Connect with us

Adultos - Betel

Zacarias – Vivendo hoje sem esquecer das promessas para o futuro

Publicado

em

EBD – Adultos – EDIÇÃO: 192 – 3º Trimestre – Ano: 2023 – Editora: BETEL

LIÇÃO – 12 – 17 de setembro de 2023

TEXTO ÁUREO

“E eu os fortalecerei no Senhor, e andarão no seu nome, diz o Senhor.” Zacarias 10.12

VERDADE APLICADA

O cristão deve ser um instrumento de Deus para consolar e encorajar outros em tempos de perplexidades e aflições.

TEXTOS DE REFERÊNCIA

Zacarias 1

1 No oitavo mês do segundo ano de Dario, veio a palavra do Senhor ao profeta Zacarias, filho de Baraquias, filho de Ido, dizendo:
2 O Senhor tem estado em extremo desgostoso com vossos pais.
3 Portanto, dize-lhes: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Tornai para mim, diz o Senhor dos Exércitos, e eu tornarei para vós, diz o Senhor dos Exércitos.
4 E não sejais como vossos pais, aos quais clamavam os primeiros profetas, dizendo: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Convertei-vos agora dos vossos maus caminhos e das vossas más obras; mas não ouviram, nem me escutaram, diz o Senhor.

LEITURAS COMPLEMENTARES

Segunda-feira – Zc 1.1-6
Exortação ao arrependimento.
Terça-feira – Zc 7
O jejum que não agrada a Deus.
Quarta-feira – Zc 8
Bênçãos prometidas.
Quinta-feira – Zc 9
O castigo de diversos povos.
Sexta-feira – Zc 10
Promessas feitas a Israel.
Sábado – Zc 13.7
O Pastor ferido

INTRODUÇÃO

Zacarias foi uma voz profética para trazer ânimo e vigor para todos que se achavam desanimados. Sua profecia é um chamado ao arrependimento e uma palavra de esperança, mediante ao sincero arrependimento.

I – O CENÁRIO DO PROFETA ZACARIAS

Zacarias, assim como o profeta Ageu, motivou o povo a completar a edificação da Casa do Senhor, que aconteceu em 516 a.C. Muitos judeus optaram por continuar na Babilônia por já terem construído suas vidas naquele país. No entanto, os que voltaram, depois de vencido o desânimo, trabalharam aplicadamente na edificação do Templo. O profeta Zacarias não somente os motivou, mas também lhes deu uma visão dos propósitos de Deus para depois da restauração da Casa do Senhor.

  1. Conhecendo um pouco mais o profeta. O nome do profeta significa “Deus lembra” ou “Deus recordou-se”. Zacarias provavelmente nasceu na Babilônia e estava entre o remanescente que retornou a Judá em 538 a.C., sob a liderança de Zorobabel e de Josué. Em data posterior, quando Joiaquim era sumo sacerdote, Zacarias teve a oportunidade de suceder seu avô (Zc 1.1,7) como chefe daquela família (clã) sacerdotal (Ne 12.10- 16). Alguns estudiosos acreditam que o pai de Zacarias, chamado Baraquias, tenha morrido ainda muito jovem, porque Zacarias sucedeu o avô (Zc 1.1,7).
  2. A mensagem do profeta. A profecia de Zacarias começa com uma chamada ao arrependimento seguida por oito visões, cada uma delas tinha o objetivo de encorajar os judeus no término do Templo, na reconstrução da cidade, bem como no restabelecimento da fé e do governo. Os primeiros oito capítulos são sobre a reconstrução do Templo e os capítulos restantes, 9-14, têm sido alvo de muitas discussões entre os estudiosos, pois parece ter sido escrito trinta anos mais tarde, gerando assim uma dúvida sobre a autoria de Zacarias. Entretanto, essas discussões não devem minimizar a importância da mensagem contida no livro. Há um destaque das suas visões, pelo simbolismo apocalíptico encontrado.
  3. Convocação geral ao arrependimento. Quando a obra do Templo tinha pouco mais de um mês, e a sua singeleza não se equiparava ao Templo anterior, o povo se sentiu desanimado. Zacarias os advertiu contra a evidente e crescente disposição deles em voltar às mesmas práticas de seus pais, ou seja, a desobediência ao Senhor. Esse comportamento de seus antepassados havia trazido o juízo de Deus sobre eles, culminando com o exílio babilônico (Zc 1.1-6). A palavra do profeta é um lembrete do que acontecera no passado e de como eles estavam tendenciosos a repetir o mesmo erro, ignorando a restauração da Casa do Senhor, numa clara demonstração de pouco ou nenhum interesse pelas coisas espirituais.

II – AS PALAVRAS PROFÉTICAS DE ZACARIAS

O profeta Zacarias recebeu de Deus mensagens de esclarecimento quanto ao Seu desagrado em relação ao comportamento do povo, palavras animadoras para a continuidade da reconstrução do Templo e profecias messiânicas.

