Connect with us

Adolescente - CPAD

Temos uma missão no mundo

Publicado

em

EBD – Adolescentes – EDIÇÃO: 102 – 4º Trimestre – Ano: 2022 – Editora: CPAD

LIÇÃO – 12 – 18 de dezembro de 2022

TEXTO BÍBLICO

Mateus 28.16-20

DESTAQUE

“Então ele disse: – Vão pelo mundo inteiro e anunciem o evangelho a todas as pessoas.” Marcos 16.15

LEITURA DEVOCIONAL

Segunda-feira – SL 96.3
Terça-feira – Is 6.8
Quarta-feira – Mc 3.14
Quinta-feira – Lc 10.1.2
Sexta-feira – Jo 20.21
Sábado – I Pe 2.9

I. A MISSÃO DOS DISCÍPULOS DE JESUS

1- ENTENDENDO A MISSÃO

Após morrer na cruz, para pagar o preço pelos nossos pecados, Jesus ressuscitou (Mt 27.50-44). As primeiras testemunhas deste grande milagre foram as mulheres que tinham ido até o túmulo (Mt 28.1-6). Jesus apareceu para elas e enviou uma mensagem aos discípulos, dizendo que eles deveriam encontrá-lo na Galiléia (Mt 28.9,10). O texto base da nossa lição trata justamente deste encontro.

Foi um momento muito especial. Os discípulos imediatamente adoraram a Jesus Cristo. Porém, alguns ainda tinham dúvidas (Mt 28.17). Então, Jesus fez uma declaração que afirmava sua autoridade: “[…] Deus me deu todo o poder no céu e na terra” (Mt 28.18). Você pode imaginar o impacto que essa mensagem teve no coração dos discípulos? Eles estavam diante do Senhor Jesus Cristo, o que venceu a morte.

É neste contexto que Jesus Cristo comissionou seus seguidores a uma grande missão (Mt 28.19,20). O Mestre entregou aos seus discípulos a responsabilidade de anunciar as Boas Novas do Evangelho (Mc 16.15). Mas o que isso quer dizer?

Isso significa que os seguidores de Jesus têm a missão de anunciar que há uma esperança para o pecador (II Ts 2.16). Apesar da humanidade ter pecado contra Deus (Rm 3.23), apesar da recompensa do pecado ser a morte (Rm 6.23), apesar do homem não ter condições de reaproximar-se de Deus por causa do pecado, ainda há uma esperança. Deus amou a humanidade e entregou o seu Filho para morrer em nosso lugar (Jo 3.16).

Jesus Cristo se entregou à morte de cruz, para fazer justiça diante do Pai. Ele morreu na cruz e pagou o preço pelos nossos pecados (Jo 19.16,30). Ele ressuscitou ao terceiro dia, vencendo a morte, o pecado e o Maligno (Mc 16.6,9,10).

Agora, todos os que creem em seu nome e o reconhecem como único e suficiente Salvador ganham o direito de serem chamados de Filho de Deus (Jo 1.12). Deus está pronto para perdoar todo pecador que se arrepende. A grande notícia é esta: Deus ama ao pecador, e por sua Graça, perdoa todos aqueles que se arrependem e confessam seus pecados, crendo em Jesus Cristo (I Jo 1.9, 2.1,2).

Jesus ordenou que seus seguidores anunciassem esta grande notícia entre os povos e batizassem em águas todos aqueles que cressem. Além disso, também é responsabilidade dos seguidores de Jesus ensinar tudo o que Jesus ordenou. Ou seja, além do batismo, também precisamos oferecer um ensino sistemático das Escrituras, a fim de que todos possam conhecer, crer, desfrutar e cumprir todas as ordenanças de Jesus Cristo.

2- CUMPRINDO A MISSÃO

Cada cristão tem a responsabilidade de anunciar a mensagem de Jesus Cristo para outras pessoas (Lc 24.46,47). Independente de idade, tempo de convertido, temperamento pessoal, cargo ministerial. Todos os cristãos de Jesus são chamados à prática do evangelismo (Lc 9.2). Jesus disse que somos suas testemunhas (At 1.8). Isso quer dizer que cabe a nós falar sobre o que vimos, ouvimos e vivenciamos com o Mestre.

Esta atuação missional pode ser feita de múltiplas formas. O importante é que Cristo seja anunciado. Você pode falar de Jesus como seus familiares, vizinhos e amigos em conversas informais ou no momento de um lanche, por exemplo. Pode também compartilhar com outras pessoas em uma fila no shopping, dentro de uma condução ou no intervalo da escola. A este tipo de compartilhamento direto chamamos de evangelismo pessoal (At 8.29-31,35).

