Adolescente - CPAD
Numa vida de santidade
EBD – Adolescentes – EDIÇÃO: 23 – 2º Trimestre – Ano: 2021 – Editora: CPAD
LIÇÃO – 11 – 13 de junho de 2021
TEXTO BÍBLICO
Romanos 12.1,2;
I Pedro 1.15,16
DESTAQUE
Procurem ter paz com todos e se esforcem para viver uma vida completamente dedicada ao Senhor, pois sem isso ninguém o verá (Hb 12.14).
LEITURA DEVOCIONAL
Segunda-feira – Hb 10.10
Terça-feira – I Ts 5.23
Quarta-feira – Fp 4.8
Quinta-feira – Hb 12.14
Sexta-feira – Rm 1.4
Sábado – II Co7.1
Domingo – I Ts 3.15
I. SANTIDADE COM O CORPO
O tempo em que vivemos não é muito fácil. Se é garoto, sofre uma forte pressão dos colegas a fazer coisas erradas, como por exemplo, apostar para ver quem “fica” com mais meninas. Se é menina, a pressão é das colegas para você praticar coisas desagradáveis a Deus. Mas a grande verdade é que tudo isso não tem fundamento algum. É a hora de buscar a Deus de todo coração e mente. Respeitando o próprio corpo que é o templo do Espírito Santo. O seu corpo não é para os outros, neste momento da sua vida, mas para a glória de Deus. Por isso, tanto meninos quanto meninas, ambos devem vestir-se e portar-se com decência, respeito e temor a Deus. Vivendo sempre para a sua glória.
II. SANTIDADE COM A MENTE
O apóstolo Paulo certa vez escreveu: “Por último, meus irmãos, encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente” ( Fp 4.8). Graças a Deus ninguém tem acesso a nossa mente, pois se alguém tivesse quantas coisas saberia sobre o que se passa em nossa mente? Por isso, pedimos sempre perdão pelos nossos maus pensamentos. Se você alimentar a sua mente com impurezas, jogos violentos, malandragens, etc., o seu coração estará cheio de coisas que não prestam e em nada te edificaram.
Vale a pena ir na contramão do círculo de colegas que te querem ver fazendo coisas erradas. Ao invés de pensar no que é ruim, pense no que é bom; ao invés da vaia, pense no elogio; invés do indigno, pense no digno; invés do falso, pense no verdadeiro; invés do desrespeito, pense no respeitoso; invés do errado, pense no correto; invés do impuro, imundo, pense no puro, cristalino; invés do desagradável, pense no agradável; invés do indecente, pense no descente, na ordem. Que a sua mente seja santa para a glória de Deus!
III. PALAVRA E ORAÇÃO
Para consagrar a sua vida ao Senhor, o Criador dos Céus e da Terra, não há ferramentas melhores que a Palavra e a oração. Separe um dia pela manhã para orar e ler a Palavra. Aproveite, como consequência deste objetivo, para fazer um jejum. Você pode começar orando, entoando cânticos espirituais que te levem a adorar a Deus. £m seguida, leia a Palavra meditando em cada frase. Deixe a Palavra de Deus penetrar o seu coração e mente. Uma vida de santidade não acontece da noite para o dia. Depende exclusivamente das pessoas que tem um propósito sublime com Deus.
Nada melhor que ter uma experiência a sós com Deus para saber o quanto Ele te ama e te quer bem. Reúna outros colegas adolescentes da sua igreja local para juntos orarem ao Deus Todo-Poderoso, pedindo-Lhe para tocar em seus corações a fim de viver uma vida santa. Devemos colocar a nossa necessidade diante de Deus, pois a santidade é o compromisso de todos os que tornaram-se membros do Corpo de Cristo, batizaram-se e participam do pão e do cálice do Senhor. Cremos numa vida de santidade!
RECAPITULANDO
A Palavra santidade quer dizer “dedicação”, “separação”, “consagração”. Uma ideia de separação de tudo aquilo que impede-nos de buscar a Deus e dedicar-lhe a nossa vida por inteira. Vimos que é possível sim vivermos uma vida de santidade. Santidade no corpo, Santidade na mente! Em Cristo somos chamados a ser santos em toda a maneira de viver. Ir à contramão da sociedade brasileira não é fácil, mas pode ser muito prazeroso saber que estamos contribuindo para a construção da nossa família, igreja e de toda a sociedade.
Postado por: Pr. Ademilson Braga
Fonte: Editora CPAD