Adolescentes
Desvie-se do mal
Por que existe tanta maldade no mundo? Essa é uma questão que tem incomodado muitas pessoas. O mal surgiu com a entrada do pecado no mundo e está presente em qualquer lugar. No mundo inteiro, acontecem todos os dias inúmeros casos que evidenciam a presença do mal. Basta apenas observarmos na rua as cenas e situações mais comuns de injustiça e violência e os mais brutais casos de sofrimento, miséria e infelicidade. Deus nos livra do mal, mas precisamos fazer a nossa parte. Se você deseja ser vitorioso, veja neste estudo como se desviar do mal.
A ação do mal
Você já parou para pensar como o mundo está cheio de maldade? Como existem pessoas que vivem maquinando o mal contra o seu próximo? Creio que você já tenha se deparado com situações que evidenciam a presença do mal, ou pelo menos já viu, nos noticiários da TV, exemplos de pessoas que foram vítimas da maldade e crueldade humana. Essas coisas nos deixam estarrecidos a ponto de questionarmos: Por que tudo isso? Infelizmente, a maldade está presente na mente e no coração de muitas pessoas. Você sabe o que acontece com quem vive fazendo maldades? A Bíblia mostra que quem procura o mal será destruído (Pv 11.19; 6.15). Quem faz o mal ao próximo receberá o mal como recompensa.
A origem e perpetuação do mal
Qual a origem do mal? E por que existe tanta maldade no mundo? Essas questões têm sido levantadas e discutidas por muitas pessoas. Qual a sua opinião em relação a essas questões? Vejamos o que a Bíblia nos ensina sobre isso:
A origem do mal. Alguns acham que Deus poderia ter evitado que o mal tivesse vindo ao mundo. Você concorda com isso? Certa vez um professor ateu quis provar para os seus alunos que Deus, como o Criador de todas as coisas, havia também criado o mal. Um aluno corajosamente pediu a palavra e, levantando-se, perguntou ao professor se o frio existia. Ele prontamente respondeu que sim. O aluno mostrou que de acordo com a Física o frio é, na realidade, ausência de calor. O aluno tornou a perguntar se a escuridão existia. O professor, sem entender o propósito do aluno, respondeu mais uma vez que sim. O aluno novamente argumentou que a escuridão é a ausência de luz. Podemos estudar a luz, mas a escuridão não. A partir desses argumentos, o aluno provou para a classe que o mal é simplesmente a ausência de Deus.
Talvez você esteja se perguntando agora: “Se Deus não criou o mal, como, então, ele surgiu?” O mal passou a existir quando o homem pecou e afastou-se de Deus (Gn 3.6-8). Deus
criou o homem com o propósito de ser uma criatura dotada de livre-arbítrio. Por isso, deu-lhe o direito de escolher entre comer ou não da árvore do conhecimento do bem e do mal. A desobediência levou o homem a conhecer o mal (Gn 3.9-11).
A perpetuação do mal. Após a queda do homem, o mal se alastrou passando de geração a geração. Logo no início nos deparamos com um fato que retrata essa triste realidade. Caim, movido de inveja, matou o seu próprio irmão. Antes dessa tragédia, Deus, ao perceber a ira de Caim, alertou-o sobre a sua atitude, mostrando-lhe que seguir o mal ou o bem é uma questão de escolha (Gn 4.6,7).
Há outros fatos bíblicos que revelam como a maldade humana se proliferou. A geração contemporânea de Noé foi totalmente destruída pelo dilúvio por causa dos seus pecados. Apenas Noé e sua família escaparam (Gn 6.5-8). Algum tempo depois, duas cidades – Sodoma e Gomorra – foram destruídas por suas transgressões (Gn 19.1-29).
Veja que o mal pode ser controlado. Tudo depende de nós mesmos. O mundo jamais mudará para
melhor se não agirmos com responsabilidade e temor a Deus e nos desviarmos do mal, contribuindo, assim, para amenizar o avanço deste na sociedade.
Como você pode ver, o mal é o resultado da falta de Deus no coração do homem. Você já se deu conta da quantidade de pessoas que vivem sem Deus? Agora dá para perceber por que existe tanta maldade no mundo, não é mesmo?
Vencendo o mal
O livro de Provérbios nos ensina que devemos nos afastar do mal (Pv 14.16). Se você deseja vencer o mal, observe as instruções a seguir:
a) O cuidado com a mente e o coração. O mal se instala inicialmente na mente e no coração da pessoa. Por isso, devemos protegê-los. Tenha cuidado com seus pensamentos, pois eles dirigem sua vida (Pv 4.23). Sabe como podemos guardar o nosso coração do mal? Por meio da Palavra de Deus. Guardar a Palavra significa obedecer e seguir aos seus mandamentos (SI 119.11).
b) O cuidado com a boca. A sua boca não pode proferir mentiras e nem palavras obscenas (Pv
4.24). Jesus ensinou que o que sai da boca procede do coração e contamina o homem (Mt 15.18). Cuidado! Não use a sua boca para o mal (SI 141.3).
c) O cuidado com os olhos. Os olhos são os instrumentos da nossa visão. Jesus os considerou
como lâmpada do corpo. Se eles forem bons, todo o corpo será luminoso; mas se f o r e m maus, o corpo estará em trevas. Portanto, não alimente os seus olhos com coisas más.
d) o cuidado com os pés. Finalmente, você precisa guardar os seus pés do mal. Guardar os pés significa não andar por caminhos errados (Pv 4.26,27). É dirigir os seus passos pelo caminho certo segundo os princípios da Palavra de Deus.
A Bíblia nos ensina que Deus nos livra do mal, porém precisamos fazer a nossa parte (Pv. 12.21). Faça um propósito em sua vida e guarde sua mente, o seu coração, a sua boca, os seus olhos e os seus pés. Desta maneira, você vencerá o mal.
Postado por: Pb. Ademilson Braga