Adultos - Betel
Vivendo a vida com Deus e o seu propósito
EDIÇÃO: 52 – 4º Trimestre – Ano: 2020 – Editora: BETEL
LIÇÃO – 13 – 27 de dezembro de 2020
TEXTO ÁUREO
“Antes que te formasse no ventre, te conheci; e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta.” Jeremias 1.5
VERDADE APLICADA
Descobrir e buscar viver o propósito divino para o qual fui criado é buscar o Reino de Deus para minha vida.
OBJETIVOS DA LIÇÃO
– Refletir sobre o que tem dirigido a nossa vida.
– Apresentar as vantagens de uma vida com propósito.
– Mostrar os valores eternos de uma vida com propósito.
TEXTOS DE REFERÊNCIA
I Pedro 4
7. E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto, sede sóbrios e vigiai em oração.
8. Mas, sobretudo, tende ardente caridade uns para com os outros, porque a caridade cobrirá a multidão de pecados.
9. Sendo hospitaleiros uns para com os outros, sem murmurações.
10. Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.
11. Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá, para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém.
INTRODUÇÃO
Viver uma vida com Deus e o seu propósito é o tema desta aula. Assim, será indagado o que tem dirigido a sua vida e, também, serão destacadas as bênçãos decorrentes de se conhecer o propósito de Deus para a sua vida.
I. O QUE DIRIGE A SUA VIDA?
Encontramos nos dicionários a definição da palavra dirigir, que significa “guiar, controlar, direcionar.” Frequentemente nossas direções de vida são pautadas por decisões que tomamos, desde as mais simples às mais complexas. Neste exato momento você pode estar diante de um problema ou diante de uma escolha que precisa tomar. Existe o fator influência e também as pressões que possam vir para levar você a dar passos necessários na direção que for necessária. A indecisão ou dúvida não nos permite sair do lugar.
1. Muitos são dirigidos pela culpa.
Um conhecimento do nosso passado nos levará a entender muito do nosso procedimento no presente. A maneira como nossos pais nos criaram ou o ambiente em que vivemos influi fortemente nas nossas decisões e atitudes na vida adulta. O comportamento e atitudes de uma pessoa que viveu num meio competitivo com vários irmãos ou irmãs para dividir tudo será bem diferente daquele que foi o único filho ou que não teve muita competição em casa. Estes fatores se apresentam e, às vezes, diante de erros de decisões, se culpa os pais pelos seus fracassos.
2. Muitos são dirigidos pelo medo.
Por isso, é importante pedir ao Espírito Santo que nos revele as experiências do passado que têm afetado de maneira negativa a nossa maneira de proceder no presente. Temos que entender que não somos prisioneiros do nosso passado. O medo do futuro baseado nas experiências negativas não pode deixar a pessoa refém é verdade que nosso passado tem uma tremenda influência sobre nós, pois:
a) afeta a maneira que vemos o mundo;
b) afeta a maneira com que nos relacionamos uns com os outros;
c) afeta a maneira com que nos relacionamos com Deus. Livre-se do medo e exercite a fé.
3. Muitos são dirigidos pela necessidade de aprovação.
Em Filipenses 3.13, Paulo fala acerca de esquecer das coisas que para trás ficam. Esquecer não significa apagar da memória. Se olharmos o contexto, veremos que Paulo tinha acabado de falar do seu passado. Esquecer então é olhar para o passado de uma forma diferente, com uma perspectiva diferente. Existem pessoas que permitem que as expectativas dos seus pais, esposas, filhos, professores ou amigos controlem sua vida. Muitos adultos ainda tentam ganhar a aprovação de pais que nunca estão satisfeitos. Outros são dirigidos pela pressão social, sempre preocupados com o que os outros poderiam pensar.
II – AS VANTAGENS DE UMA VIDA COM PROPÓSITOS
Tudo na vida requer planejamento e conhecer o propósito de Deus para sua vida deve estar incluído no plano, afinal Deus nos planejou, não viemos a este mundo sem um propósito já estabelecido pelo Senhor. Fomos criados para vivermos uma vida abundante.
