Connect with us

Artigos

O pecado de Gideão

Publicado

em

A Bíblia diz em Juízes 6 a 8 que o povo de Israel estava sofrendo muito por causa dos amalequitas, como também o povo do oriente. O povo clamou a Deus, e o Senhor enviou Gideão para livrá-lo. Gideão foi grandemente usado por Deus. Com apenas 300 homens venceu um exército de 135 mil soldados, fortemente armados. Deus armou toda a estratégia e entregou o inimigo em suas mãos. Contudo, Gideão não vigiou. Não se pôs em vigilância constante e não demonstrou dependência total de Deus, qualidades que muita gente já perdeu, esqueceu e, por isso, o mundo está escravizado e alienado de Deus.

Convidaram Gideão para ser rei. Ele não quis, e pediu o ouro dos amalequitas. Eram 135 mil braceletes de ouro e com aquele ouro ele fez um santuário para adoração. Em Juízes 8, versículo 27, diz: “Desse peso fez Gideão uma estola sacerdotal, e a pôs na sua cidade, em Ofra, e todo o Israel se prostituiu após ela; a qual veio a ser um laço a Gideão e à sua casa”.

Gideão não exercitou a vigilância constante; não cultivou a dependência de Deus e, consequentemente, teve um fim terrível. As argolas o prenderam. As argolas do pecado, as argolas de ouro. Ele foi posto de lado e o povo ficou escravizado, num momento obscuro e difícil. A liderança caiu! O povo também! Quantos, já foram homens de Deus, usados por Deus, e hoje não mais o são! Quantos que já fizeram a Deus votos de ministério, de obediência, e não perseveraram, porque foram amarrados pelo pecado, pela opressão maligna, pelo ouro, pelo sexo, pelo orgulho, pela religiosidade humana, pelo preconceito, pela indiferença, pelo ódio, pela politicagem! Não seja como Gideão, que foi, venceu e teve apenas uma vitória. O Senhor quer que você vença sempre e não apenas uma vez.

Após uma grande vitória pode surgir uma enorme derrota.

Por isso o ministério tem que ter bases firmes e sólidas, um alicerce bastante resistente para aguentar as pressões internas e externas, humanas e espirituais.

 

Extraído

 

Pr. Antônio Carlos F. Menezes

Compartilhe!
Clique aqui para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos

Copyright © Seara de Cristo - Todos os direitos reservados