Sexta-feira – At 10.24
Sábado – Tg 2.23

I. AS AMIZADES BÍBLICAS

Nas Escrituras Sagradas, podemos encontrar vários exemplos de amizades que foram significativas para o cumprimento das promessas de Deus.

  1. Exemplos de amizades no Antigo Testamento.No Primeiro Livro de Samuel, conhecemos a história de Rute e Noemi. Rute não era apenas nora, mas, também, amiga de Noemi. No momento de dificuldade, ela ficou ao lado de sua sogra (Rt 1.16,17). A amizade e o comprometimento entre as duas garantiram a sobrevivência e o futuro delas. Rute foi a bisavó do rei Davi, ancestral de Jesus (Rt 4.13-21). Davi também teve um amigo fiel, Jônatas (I Sm 18.3; 20.42), que o ajudou a fugir do seu próprio pai, Saul, que queria matá-lo.
  2. Jesus amou seus amigos (Jo 11. 28-36).O Mestre sempre tratou seus discípulos como amigos. Entretanto, em alguns momentos, os repreendeu para que eles pudessem aprender e amadurecer (Mc 4.35-41). Isso significa que nós também podemos passar por essa experiência. Se for a hora de ouvir algo duro, que tenhamos a humildade de escutar e examinar a lição. Mas, se for ao contrário, a hora de falar algo duro, sejamos sábios na escolha das palavras. Em Provérbios 15.23 está escrito: “Saber dar uma resposta é uma alegria; como é boa a palavra certa na hora certa!”. Assim, ajudaremos e não ofenderemos nosso amigo. No Novo Testamento, vemos que Paulo teve colegas e amigos. O Apóstolo era bom em construir relacionamentos. Além de desenvolver amizades, formou líderes. Alguns amigos estiveram ao seu lado até o fim, como Timóteo e Lucas. Outros o abandonaram, mas Paulo aprendeu a lidar com a situação porque Deus o sustentou (II Tm 4.9-11).

II. CONSTRUINDO AMIZADES

Qual a diferença entre colega e amigo? Colega é aquela pessoa que frequenta o mesmo local que você, por exemplo: estuda na mesma escola, trabalha no mesmo local, pega o ônibus no mesmo horário. Já com os amigos, compartilhamos experiências.

  1. Demonstração de afeto e afinidade. O amigo não necessariamente frequenta o mesmo local que você. Às vezes, você fica semanas ou, até mesmo, meses sem conversar com ele, mas quando se encontram, parece que não se viam há pouco tempo. O amigo é mais próximo do que o colega, pois a conversa é mais profunda. A Bíblia fala que “o amigo quer o nosso bem, mesmo quando nos fere; mas, quando um inimigo abraçar você, tome cuidado!’’ (Pv 27.6). O verdadeiro amigo não fala as coisas para agradar, mas diz a dura verdade para ajudar.
  2. Não fomos criados para viver isolados.Com os seres humanos, não fomos criados por Deus para ficar isolados. Por isso, é natural que você queira estar perto daquelas pessoas com quem se identifica. Então, reconhecer as afinidades, ou seja, aquilo que se tem em comum, é o início para desenvolver a amizade. É importante construir amizades saudáveis. Provérbios 13.20 ensina que “quem anda com os sábios será sábio, mas quem anda com os tolos acabará mal”. Assim, devemos ter cuidado com quem andamos para vivermos bem. Numa amizade proveitosa,” as pessoas aprendem umas com as outras, assim como o ferro afia o próprio ferro” (Pv 27.17). Amigos se desenvolvem juntos, um ajuda o outro na caminhada com conselhos, broncas, apoio e amor.

III. JESUS DEU A VIDA PELOS AMIGOS

Jesus chamou os seus discípulos de amigos e disse que essa intimidade é o resultado da obediência aos seus ensinamentos. Essa mesma relação de confiança permanece até os dias atuais. Nós, como discípulos do Senhor, somos convidados a aprofundar o nosso relacionamento com Ele.

  1. Jesus deu a vida pelos seus amigos. Nosso Senhor disse que “ninguém tem mais amor pelos seus amigos do que aquele que dá a sua vida por eles” (Jo 15.13). Jesus deu a vida pelos discípulos e, também, por nós. Na verdade, por toda a humanidade! E ainda mais, acrescentou que: “vocês são meus amigos que fazem o que eu mando” (Jo 15.14). Que privilégio temos de ser chamados de amigo de Cristo. Deus espera que sejamos obedientes e fiéis a essa amizade.
  2. Lealdade aos nossos amigos. A falta de lealdade e companheirismo entre os irmãos têm causado muitos males para a comunhão da igreja. O apóstolo Paulo orienta aos filipenses que não devemos priorizar as nossas vontades e ambições, mas sim fazer o que é proveitoso para os nossos irmãos porque isso é agradável ao Senhor (Fl 2.1-4).

CONCLUSÃO

A Bíblia nos ensina a importância de ter colegas e amigos. Por meio dos nossos relacionamentos, aperfeiçoamos nossa personalidade, abençoamos as outras pessoas e, com isso, glorificamos ao nome de Cristo. Foi Jesus que nos deixou o exemplo do amor que devemos ter pelos amigos: dar a vida por eles.

 

Postado por: Pr. Ademilson Braga

Fonte: Editora CPAD

 

 

 

 

 

Compartilhe!
Clique aqui para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos

Copyright © Seara de Cristo - Todos os direitos reservados