1. Sem Deus e um propósito, a vida não tem significado.
Sem a presença de Deus, a vida fica sem o propósito principal, e sem esse principal a vida carece de um significado consistente. Na Palavra de Deus, diversas pessoas expressaram sua falta de esperança. Isaías queixou-se: “Debalde tenho trabalhado, inútil e vãmente gastei as minhas forças” [Is 49.4]. Jó disse: “Lembra-te de que a minha vida é como o vento; os meus olhos não tornarão a ver o bem” [Jó 7.7]. A pior mazela na vida do ser humano não é a morte, mas, sim, uma vida sem sentidos, sem planos e metas estabelecidas.
2. Conhecer seu propósito simplifica a vida.
Em I Samuel 3 encontramos o menino Samuel ministrando perante o Senhor, sob a direção do sacerdote Eli. Samuel veio à existência como um milagre. Sua mãe Ana era estéril e o Senhor ouviu sua oração no momento em que ela fez o voto de entregar o filho a Ele. Veja o propósito: Ana queria um filho e Deus um profeta! E mesmo Samuel já no templo, ainda novo, levou tempo para o Senhor se revelar a ele e dizer qual era o Seu plano estabelecido para sua vida. Samuel, ao ouvir a voz de Deus e receber as diretrizes do seu propósito, tudo ficou mais claro e nítido para ele [ISm 33.4-11]. Samuel crescia, amadurecia, o Senhor estava com ele e foi confirmado como profeta para a nação de Israel, sacerdote do Senhor e juiz do povo. Permita que o Senhor revele Seu propósito para sua vida.
3. Conhecer seu propósito direciona sua vida.
Isso leva você a focar no que é importante, com isso há eficiência e suas energias e esforços são compensados. Faz parte da natureza humana distrair-se com assuntos de menor importância. Mas você saberá peneirar isto e não terá prejuízo com tempo investido perdido ou com conversas sem objetividade. Há pessoas que não criam raízes, não param em empregos, não avançam em nada, não param em igreja e não chegam a lugar algum. É necessário ter um foco, um senso de direção. Sem um propósito definido, você continuará a alterar seus rumos, empregos, relacionamentos, igreja e outras circunstâncias externas, na esperança de que cada mudança solucione a confusão ou preencha o vazio em seu coração.
III – CONHECER SEU PROPÓSITO ESTIMULA SUA VIDA
O Salmo 119.105 diz: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para os meus caminhos”. Deus sempre terá prazer em guiar e conduzir todos que queiram viver Seus planos. Há uma grande recompensa preparada para aquele que persevera nisto.
1. Conhecer seu propósito lhe prepara para a eternidade.
Muitas pessoas passam a vida tentando criar um legado a ser deixado sobre a terra. Elas querem ser lembranças quando partirem. Entretanto, o que em última análise importa não é o que os outros dizem sobre sua vida, mas o que Deus diz. O que as pessoas não percebem é que isto que importa e o resto é secundário.
2. Esta vida não é tudo o que há.
Tiago 4.13-17 nos mostra a incerteza dos planos humanos. O homem tem a tendência de pensar apenas no plano terrenal, e se fadiga muito nisto, como se a vida fosse apenas aqui. Quando, na verdade, a vida é um ensaio geral, antes da eternidade que está por vir. Você passará muito mais tempo do outro lado eterno do que aqui. A terra é um lugar de preparação, a pré-escola, o vestibular para sua vida na eternidade. É o treinamento coletivo que ocorre antes do jogo; a volta de aquecimento antes do início da corrida. Esta vida é uma preparação para a próxima. Você viverá no máximo cem anos ou um pouco mais sobre a terra, mas para sempre na eternidade. Isso ocorre porque Deus projetou você para viver eternamente.
3. Há mais na vida do que o agora.
A Palavra de Deus nos dá a compreensão plena de que há mais na vida que apenas o aqui-e-agora e perceber que a vida é apenas uma preparação para a eternidade, você começará a viver de forma diferente. Você começará a viver à luz da eternidade, e isso lhe dará nova perspectiva de como lidar com cada relacionamento, tarefa ou circunstância. Passará a avaliar de uma outra forma tudo que lhe apresentar e, subitamente, muitas atividades, metas e até mesmo problemas que pareciam importantes se mostrarão banais, insignificantes e indignos de sua atenção. Quanto mais próximo você viver de Deus, mais perceberá novos significados nas coisas desta vida.
CONCLUSÃO
Conhecer seu propósito estimula sua vida e lhe prepara para a eternidade, pois esta vida não é tudo o que há.
Postado por: Pr. Ademilson Braga
Fonte: Revista Betel