Connect with us

Adolescente - CPAD

A questão da fé na carta aos Hebreus

Publicado

em

EBD – Adolescentes – EDIÇÃO: 133 – 3º Trimestre – Ano: 2023 – Editora: CPAD

LIÇÃO – 04 – 23 de julho de 2023

TEXTO BÍBLICO

Hebreus 11.1-6

DESTAQUE

Sem fé ninguém pode agradar a Deus, porque quem vai a ele precisa crer que ele existe e que recompensa os que procuram conhecê-lo melhor. Hebreus 11.6

LEITURA DEVOCIONAL

Segunda-feira – Hc 3.17,18
Terça-feira – II Co 5.7
Quarta-feira – I Jo 5.4
Quinta-feira – Rm 4.16-22
Sexta-feira – Tg 1.3
Sábado – I Rm 14.23

I. O QUE É FÉ?

“A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos […]” (Hb 11.1). Precisamos entender que fé não é “confiança em si mesmo”, “pensamento positivo” ou “salto no escuro”. A fé, como descrita pelo escritor bíblico, é uma confiança inabalável no caráter de Deus e em sua Palavra, isto é, porque Deus falou, então, nós acreditamos. Essa confiança é fruto da convicção de que Aquele que prometeu irá cumprir o que disse no tempo determinado, pois Ele é fiel, justo, verdadeiro e imutável (Nm 23.19; Sl 145.17; Ml 3.6; Tg 1.17;).
É com base no caráter de Deus que a nossa fé descansa tranquilamente e espera confiantemente. A fé é a “prova de que existem coisas que não podemos ver” (Hb 11.1), mas que em breve desfrutaremos, pois foram prometidas pelo nosso Deus, como, por exemplo, podemos citar o céu, pois embora nunca tenhamos visto o local do trono de Deus, pela fé aguardamos ansiosamente pelo dia que estaremos lá.
Ter fé é crer nas promessas de Deus sobre o futuro, ainda que existam circunstâncias adversas do presente. Isso é muito mais do que um mero reconhecimento da sua existência de Deus, pois é pela fé que mantemos um relacionamento pessoal e dinâmico com Ele.

II. GRANDES EXEMPLOS DE FÉ

O capítulo 11 da Carta aos Hebreus é dedicado a homens e mulheres de fé do Antigo Testamento. Trata-se de pessoas que escolheram obedecer a Deus. Esse capítulo cita Abel, que teve seu sacrifício aprovado por Deus mediante a fé (11.4); Enoque, que demonstrou sua fé caminhando com Deus (11.5,6); Noé, que construiu a arca porque creu em Deus (11.7); Abraão, que obedeceu por causa da fé (11.8-11); Isaque, Jacó e José que seguiram também no mesmo caminho do patriarca (11.20-22); Moisés, que buscou justiça por fé, apesar dos riscos envolvidos (11.23-28); o povo de Israel, que experimentou o poder de Deus (11.29,30); Raabe, que demonstrou sua fé recebendo os espias de Israel (11.31); e homens como Gideão, Baraque, Sansão, Jefté, Davi, Samuel e os profetas, que demonstraram sua fé de forma radical, chegando a arriscar suas vidas (11.32-38). Você conhece a história de todas essas pessoas? Durante os próximos dias, separe um tempo para ler na Bíblia os desafios que esses homens e mulheres venceram por meio da fé.
O autor concluiu o capítulo afirmando que “todas essas pessoas foram aprovadas por Deus, mas não receberam o que ele havia prometido” (Hb 11.39). Ou seja, embora eles tenham obtido bom testemunho por causa da fé, não obtiveram a concretização da promessa principal de Deus para a humanidade: os “heróis da fé” não viram o Messias e não participaram da Nova Aliança.
Isso porque, “Deus tinha preparado um plano ainda melhor para nós, a fim de que, somente conosco, elas fossem aperfeiçoadas” (Hb 11.40). Tal plano envolvia a todos, os da Antiga e os da Nova Aliança; os do passado, do presente e do futuro; eles precisavam esperar por nós. Pois, Deus estava e continua preparando para si um povo todo seu.
E todos nós desfrutaremos do cumprimento pleno dessa promessa, quando o Senhor vier arrebatar a sua Igreja, pois juntos adentraremos as regiões celestiais (I Ts 4.15-17). Hoje, nós cristãos, também podemos viver experiências extraordinárias com Deus.
Pela fé você pode receber o batismo no Espírito Santo, ter vitórias em batalhas espirituais, vencer as tentações que o Inimigo oferece, testemunhar curas, milagres, libertações e receber dons espirituais (Jo 14.12-14). A Bíblia declara que “com a nossa fé conseguimos a vitória sobre o mundo” (I Jo 5.4).

III. FÉ PARA SEGUIR EM FRENTE

O automóvel necessita de combustível para se movimentar; a vida humana de oxigênio para sobreviver; e o cristão de fé para seguir em frente. É inconcebível pensar em um discípulo de Jesus que não confia em Deus e em sua Palavra. Sempre que essa relação de confiança é abalada – seja pelas mentiras de satanás, pelas seduções do mundo, pelas adversidades da vida ou pelo pecado pessoal – é porque há algo de errado em nossa espiritualidade. Foi assim com Pedro quando negou conhecer a Jesus (Lc 22.54-62); com Judas, ao traí-lo (Mt 26.14-16); com Demas, ao se apaixonar por este mundo (II Tm 4.10), e com tantos outros.
A Bíblia revela que somos salvos pela graça mediante a fé (Ef 2.8), justificados pela fé (Rm 5.1), que vivemos pela fé (Hc 2.4; Rm 1.17; II Co 5.7; Hb 10.38) e que vencemos o mundo pela fé (I Jo 5.4), portanto ela é indispensável. Mas o que podemos fazer quando nos faltar fé? É comum ao cristão viver momentos em que sua fé é provada. Em fases assim não podemos desistir de acreditar em Deus.
Três práticas que ajudam a fortalecer a fé é ler ainda mais a Bíblia, aumentar os períodos de oração e se recordar de milagres e promessas que Deus já fez no passado. Uma alternativa importante é procurar um (a) conselheiro (a). Conversar com uma pessoa mais experiente e mais madura espiritualmente irá ajudar a vencer dúvidas pessoais. E, assim como os apóstolos fizeram, sempre que necessário, devemos pedir ao Senhor que aumente a nossa fé (Lc 17.3-5).

CONCLUSÃO

A fé é mais do que um conjunto de crenças intelectualmente coerentes. Fé é a confiança no caráter de Deus e em sua Palavra; é a convicção de que Deus cumprirá todas as suas promessas, independente das circunstâncias. Fortaleça sua fé dia a dia através do conhecimento da Palavra e de uma vida de oração.

 

 

 

Postado por: Pr. Ademilson Braga

Fonte: Editora CPAD

 

 

 

 

Compartilhe!
Clique aqui para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos

Copyright © Seara de Cristo - Todos os direitos reservados