Connect with us

Adolescente - CPAD

A grandeza da criação

Publicado

em

EBD – Adolescentes – EDIÇÃO: 106 – 1º Trimestre – Ano: 2023 – Editora: CPAD

LIÇÃO – 03 – 15 de janeiro de 2023

TEXTO BÍBLICO

Gênesis 1.1-25

DESTAQUE

“Pois foi o Espírito de Deus que me fez, e é o sopro do Todo-Poderoso que me dá vida.” Jó 33.4

LEITURA DEVOCIONAL

Segunda-feira – Sl 33.6
Terça-feira – Sl 146.6
Quarta-feira – Pv 3.19
Quinta-feira – Jr 10.12
Sexta-feira – Is 40.28
Sábado – Hb 11.3

I. O RELATO DA CRIAÇÃO

1- A criação dos céus e da terra. Os céus e a terra são criações de Deus. O Senhor os criou a partir do nada. Ou seja, não havia uma matéria inicial para Deus criar a partir dela. O mundo também não foi feito a partir de Deus, pois Ele é eterno e a criação teve um início. Apenas Deus é eterno (Gn 21.33; Is 26.4; I Tm 1.17). A criação foi feita a partir do nada. Ela veio a existência apenas pelo poder de Deus. Do primeiro ao quarto dias de criação (Gn 1.1-19), Deus preparou todo o habitat para receber os animais e os homens:

  • No primeiro dia, criou os céus, a terra e a luz;
    • No segundo, fez divisão entre a água; águas de cima e águas debaixo;
    • No terceiro, ajuntou as águas num só lugar e apareceu a terra seca; à terra foi ordenado que produzisse vegetais (plantas com sementes e árvores frutíferas);
    • No quarto dia, foram criados os luminares, o sol, a lua e as estrelas.

2- Deus criou o mundo animal. Tendo criado o habitat perfeito, o Senhor, no quinto dia, criou toda a diversidade de espécies de seres vivos aquáticos e de aves no quinto dia. Em seguida, toda a diversidade de espécies de animais selvagens, domésticos e que se arrastam sobre a terra, no sexto dia (Gn 1.20-25). Quando Deus ordenou que fossem criados todos os tipos de seres vivos do mar e da terra (Gn 1.20,24), milhares e milhares de criaturas surgiram em um número impossível de ser catalogado. E como tudo isto veio a existir? Por meio da Palavra de Deus (Sl 33.9). A voz de Deus é poderosa e dá vida (Gn 2.1).

II. A CRIAÇÃO E MARAVILHOSA

1- A grandeza da fauna. A expressão fauna é utilizada para indicar o grupo de todos os animais. A palavra também pode ser utilizada para destacar os seres de determinada região. No Brasil, no dia 22 de setembro é comemorado o Dia da Fauna, pois nosso país tem grande parte da biodiversidade de fauna e flora do planeta. São mais de 100 mil espécies. Só em terras brasileiras, por exemplo, segundo os institutos especializados, são cerca de 15 milhões de diferentes insetos e mais de 3 mil espécies de peixes, isto é, somente em água doce. A natureza testemunha o poder do Criador (Sl 19.1).

2- A diversidade da flora. A palavra flora indica a diversidade de plantas de um determinado ecossistema. A ordem de Deus em Gênesis 1.11 foi que a terra produzisse “[…] todo tipo de vegetais, isto é, plantas que deem sementes e árvores que dêem frutas. Estima-se que no Brasil esteja de 10% a 15% de toda a biodiversidade do planeta. São cerca de 46 mil espécies de vegetais, divididas em várias categorias. Estas plantas e os produtos delas derivados são utilizados para alimentação, medicina, vestuário, construção civil, móveis, fabricação de papel, produção de perfumes etc. Sem essa diversidade da fauna a vida humana seria impossível (Gn 2.15,16).

III. GRANDEZA E MISTÉRIOS D0 CORPO HUMANO

1- Uma máquina extraordinária. Você sabe do que o corpo humano é formado? Oitenta órgãos do corpo humano, 206 ossos, 5 litros de sangue, 160 mil quilômetros de vasos sanguíneos, 86 bilhões de neurônios e cerca de 38 trilhões de células, compostas por um mesmo DNA. Observe agora mesmo o pulsar do coração e sua respiração. Note o ar entrando e saindo dos pulmões. Um ser humano costuma ter de 90 mil a 100 mil batimentos cardíacos por dia e cerca de 23 mil respirações em 24 horas.

Deus formou Adão do pó da terra. Não havia nele vida. Depois, “[_] soprou no nariz dele uma respiração de vida, e assim ele se tornou um ser vivo” (Gn 2.7). O que havia naquele sopro divino? Havia vida. A vida que só Deus pode dar. O salmista tinha certeza que o homem foi criado por Deus, e que o Senhor o via quando era formado de forma misteriosa no ventre de sua mãe (Sl 139.13-16).

2- A grande complexidade do corpo humano. Um conhecido biólogo molecular chamou de “complexo irredutível” o sistema que, se for retirada qualquer uma de suas partes, o funcionamento básico torna-se impossível. Um exemplo disto é o olho humano. Se qualquer parte fundamental do olho não funcionar adequadamente é impossível ter a visão. O olho humano é muito complexo. Ele é formado quando a criança está por volta de 5 meses de gestação.

Cerca de 1 milhão de terminações nervosas ópticas estendem-se do cérebro para encontrar e alcançar outro milhão de terminações nervosas ópticas que se estendem do olho e todas se combinam perfeitamente. — Um processo evolutivo guiado pelo nada poderia levar ao surgimento do olho humano? Não mesmo! Deus criou cada detalhe do ser humano!

3- A vida não surgiu por acaso. O que dizer diante da grandeza do corpo humano? Pensar que somos fruto do acaso e da sorte é rejeitar o princípio de que toda a criação é obra de uma mente inteligente. Esse ser superior que tudo criou é o único Deus verdadeiro, o Todo-Poderoso!

CONCLUSÃO

Tudo foi criado por Deus: os céus e a terra, o sol, a lua e as estrelas, todos os animais, grandes e pequenos, as incontáveis plantas do reino vegetal e os seres humanos. Tudo foi criado de uma forma poderosa. A criação é convocada todos os dias para louvar ao Criador: “Todos os seres vivos, louvem o Senhor! Aleluia!” (Sl 150.6).

 

 

 

Postado por: Pr. Ademilson Braga

Fonte: Editora CPAD

 

 

 

 

Compartilhe!
Clique aqui para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos

Copyright © Seara de Cristo - Todos os direitos reservados