Artigos
Nova criatura
Novo Reino
O homem depende da ajuda de Deus para ter felicidade. Não adianta buscar alegria em bens materiais, como aparelhos celulares, computadores, brinquedos etc. Muitas vezes, essa busca gera problemas, pois o sentido da vida está em pertencer ao Reino de Deus. Nesse Reino, as pessoas têm mais valor que as riquezas. Assim, mesmo sendo idosa, a pessoa torna-se renovada, o adolescente desanimado e triste, enche-se de força e vigor.
Só pertence a esse Reino quem aceita Jesus e se converte. Converter-se é mudar de vida, é ver as coisas como Jesus Cristo via. Por isso, a pessoa que se converte é chamada de “nova criatura”. A Bíblia diz: “Ele nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo” (I Pedro 1.3).
Uma conversa com o Mestre
Um homem chamado Nicodemos ouviu falar dessa nova vida e resolveu procurar Jesus. Ele foi à noite, para não ser visto pelos colegas. Pois pertencia ao sinédrio, o Supremo Tribunal dos judeus.
Ao encontrar Jesus, disse: “Mestre, sabemos que vens de Deus, pois ninguém realiza o que fazes, se Deus não estiver com ele”.
Jesus lhe respondeu: “Em verdade, em verdade, te digo: Quem não nascer de novo, não entrará no Reino de Deus”.
– Como assim? – admirou-se Nicodemos. Como um homem pode nascer de novo, sendo já velho? Terá de voltar ao ventre de sua mãe e nascer outra vez?
Mesmo sendo muito inteligente e mestre em Israel, Nicodemos teve dificuldade em entender a mudança de vida que é exigida para pertencer ao Reino de Deus. Na verdade, não é fácil aceitar esse reino que transforma completamente a nossa vida. Nesse Reino, morremos para a raiva, a inveja, egoísmo, orgulho, ódio, mentira, desonestidade, inimizade, luta por riqueza material, consumismo; e nascemos para o amor de Deus e ao próximo, para a compreensão, amizade, bondade, honestidade.
Durante a conversa, Jesus fez uma comparação usando o vento (João 3.8). Ele afirmou que ninguém sabe de onde vem o vento, nem para onde vai, mas é fato indiscutível que ele existe; pois o sentimos! Portanto, ninguém precisa ficar preocupado em saber como acontece o milagre do Novo Nascimento, e, sim, que ele é real e acontece na vida de todo aquele que crê em Jesus.
A mudança
Salvação quer dizer transformação. Isso que Nicodemos custou entender. Essa transformação é a mudança de vontade, sentimento, hábitos diários e no entendimento da pessoa que, pela fé, aceita a Jesus Cristo como seu Salvador.
A palavra salvação quer dizer livramento, escape de perigo, libertação, levantar o caído, tirar o homem das trevas e trazer para luz (Atos 26.18; Colossenses 1.3). Com o Novo Nascimento, começamos uma vida totalmente nova, e então, uma série de acontecimentos acompanha o processo de desenvolvimento dessa vida nova. Ficamos livres do domínio do pecado e da morte (Romanos 6.18.22); somos feitos filhos de Deus (Romanos 8.17; Gálatas 4.1-7); e herdeiros da vida eterna (Romanos 2.6-7; Gálatas 4.7). Em nosso coração, passa a habitar o Espírito Santo (I Coríntios 3.16). Com Ele, também o Pai e Jesus. Assim, ficamos na mais íntima união com Deus, fonte de todo amor e paz.
Postado por: Pb. Ademilson Braga