  1. O jejum que não agradou a Deus.Conforme vários comentaristas, os jejuns no quinto e no sétimo mês (Zc 7.3, 5) lembravam, respectivamente, a destruição do templo (II Rs 25.8-9) e o assassinato de Gedalias (II Rs 25.25). Ainda que com boas intenções, esses jejuns eram instituições meramente humanas, não haviam sido ordenados por Deus e o objetivo era uma justiça baseada em obras de autorretidão (Zc 7.6). O povo não ouviu quando Deus enviou Seus profetas com mensagens alertando-os sobre a necessidade de arrependimento e obediência à Sua Palavra, por isso praticavam o jejum e a penitência, em sinal de tristeza e “arrependimento” mediante alguma situação.
  2. A causa do cativeiro. Deus diz por meio de Zacarias que a terra de Israel ficou arrasada (Zc 7.8-14), porque o povo havia desprezado Suas palavras e não escutaram a mensagem que os profetas traziam em Seu nome. A desobediência era a fonte de toda aquela situação que viveram na Babilônia. O povo de Israel era um povo poderoso, que havia sido predestinado por Deus para ser o povo escolhido do qual descendería o Messias. Mas se tornaram desprezados, insignificantes e estavam em sua pátria por permissão do rei persa. Aquele povo estava ferido em seu orgulho nacional, no entanto não conseguiam perceber que tudo fora consequências das más escolhas que fizeram.
  3. Visões do Reino Messiânico. As visões do Reino Messiânico encontram -se do capítulo 9 ao 14 do livro de Zacarias. Elas dizem respeito ao Rei Messiânico (Zc 9.10), o Pastor rejeitado (Zc 11), o povo restaurado (Zc 12-13) e a soberania divina (Zc 14). A profecia de Zacarias 9.9 foi cumprida cabalmente na entrada triunfal de Jesus em Jerusalém (Mt 21.1-11). Apesar daquele tempo de dificuldade, o profeta trazia uma mensagem de esperança em um futuro melhor quando finalmente o Senhor reinará sobre a Terra. Os autores dos evangelhos fizeram muitas citações do livro de Zacarias, mais do que qualquer outro profeta menor, o que indica a forte preocupação messiânica de Zacarias ao olhar para o futuro do povo de Deus.

III – ZACARIAS PARA HOJE

Zacarias se viu diante de uma cidade cheia de pessoas apáticas, desanimadas e sem esperança de dias melhores. Por isso, sua mensagem da parte de Deus foram palavras de estímulo e de motivação; havia um sentimento de uma obra que realizavam ser de pouco valor.

  1. Olhar para o futuro com esperança. O chamado ao arrependimento iniciou a profecia de Zacarias (Zc 1-6). O trabalho da obra estava progredindo, mas o povo precisou ser chamado novamente à obediência e à pureza (Zc 7-8). A política internacional sofreu revezes, quando os gregos derrotaram a Pérsia perto do final do ministério de Zacarias. Esse período de incertezas trouxe novas profecias. Constantemente o povo de Deus precisa ser “chamado” à obediência de Sua Palavra e à santificação. Isso significa que cada cristão deve primar por um relacionamento genuíno com o Senhor não apenas conhecendo Sua Palavra, mas também a colocando em prática em sua vida.
  2. Reconstruir vidas. Muito mais do que a reconstrução do Templo, da cidade e da vida civil, a vida do povo precisava ser reconstruída com Deus e em Deus. Estavam reconstruindo os alicerces do templo, mas não os alicerces da fé. Por isso o profeta os faz lembrar de como chegaram aquela lamentável situação. Era preciso retirar os entulhos da desobediência e rebeldia contra Deus, deixados fisicamente em Jerusalém como prova da indiferença à Palavra de Deus, mas também retirar os entulhos do pecado que ficou no coração daquele povo. Por isso Zacarias os convoca à pureza e os anima, mostrando-lhes que há bênçãos e um futuro cheio de esperança. Dias melhores viriam e superariam todos aqueles momentos de angústias, perplexidades e aflições.
  3. Realizar a obra de Deus. Os judeus, ao regressarem do exílio na Babilônia, tiveram um enorme desafio para reconstruir a cidade e o Templo, que estavam totalmente destruídos. Isso só aconteceria com o comprometimento e a dedicação de todos. O desafio era grande, mas a união do povo ajudaria a superar os obstáculos que havia na realização daquela obra. O privilégio que receberam de voltar à terra natal trazia também a responsabilidade de a tornar habitável novamente. Existia muito trabalho a ser feito e cada pessoa tinha habilidade para este ou aquele trabalho, mas não bastava ter habilidade, era preciso disponibilidade de todos para a realização da obra.

CONCLUSÃO

Há mensagens maravilhosas no livro de Zacarias para todos que buscam aprender sobre o amor, o cuidado e o zelo de Deus para com o Seu povo. Sua misericórdia alcança todos os que O buscam com sinceridade de coração, arrependidos de seus pecados.

 

 

 

Postado por: Pr. Ademilson Braga

Fonte: Editora Betel

 

 

 

 

Compartilhe!
Clique aqui para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos

Copyright © Seara de Cristo - Todos os direitos reservados