Adolescente - CPAD
Cuidando-se por inteiro
EBD – Adolescentes – EDIÇÃO: 93 – 4º Trimestre – Ano: 2022 – Editora: CPAD
LIÇÃO – 03 – 16 de outubro de 2022
TEXTO BÍBLICO
I Tessalonicenses 5.23, 24;
III João 2
DESTAQUE
“Cuide de você mesmo e tenha cuidado com o que ensina. Continue fazendo isso, pois assim você salvará tanto você mesmo como os que o escutam.” I Timóteo 4.16
LEITURA DEVOCIONAL
Segunda-feira – Ef 4.26
Terça-feira – Sl 37.8
Quarta-feira – Fp 4.6-8
Quinta-feira – Is 41.10
Sexta-feira – Sl 121.1-5
Sábado >> Is 40.30,31
I. O AUTOCUIDADO
Deus fez o homem completo: corpo, alma e espírito (I Ts 5.23); por isso, precisamos aprender a nos cuidar por completo. Claro que sempre devemos cuidar da nossa saúde espiritual e do fortalecimento da fé em Cristo. Mas nesta lição vamos falar especialmente do cuidado com a saúde física e emocional. As emoções humanas precisam de cuidado e a Bíblia fala sobre isso, Paula escrevendo para os irmãos que moravam em Tessalônica, diz que é Deus quem nos dá toda a paz (I Ts 5.23). E ainda diz – E que ele conserve o espírito a alma e o corpo de vocês livres de toda mancha, para o dia em que vier a nosso Senhor Jesus Cristo” (I Ts 5.23) A oração do apóstolo é que os irmãos sejam conservados por inteiro até a dia em que forem se encontrar com o Salvador.
Paulo também escreveu para Timóteo, seu discípulo, dizendo: “cuide de você mesmo […]” (I Tm 4.16) Essa orientação do apóstolo demonstra que o autocuidado era responsabilidade pessoal de Timóteo. Este deveria cuidar de si mesmo, além de cuidar da doutrina, do ensino e da igreja. O apóstolo João também escreve sobre o assunto na carta que direcionou a Gaio, a quem João chama de amigo querido” (III Jo 5). Ele diz que o seu desejo é que o presbítero “vá bem em tudo e que estivesse “com boa saúde da mesma forma que estava bem espiritualmente (III Jo 2). Gaio era um servo muito fiel a Deus (III Jo 3-5). Para o apóstolo João, importava que ele estivesse bem em todas as áreas da vida.
II. O CUIDADO COM A SAÚDE FÍSICA E EMOCIONAL
Estamos vivendo em um tempo difícil. Há muitas aflições. Conflitos familiares, violência urbana, dificuldades financeiras, frustrações e doenças são alguns exemplos (Jo 16.33; Ef 5.16). Diante disso, muitas pessoas têm adoecido, física e emocionalmente. E temos visto se tornarem cada vez mais comuns, a incidência de casos de depressão, crise de ansiedade e bulimia, entre outras situações. O corpo manifesta alguns sinais quando há sobrecarga emocional (Jó 30.16,17). Alguns exemplos são: sudorese, falta de ar, boca seca, formigamento, náusea, calafrios, tremores, tensão muscular, dor no peito, taquicardia (coração acelerado), sensação de desmaio, tonturas e urgência para ir ao banheiro.
Somado a isso, outros sinais, que podem indicar um problema e comportamento, é o uso exagerado de dos aparelhos eletrônicos e o consumo em excesso dos alimentos (Jó 16.6). Caso esses sinais aconteçam em você, avise imediatamente aos seus pais e/ ou responsáveis. Infelizmente, os casos de enfermidade emocional têm se tornado cada vez mais comuns, inclusive em crianças e adolescentes. E, como se isso não fosse complicado o bastante, ainda existem pessoas que se referem a esses casos como uma artimanha para chamar atenção (Jó 16.20, 21.3). Devemos enfrentar esses problemas com seriedade.
Caso você passe por algo assim, procure ajuda imediatamente. Fale com sua família, com sua liderança na igreja local ou com um adulto de confiança (Rm 9.2). Não se isole. Peça ajuda (Tg 5.16). E clame ao Senhor, porque Ele pode curar todas as enfermidades (Sl 25.16-18, Jr 17.14).
Cada pessoa que enfrenta dificuldades na saúde (física ou emocional) deve saber que não se pode negar a existência do problema. Antes, tudo precisa ser tratado. Há algumas atitudes que, somadas a uma vida de oração diária, irão ajudar a lidar com as questões de saúde.
Se você está passando por algo desta natureza, compreenda que existem diversos profissionais capacitados que fazem atendimento médico e psicológico e podem auxiliar no diagnóstico e tratamento (Mt 9.12).
Além disso, a superação dessas questões também demanda uma mudança da rotina, que ajuste o tempo livre com atividades se horários, que englobam lazer, exercícios físicos, estudos, sono, descanso e uma boa alimentação, uma rotina de vida saudável, aliada a prática da leitura bíblica, oração e busca ao Senhor lhe darão o suporte necessário para vencer essa situação (SI 121.2). O cuidado da saúde também deve ser uma prioridade. Por isso, desenvolva hábitos alimentares saudáveis e pratique exercícios físicos com regularidade. A má alimentação e o sedentarismo são causadores de várias doenças. Sempre que possível, vá às consultas médicas para acompanhamento.
III. O CUIDADO DO SENHOR É COMPLETO
A Bíblia mostra que Deus é zeloso e bondoso (Sl 73.1). São diversos os relatos que mostram que Deus cura os enfermos. Deus curou cegos, leprosos paralíticos e até ressuscitou pessoas que já estavam mortas (Mt 8.23.21.14 Jo 11.43,44). Jesus pode curar todas as doenças. Por isso, no momento da enfermidade você pode e deve clamar por Ele (Lc 18.38). No momento da dor e da angústia clame ao Senhor e Ele sustentará você. A Palavra diz que todas as nossas ansiedades devem ser apresentadas do Senhor, em oração, porque Ele tem cuidado de nós (I Pe 5.7),
CONCLUSÃO
Devemos zelar pela nossa saúde em todas as áreas: espiritual, física e emocional. Para isso, devemos construir uma rotina saudável. Caso venhamos adoecer, podemos buscar o tratamento médico necessário. Sabendo que o nosso Deus é bondoso e tem o poder de curar todas as doenças, sejam físicas ou emocionais.
Postado por: Pr. Ademilson Braga
Fonte: Editora CPAD