Jesus pode ser anunciado em ações coletivas, realizadas pelos irmãos da igreja, tais como culto ao ar livre, eventos externos e criativos ou ações sociais. Chamamos essas medidas de ações evangelísticas (I Co 9.16).

O Evangelho também pode ser anunciado em lugares distantes de casa. Há algumas pessoas que viajam para outras cidades e até para outros países para falar de Jesus a outros povos (Mc 13.10). Esta prática é chamada de missões (Mt 24.14).

A mensagem de Cristo também pode ser anunciada por meios de comunicação. Existem diversos recursos e muitos podem ser utilizados para anunciar ao Senhor Jesus Cristo (I Co 9.19-22).

II. CHAMADOS PARA FAZER A DIFERENÇA

Há diversas passagens nas Escrituras que tratam da responsabilidade missional dos seguidores de Jesus. Alguns termos e comparações especiais são usadas para comunicar a sua importância. Vejamos três exemplos:

  • Sal e Luz
    Jesus declarou que seus seguidores “são o sal para a humanidade” (Mt 5.13). Claro que se trata de uma linguagem metafórica. O sal era um elemento importantíssimo na época de Jesus. Ele era usado para preservar a alimentação, por exemplo. O sal é essencial para manter a saúde. O sal pode ser imperceptível aos olhos humanos quando está misturado com a comida, mas todos percebem sua presença ou sua ausência.

O sal puro jamais perde suas propriedades. Ele só perde seu sabor se estiver contaminado. Assim, como o sal, os cristãos devem estar presente na sociedade e fazendo a diferença, na medida em que se diferenciam dela, porque obedecem a Cristo. Na mesma ocasião. que seus seguidores são “a luz para o mundo” (Mt 5.14). Nesta época, não havia energia elétrica, nem iluminação pública nas ruas.

As fontes de luz eram poucas e pequenas, tais como uma lamparina. Entretanto, a presença da luz é fundamental, especialmente quando as trevas estão presentes. Jesus estava ensinando que seus seguidores devem brilhar a luz de Deus neste mundo. Os seguidores de Jesus não podem se esconder ou desejar passar despercebido (Mt 5.14.15). Antes, devem deixar a luz brilhar através de suas boas obras, para que o nome de Deus seja glorificado (Mt 5.16).

  • Embaixadores de Cristo
    O Apóstolo Paulo, ao escrever para a igreja que estava na cidade de Corinto, ensinou sobre a obra de redenção que Jesus Cristo fez na cruz. Ele explicou que, por meio do sacrifício de Jesus, Deus nos reconciliou com Ele mesmo. Após isso, Ele nos tornou seus embaixadores (II Co 5.17-21).

Embaixador é um representante político e diplomático de uma autoridade. No contexto bíblico, um embaixador era um agente, que representava a autoridade de um rei ou de um governo Paulo comparou os cristãos a embaixadores porque nós carregamos a mensagem do Rei dos reis (II Co 5.18,19). Ele mesmo nos enviou, sob sua autoridade, aos povos para conclamar que: “vos reconcilieis com Deus” (II Co 5.20-ARC)

• Geração eleita
O apóstolo Pedro, em sua 1″ corta. se dirige aos cristãos usando quatro termos para qualificar os seguidores de Jesus. Ele escreveu que somos “[…] a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido […]” (I Pe 2.9-ARC). Cada termo é carregado de lindos significados e todos mostram que os cristãos se diferenciam do mundo. Deus nos escolheu, nos santificou e nos redimiu com um propósito: anunciar “[…] as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (I Pe 2.9-ARC).

III. A MISSÃO NÃO PODE PARAR

Estamos em missão. Enquanto Jesus Cristo não voltar, a Igreja estará em missão. Não vamos parar de pregar contra o pecado, de chamar o pecador ao arrependimento e apontar a cruz de Cristo (I Co 1.23,24: II Co 4.5).

Você também pode e deve colaborar. Sempre fale de Jesus para seus familiares e amigos. Viva de acordo com a Palavra de Deus, defenda o que é justo e pratique a misericórdia. Pequenas atitudes missionais podem fazer a diferença na vida de uma pessoa e mudar seu futuro eterno para sempre.

CONCLUSÃO

Jesus comissionou a seus discípulos a missão de pregar o Evangelho. Cada cristão deve participar desse propósito, testemunhando sobre o Salvador. O evangelismo pode ser feito de várias formas, para uma pessoa particularmente, para um grupo de pessoas e de várias maneiras. A missão não pode parar.

 

 

Postado por: Pr. Ademilson Braga

Fonte: Editora CPAD

Compartilhe!
Clique aqui para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos

Copyright © Seara de Cristo - Todos os direitos reservados