Adolescente - CPAD
Não recuamos
EBD – Adolescentes – EDIÇÃO: 35 – 3º Trimestre – Ano: 2021 – Editora: CPAD
LIÇÃO – 10 – 05 de setembro de 2021
TEXTO BÍBLICO
Daniel 3.1-30
DESTAQUE
“Pois, se o nosso Deus, a quem adoramos, quiser, ele poderá nos salvar da fornalha e nos livrar do seu poder, orei” (Dn 3.17).
LEITURA DEVOCIONAL
Segunda-feira – Êx 20.3
Terça-feira – Ec 2.26
Quarta-feira – Dn 3.18
Quinta-feira – Hb 10.38
Sexta-feira – Fp 3.14
Sábado – Dn 3.28
A ESTÁTUA DE OURO E O DECRETO DO REI
O rei Nabucodonosor fez uma estátua de ouro e a levantou em uma das províncias da Babilônia (Dn 3.1). O rei ordenou um decreto para que os governadores, presidentes, juízes, conselheiros, oficiais e todos os habitantes do reino se prostrassem diante dessa estátua a fim de adorá-la. O rei determinou que todos quantos se recusassem a adorar aquela estátua fossem lançados em uma fornalha de fogo aquecida, onde certamente morreriam (Dn 3.6). Todos os povos, nações e línguas deveriam se prostrar diante da estátua do rei para adorá-la.
Nabucodonosor estava se sentindo orgulhoso pelo seu reinado, pois antes desse episódio, Daniel havia interpretado um sonho do rei. Nesta ocasião, o rei sonhou com uma estátua feita de diversos materiais, em que o reino de Nabucodonosor era representado pela cabeça de ouro (Dn 2.37,38). Isso certamente subiu ao coração do rei e ele se encheu de si, pensando estar acima de qualquer dominação terrena.
SADRAQUE, MESAQUE E ABEDE-NEGO
No dia em que a estátua de Nabucodonosor foi consagrada, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, os três amigos de Daniel, decidiram não se prostrar e não adorar o monumento.
Com isso, a notícia chegou rapidamente aos ouvidos do rei: “Ora, o Senhor pôs como administradores da província da Babilónia alguns judeus: — Sadraque, Mesaque e Abede-Nego — não respeitam o senhor, não prestam culto ao deus do senhor, nem adoram a estátua de ouro que o senhor mandou fazer” (Dn 3.12).
LANÇADOS NA FORNALHA DE FOGO
O Rei, muito irritado, ameaçava-os dizendo que, caso não se inclinassem, os jovens seriam “jogados na mesma hora numa fornalha acesa. E quem é o deus que os poderá salvar?” (Dn 3.15). Os jovens, muito convictos de sua fé e temor ao único Deus Altíssimo, não recuaram e nem mudaram de opinião. Eles chegaram a dizer ao rei que Deus poderia livrá-los da fornalha; porém, se não o fizesse, morreriam, mas jamais adorariam aos deuses.
Quantas vezes vivenciamos situações como essas em que a nossa fé é colocada à prova, não é verdade? Nossos irmãos, aqui, eram jovens como você, mas estavam dispostos a serem fiéis e preferiam morrer a cometer um pecado contra Deus.
CONCLUSÃO
Após esse milagre, o rei prosperou aqueles jovens ainda mais na Babilônia (Dn 3.30). Eles são exemplos de que é preciso coragem para servir ao Senhor. Visto que, a qualquer momento, podem surgir desafios que os fiéis deverão enfrentar a fim de serem aprovados quanto à sua fé em Deus. Portanto, Deus é poderoso para nos livrar de todo mal e nos conceder força para não desistirmos mediante as adversidades.
Postado por: Pr. Ademilson Braga
Fonte: Editora CPAD