Adolescente - CPAD
O caráter cristão
EBD – Adolescentes – EDIÇÃO: 95 – 4º Trimestre – Ano: 2022 – Editora: CPAD
LIÇÃO – 05 – 30 de outubro de 2022
TEXTO BÍBLICO
II Pedro 1.1-8
DESTAQUE
“Faça o que é direito e justo, pois isso agrada mais a Deus do que lhe oferecer sacrifícios.” Provérbios 21.3
LEITURA DEVOCIONAL
Segunda-feira – Lc 16.10-11
Terça-feira – Pv 10.9
Quarta-feira – Pv 28.6
Quinta-feira – Hb 13.18
Sexta-feira – II Co 8.21
Sábado – I Jo 2.3-6
I. O QUE É CARÁTER
É um conjunto de características que estão relacionadas com a índole e com a moral de um indivíduo. O caráter da pessoa reflete em todas as suas decisões e pode ter traços positivos ou negativos (Lc 16:10) Ele distingue a identidade de uma pessoa. A criança, ao nascer, não tem seu caráter formado Apesar do temperamento e de algumas características, que são hereditárias, cada pessoa vai ter seu caráter moldado ao longo da vida, por meio dos valores que irá aprender e das experiências pessoais e familiares (Pv 10.9). O caráter de uma pessoa é demonstrado por meio do seu comportamento (Pv 28.6). Você já deve ter ouvido a expressão: “tal pessoa é mau caráter.
Essa designação, geralmente, é atribuída a pessoas que apresentam comportamentos maldosos (Sl 11.5). Atualmente, por causa da influência das redes sociais muitas pessoas se preocupam com sua aparência Fotos e vídeos são editados para alterar a realidade e transparecer uma imagem mais bela Antigamente, o mesmo comportamento era reproduzido socialmente quando as pessoas se preocupavam apenas com suas reputações. Em um primeiro aspecto, não há nada de errado em editar fotos ou em se preocupar com a própria reputação. Inclusive uma boa reputação é construída a partir de uma postura ética e de um bom testemunho.
O problema ocorre quando a pessoa se preocupa apenas com aparência (Jo 7.24). Deus não se impressiona com a aparência humana (I Sm 16.7) Ele vê o coração de cada pessoa. Deus exige de cada um dos seus seguidores um coração reto diante dele. Os servos de Deus devem andar em integridade vivendo em verdade (Pv 2.20.21). A honestidade não é opcional para os cristãos. Ter um bom caráter é essencial (Mt 5.48)
II. AS CARACTERÍSTICAS DO CARÁTER CRISTÃO
Uma pessoa de “bom caráter” é aquela que faz o bem, que cumpre suas obrigações, faz o que é direito e justo, ou seja, quem possui e segue valores éticos (Is 26.7). Entretanto, mesmo essas pessoas virtuosas podem ter seu comportamento influenciado pela pecaminosidade (II Cr 25.2). A Bíblia diz que todas as pessoas pecaram. O pecado corrompeu o homem por completo (Rm 3.23). Por isso, para ser totalmente transformado em alguém que é aprovado diante de Deus, cada pessoa precisa entregar-se a Jesus Cristo. É mediante a essa entrega que a pessoa é verdadeiramente transformada, ela nasce de novo (Jo 3.3,5).
Cada cristão já foi transformado pelo Espírito, por meio da fé (Jo 1.12). E, por isso, possui um caráter cristão que precisa ser desenvolvido e fortalecido. A Bíblia destaca alguns traços distintivos do caráter cristão: humildade, honestidade, pureza, mansidão e verdade (Cl 3.8-13, Ef 4.1-3.15). O apóstolo Pedro cita algumas características virtuosas que todos os cristãos devem desenvolver: “Por isso mesmo façam todo o possível para juntar a bondade à fé que vocês têm.
À bondade juntem o conhecimento e ao conhecimento, o domínio próprio. Ao domínio próprio juntem a perseverança e à perseverança, a devoção a Deus A essa devoção juntem a amizade cristo e à amizade cristã juntem o amor” (II Pe 1.5-7). Para fortalecer o caráter cristão é preciso se consagrar ao Senhor e buscá-lo constantemente (s 55.6) A leitura da Palavra, a prática da oração e do jejum e a santificação devem ser hábitos constantes
III. CUIDADO COM AS TENTAÇÕES
Precisamos ficar alertas com as tentações (Mt 26.41). O pecado se apresenta de forma atraente e inocente. Entretanto, o resultado do pecado é mortífero (Rm 6.23). Ele nos distancia de Deus. A tentação é como uma pedra pequena que, quando não é vista, faz a pessoa tropeçar, cair e se ferir. Por isso, aprenda a vigiar e a fugir das tentações (Tg 4.7). Afastar-se do mal não é sinal de fraqueza, ao contrário, é prudência. Quem vigia e se afasta de situações que podem ao pecado, demonstra zelo e compromisso com o Senhor (I Ts 5.21-23).
CONCLUSÃO
O caráter de uma pessoa é construído ao longo da vida, por meio da sua educação e experiências. Entretanto, ao se entregar a Cristo, cada pessoa é transformada pelo Espírito Santo e passa ter um caráter cristão, que deve ser fortalecido, dia a dia.
Postado por: Pr. Ademilson Braga
Fonte: Editora CPAD